Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Serviço Social?

28 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O Serviço Social é uma nobre profissão, que necessita de profissionais muito bem capacitados para lidar com pessoas em estado de vulnerabilidade.

Estar a serviço da população, criar e participar de projetos sociais, levar assistência àqueles que mais precisam, em seus lares, escolas e hospitais são algumas das atividades desenvolvidas pelo assistente social.

São 4 anos para concluir o bacharelado presencial ou a distância. Então, se essa é a sua vocação, saiba agora como entrar em uma faculdade e que nota precisa tirar no Enem pra passar em Serviço Social!

Quais formas de ingresso permitem utilizar a nota do Enem?

Hoje o Enem é uma avaliação muito importante, já que o exame se tornou um grande requisito para ingressar nas universidades brasileiras.

Os vestibulares tradicionais não deixaram de existir em algumas faculdades, mas a tendência é que elas aceitem a nota do Enem futuramente.

Basicamente, os meios mais comuns para entrar no curso de Serviço Social com a nota do Enem são:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Assim como os outros programas do governo federal, as seleções pelo Sisu acontecem duas vezes ao ano.

Para participar da seleção, é necessário ter feito a última prova do Enem e alcançar a pontuação mínima da nota de corte na faculdade escolhida.

Como esse processo leva, em média, 4 dias, as notas de corte vão mudando conforme as vagas vão sendo preenchidas, portanto uma boa pontuação deixará o candidato mais próximo do curso desejado. Também é muito importante lembrar que a nota da redação não pode ser zero! 

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O ProUni garante bolsas de estudos de 50 a 100% para alunos de baixa renda, permitindo que eles ocupem vagas em instituições privadas.

As mensalidades são pagas pelo governo, mas é preciso comprovar sua situação financeira. Nesse caso, a renda familiar não pode ultrapassar 3 salários mínimos por pessoa.

A pontuação necessária para concorrer a uma vaga pelo ProUni varia de acordo com as notas de corte e, em algumas instituições, elas chegam próximas às notas do Sisu. 

Por isso, é sempre bom estar atento às notas dos anos anteriores e buscar ultrapassar o mínimo de pontos exigidos para conseguir uma maior porcentagem de bolsa.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é um meio de cursar a faculdade e pagar só quando você tiver o diploma na mão. Com parcelas e juros baixos, é uma boa opção para quem quer estudar e iniciar a carreira.

Os candidatos dessa essa modalidade precisam comprovar renda familiar menor que 2,5 salários mínimos por integrante e tirar nota suficiente no Enem, sem zerar na redação.

Veremos com mais detalhes quantos pontos você precisará para passar em Serviço Social nos meios de ingresso que apresentamos. Confira!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Serviço Social pelo Sisu?

Destinado às vagas em universidades públicas, o Sisu tem as maiores notas de corte devido à maior concorrência. 

Em 2018, para entrar em Serviço Social, as notas foram:

  • Nota de corte média: 644.11
  • Maior nota: 746.40
  • Menor nota: 569.94

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Serviço Social pelo ProUni?

O Programa Universidade para Todos exige que você tenha feito a prova do Enem e tenha conseguido uma pontuação mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Veja com detalhes as notas de corte da edição do Enem de 2018 para Serviço Social:

  • Nota de corte média: 571.56
  • Maior nota: 692.38
  • Menor nota: 456.40

Se você é do interior de São Paulo, terá várias opções para cursar Serviço Social a distância no Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA). Em Tupã, você consegue sua vaga com 463.14 pontos, em Capivari, com 475.92 pontos e em Bauru, com 495.9 pontos.

No estado do Paraná, na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), você garante uma bolsa pelo ProUni com 509.4 pontos em Rio Negro e com 511.98 pontos em Rosário do Ivaí.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Serviço Social pelo FIES?

Assim como os outros programas, a nota mínima para conseguir uma vaga pelo FIES é de 450 pontos, sem zerar na redação.

As notas de corte de 2018 foram:

  • Nota de corte média: 519.34
  • Maior nota: 622.00
  • Menor nota: 453.00

Em busca de um curso presencial na capital paulista? A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) oferece vagas pelo FIES no período noturno e a nota de corte é de 510 pontos.

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Serviço Social por ingresso direto?

As próprias faculdades oferecem bolsas para quem tem uma boa pontuação no Enem. Então, se você não conseguiu sua vaga por nenhum programa do governo, não desanime! Com uma rápida pesquisa, você encontrará ótimos cursos com mensalidades acessíveis em instituições privadas.

Normalmente, o mínimo de pontos exigidos são 300 e nota maior que zero na redação. Viu como é pouco e fácil de conseguir?

Quer algumas sugestões? Na lista abaixo temos faculdades reconhecidas pelo MEC com opções de graduação em Serviço Social presenciais e a distância.

Além de ingresso direto, você pode conquistar uma bolsa e começar a estudar antes do que você imagina! Pode checar:

Já visitou todos os sites? Ficou com mais vontade de cursar Serviço Social? Então, leia um pouco mais sobre a sua futura carreira e obtenha todas as informações que precisa para se tornar um profissional de sucesso nessa área.

Veja também:

Confira como é o curso de Serviço Social EAD e onde fazer

Serviço Social ? Profissão, Carreira e Informações Gerais

Agora que você já sabe o número de pontos que precisa tirar no Enem pra passar em Serviço Social, conte para a gente onde pretende estudar! Você fará o curso presencial ou a distância? Comente aqui embaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.