Em nosso país, milhares de jovens de baixa renda completam os últimos anos do ensino médio amparados por professores que se esforçam para oferecer uma educação de qualidade em escolas com poucos recursos.

Uma realidade que não teria sentido se esses alunos não pudessem prestar a prova do Enem e concorrer às vagas nas universidades públicas e privadas que pedem a sua nota como exigência para o ingresso.

Por isso, para esses candidatos, há a isenção da taxa de pagamento. No entanto, existem algumas regras a serem seguidas para que o direito seja assegurado. Confira neste artigo!

O que é a isenção do Enem?

A isenção nada mais é do que a gratuidade na inscrição do Enem.

Candidatos que comprovem que são de baixa renda, estudantes de escolas públicas e participantes de alguns programas do Governo Federal não pagam para fazer a prova!

Mas existem algumas exigências, como a necessidade de comprovação de documentos e cumprimentos de prazos.

Quando sai o resultado da isenção do Enem 2020?

O resultado dos pedidos de isenção sai, em média, uma semana depois da finalização do prazo. Em 2019, saiu no dia 17 de abril.

Os alunos de escolas públicas têm a isenção automática, porém, eles precisam fazer o pedido no período correto. Até 2018, a isenção estava garantida até o fim das inscrições, mas desde 2019 isso não acontece mais. Se o aluno não solicitar a isenção, terá que pagar pela prova!

Veja o cronograma completo de 2019:

  • Publicação do edital: 25 de março;
  • Pedidos de isenção: entre 1º e 10 de abril; 
  • Resultados do pedido de isenção: 17 de abril;
  • Pedido de recursos para isenção: entre 22 e 26 de abril;
  • Resultado final para pedidos de isenção: 2 de maio;
  • Período de inscrição do Enem: entre 7 e 18 de maio;
  • Data das provas: 3 e 10 de novembro.

As datas de 2020 ainda não foram divulgadas, o edital está prestes a sair, então não vá deixar passar sua chance! Confira o site do Enem frequentemente no início do ano!

Onde ver os resultados da isenção do Enem 2020?

Todo o processo seletivo, desde o início, ocorre no site do Enem, que fica dentro do Portal do Inep. 

Ao fazer seu cadastro e definir uma senha, tudo que você solicitar e preencher estará gravado nesse mesmo local.

Ao saírem os resultados, aqueles que não forem contemplados são avisados por SMS ou e-mail, por isso a importância de conferir as informações fornecidas. Além disso, podem entrar com recursos, o que aconteceu entre 22 e 26 de abril em 2019 e teve o resultado final em 2 de maio.

Os demais que foram contemplados não recebem avisos e devem entrar na página do Enem para conferir o resultado.

É importante ressaltar que todos os contemplados devem fazer a inscrição do Enem.

Mesmo tendo recebido a aprovação de isenção, no período de inscrições, que ocorreu entre 7 e 18 de maio, todos têm que fazer o cadastro definitivo para efetivar sua participação na prova.

Quem não precisa pagar a inscrição do Enem 2020?

Existem quatro categorias que o participante pode se enquadrar para pedir a isenção:

  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.
  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio com bolsa integral em escola particular e renda familiar comprovada de até 1,5 salário mínimo per capita.
  • Participantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com renda de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até 3 salários mínimos.
  • Estudantes do Encceja que conseguiram a certificação do ensino médio.

Lembramos que, ao fazer o pedido, você não pode mudar a categoria e que todas as informações fornecidas no site deverão ser comprovadas.

Como tentar a isenção do Enem 2020?

Para pedir a isenção, é preciso ficar atento às datas que são divulgadas quando sair o edital do Enem.

Em 2019, o edital saiu em 25 de março, portanto, esteja preparado para conferir o portal do Inep nesse período. 

Se você acompanha algum portal com notícias sobre o Enem, certamente receberá algum alerta!

Para tentar, é só fazer o pedido na página do participante, no prazo determinado, que no ano passado foi do dia 1º a 10 de abril.

Você precisará preencher um cadastro com seus dados pessoais, a categoria que se enquadra para pedir a isenção e um questionário socioeconômico.

Ao final, precisa deixar um telefone de contato e e-mail e criar uma senha, que será usada para a inscrição e demais etapas do Enem.

Qual a data da prova do Enem 2020?

As provas acontecem em dois domingos, dividindo as quatro áreas de conhecimento que são cobradas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e uma redação.

Em 2019, as provas aconteceram em 3 e 10 de novembro., assim, provavelmente, em 2020, as provam podem ser aplicadas nos primeiros domingos de novembro.

Como você pode ver, para o Enem, é necessária uma preparação durante todo o ano e atenção aos prazos de pedido de isenção, à inscrição, às provas e em como conferir todos os resultados.

Mas no final, a sua carteira pode estar garantida na universidade dos seus sonhos!

Onde estudar com a nota do Enem 2020?

Muitas pessoas acreditam que o Enem só serve para as faculdades públicas, mas os resultados de sua prova podem ser usados em processos seletivos de faculdades particulares também, inclusive, diversas faculdades reconhecidas pelo MEC, com excelentes cursos de graduação.

Temos algumas sugestões, quer ver? Confira nossa lista:

Nessas faculdades, além de você poder escolher entre cursos presenciais e a distância, pode concorrer a bolsas e descontos com a sua nota do Enem.

Viu como é vantagem fazer a prova? Sua graduação em 2020 pode estar mais perto do que você imagina.

Veja também:

Descubra que nota precisa tirar no Enem pra ganhar bolsa EAD

Enem ou vestibular? Descubra qual a melhor opção para você

Comente e compartilhe sua experiência se já pediu a isenção do Enem. Como foi? Se vai pedir esse ano, comente também!