Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Resultado ENEM 2017

25 de outubro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Depois do dia 12 de novembro, quando terminar a última prova do Enem 2017, muitos candidatos começarão a contar as horas até a divulgação do resultado do exame.

E a espera vai exigir bastante paciência. As notas levam mais de dois meses para serem calculadas e ficarem à disposição dos participantes.

Durante esse tempo, dá para começar a pesquisar faculdades e cursos onde disputar uma vaga nos diversos processos seletivos que usarão a nota do Enem 2017 como critério de classificação.

Veja a seguir quando sai o resultado do Enem 2017, quando começam os principais processos seletivos que usam a nota do exame e uma super lista de faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem!

Resultado do Enem 2017

O Ministério da Educação (MEC) estima divulgar os resultados do Enem 2017 na segunda quinzena de janeiro de 2018, por volta do dia 18.

Só a partir dessa data os candidatos que fizeram o exame poderão finalmente saber que nota tiraram em cada uma das cinco provas:

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias

• Matemática e suas Tecnologias

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

• Ciências Humanas e suas Tecnologias

• Redação

Os resultados devem ser consultados somente no site do participante do Enem. Para isso, o candidato terá que informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

Depois da liberação do resultado é preciso ficar com o radar em alerta. Os processos seletivos que usam a nota do exame como critério de classificação abrem logo na sequência e não ficam muito tempo no ar.

Se você está se perguntando por que o Enem demora tanto para divulgar os resultados, a gente explica. Este ano, por exemplo, cerca de 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame. Já imaginou ter que corrigir pelo menos duas vezes a redação de cada um deles?

Por mais que o MEC tenha vários profissionais credenciados para fazer a correção, é um trabalho minucioso, que exige várias verificações e procedimentos para garantir uma nota justa, correspondente ao conhecimento de cada um dos participantes.

Descubra onde você vai poder usar a nota do Enem 2017

Sozinho, o Enem é apenas uma prova que mede o grau de conhecimento sobre os conteúdos aplicados durante o ensino médio. Se você quiser usar a nota do exame para entrar no ensino superior, vai precisar participar de um dos processos seletivos que utilizam o desempenho no Enem como critério de classificação.

É aqui que o bicho pega.

Poucos dias depois que o resultado do Enem 2017 é divulgado, o MEC abre inscrições para quem quiser tentar vaga na universidade pública, ganhar bolsa de estudos em faculdades particulares ou financiar o curso com a ajuda do governo federal. No meio disso tudo, várias faculdades particulares oferecem vagas sem precisar fazer vestibular – basta apresentar um bom desempenho no exame.

Conheça os quatro grande processos seletivos que abrem logo depois de sair o resultado do Enem:

• Sisu 2018: O Sistema de Seleção Unificada concede vagas em universidades públicas de todo o Brasil. O processo seletivo é o primeiro que abre após a divulgação do resultado do Enem. São apenas poucos dias para se inscrever e tentar garantir o seu lugar. Mas a gente já antecipa: a disputa é acirradíssima! A expectativa é que as inscrições comecem na segunda quinzena de janeiro, por volta do dia 22. Só pode participar quem fez o Enem 2017 e tirou nota acima de zero na redação.

• ProUni 2018: Assim que sai o resultado do Sisu, o MEC abre inscrições para o Programa Universidade para Todos. Com ele, estudantes de todo o Brasil podem obter bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares de qualidade. No entanto, aqui só pode participar quem fez o Enem 2017 e obteve desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota acima de zero na redação. Também é obrigatório atender a alguns critérios de renda e escolaridade definidos pelo governo federal.

• FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil é o programa ideal para quem precisa fazer um curso superior mas está sem dinheiro no bolso para arcar com os custos da mensalidade. Com ele é possível financiar uma graduação a juros baixos e ganhar um prazo de pagamento bastante estendido, que só começa a valer depois da conclusão do curso. O FIES abre logo depois do encerramento do ProUni, entre o final de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. Para concorrer, o candidato tem que apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010 (vale a de 2017 também). Ele precisa ainda se encaixar em alguns critérios de renda familiar.

• Ingresso direto: O ingresso direto permite que o candidato que fez o Enem entre numa faculdade particular sem ter que prestar vestibular. É um processo super simples e que está disponível em boa parte das instituições de ensino da rede privada. Para usar esse sistema, verifique a abertura do processo seletivo no local onde quer estudar, informe suas notas e, caso tenha pontuação suficiente para passar, já pode providenciar a matrícula.

Resultado do segundo semestre do Enem 2017

O Enem é realizado em edição única, portanto não haverá divulgação de resultado no segundo semestre de 2018.

O que está previsto para esse período é a segunda edição dos processos seletivos que distribuirão vagas em instituições públicas e particulares usando a nota do Enem.

O ProUni, FIES e Sisu abrem duas vezes ao ano – uma no primeiro e outra no segundo semestre. Já o ingresso direto pode acontecer mais vezes por ano, pois não segue um calendário unificado – cada faculdade decide quando vai abrir vagas a partir da necessidade de completar suas turmas.

As seleções do segundo semestre podem acontecer entre o final de junho até meados de agosto.

Fique de olho grudado nas datas. O MEC só costuma informar o calendário do Sisu, ProUni e FIES poucos dias antes da abertura das inscrições. Quem perder a segunda edição só vai poder participar da próxima se fizer o Enem em 2018 (exceto para quem vai ter FIES ou ingresso direto).

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2017

Não vai faltar faculdade para quem quiser tentar vaga com a nota do Enem. No Sisu estão presentes mais de cem universidades públicas brasileiras, incluindo institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

No universo das instituições particulares o número é muitas vezes maior. Encontrar a vaga ideal vai exigir um bom trabalho de pesquisa, de preferência com bastante antecedência.

Para você já começar essa tarefa, a gente preparou uma lista com faculdades bem avaliadas pelo MEC que têm graduação em diferentes áreas do conhecimento.

Todas elas participam do ProUni e do FIES, aceitam o Enem como forma de ingresso direto e oferecem diversas vantagens financeiras aos seus alunos, como descontos, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Dê uma olhada:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Posso usar o Enem de anos anteriores?

Como está sua ansiedade para saber os resultados do Enem 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.