A ansiedade em querer saber como foi o seu desempenho depois de uma prova tão intensa quanto o Enem é bem comum para a maioria dos estudantes.

Embora o resultado oficial do exame só seja divulgado cerca de dois meses após a aplicação da prova, você pode conferir alguns gabaritos para ter uma noção de como foi o seu desempenho.

Mas lembre-se de que a sua nota oficial vai além de quantas questões você acertou. Nesse caso, o jeito é realmente esperar até a divulgação das pontuações.

Pensando nisso, trazemos a você a informação de quando e onde sai a nota do Enem 2019. Confira!

Quando sai a nota do Enem 2019?

Não existe uma data específica em que os resultados são liberados, mas geralmente isso acontece dois meses após a prova. 

Se em 2019 a prova acontece em novembro, as chances são de que os resultados oficiais sejam liberados em janeiro do próximo ano.

Se você estiver ansioso para conferir seu desempenho, pode utilizar o gabarito para ter uma noção.

Mas tome cuidado: uma coisa é o gabarito e outra é o resultado oficial. 

O gabarito é divulgado rapidamente e traz respostas às questões objetivas do exame. Mas não basta somar os acertos, pois a correção do Enem é mais complexa que isso. Ele pode servir como uma referência para o aluno saber se foi bem ou mal, mas não substitui o resultado oficial.

Onde sai o resultado oficial?

Dependendo da informação que você deseja conferir (o gabarito ou o resultado oficial), você precisa acessar uma plataforma específica para cada caso.

Se você quiser fazer a consulta do gabarito enquanto a nota do Enem 2019 não sai, é fundamental acessar o site oficial da organização responsável pelo exame, no caso, o Inep:

Para ajudá-lo a conferir as respostas das provas, siga esse passo-a-passo:

  • Acesse o site do Inep
  • Vá em “Educação Básica”. Em seguida, clique em “Enem”
  • Clique em “Provas e Gabaritos” no lado esquerdo da tela
  • O sistema irá listar as provas e disciplinas disponíveis
  • Selecione a prova desejada e clique em “Gabarito”, no lado direito
  • O download do documento será feito, bastando acessá-lo para conferir os gabaritos

Depois, quando os resultados oficiais forem liberados, você pode seguir o seguinte passo-a-passo para ver sua nota:

  • Acessar a página do participante do Enem.
  • Informar seu CPF.
  • Digitar a sua senha do Enem (se tiver perdido, é possível recuperá-la facilmente no sistema).
  • Quando entrar na página, procure o link Boletim de Desempenho Individual – suas notas estarão lá.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é iniciativa do governo federal, na qual todos os anos os alunos realizam uma prova, que tem como objetivo medir o nível do ensino médio brasileiro.

Não é à toa que ele é conhecido como o maior vestibular do país, já que sua nota passou a ser usada como critério de seleção em importantes iniciativas do governo para democratizar o acesso ao ensino superior, além de servir até para substituir o vestibular tradicional!

Normalmente o exame acontece em dois domingos seguidos e conta com quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

Cada uma dessas quatro áreas tem 45 questões, totalizando 180. As questões do Enem são objetivas, de assinalar, com cinco alternativas: A, B, C, D e E.

Sobre os dias de prova

Normalmente aplicado nas primeiras semanas de novembro, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos.

Nesses dois dias os portões se fecham às 13h, pelo horário de Brasília. Atenção para essa informação, já que, se você reside em um fuso horário diferente, precisa levar isso em consideração na hora de ir até o seu local de prova.

Vejas os horários de cada um dos dias:

  • Primeiro dia: A prova vai de 13h30 às 19h. Nesse dia, os temas abordados são: Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Segundo dia: A prova vai de 13h30 às 18h30. Nesse dia, os temas abordados são: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O que fazer com a nota do Enem?

Depois de feita a prova e divulgados os resultados, você pode usar essas informações de diversas formas diferentes. Veja algumas delas:

  • Identificar seus pontos de melhoria: caso você seja um treineiro, isto é, alguém que ainda não vai entrar na faculdade no próximo ano, os resultados da prova do Enem fornecem a oportunidade de identificar seus pontos fortes e evidenciar a quais áreas você precisar dedicar um pouco mais de atenção e estudo.
  • Conseguir uma vaga para um curso superior: dependendo da instituição escolhida, é possível conquistar uma vaga apenas com os resultados do Enem, sem ter de passar pelo vestibular próprio da faculdade.
  • Ingressar em algum programa de bolsas ou financiamento: você pode usar as suas notas do Enem para tentar se candidatar em algum dos programas federais do Governo que visam auxiliar as pessoas desejando cursar uma graduação, como o ProUni e o FIES.

Onde estudar usando a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade, fazendo com que o tempo e o esforço que você dedicou sejam em vão.

Nesse caso, podemos indicar algumas faculdades que são referência de ensino e contam com o certificado de qualidade do MEC.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Conheça os cursos mais baratos do Brasil

25 melhores universidade e faculdades

Ansioso para conferir a nota do Enem 2019? Compartilhe conosco nos comentários!