Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba como fazer uma faculdade com o resultado do Enem

24 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Enem era usado, inicialmente, para avaliar os conhecimentos de alunos e a qualidade do ensino médio no Brasil. Foi criado em 1998 e, passada uma década, o exame passou a ser utilizado como prova de acesso ao ensino superior.

O Enem 2018 tem mais de 5,5 milhões de confirmações de participantes na edição. Desse total, uma parcela consegue ingressar em universidades públicas via Sisu.

Outra parte consegue usar a nota para obter bolsas de estudo em universidades privadas via Prouni.

Mas as opções não acabam por aí. Vamos mostrar a você todas as alternativas possíveis para usar os resultados do Enem para fazer uma faculdade.

Lembrando que as provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro e que os resultados serão divulgados no dia 17 de janeiro de 2019.

Nessa data, os resultados do Enem estarão disponíveis somente para quem concluiu o ensino médio e está concorrendo às vagas. Para os treineiros, as notas estarão disponíveis somente em março.

Saiba como fazer uma faculdade usando os resultados do Enem

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para fazer a classificação de candidatos às vagas disponíveis em universidades públicas.

As inscrições ocorrem duas vezes, no início e na metade do ano. Não há a exigência de nota mínima, no entanto o candidato não pode ter zerado a redação. A classificação se dá pela nota de corte, baseada no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos que se inscreveram em determinado curso.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos em universidades privadas. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais, dependendo da renda familiar mensal do estudante.

O programa considera o exame do ano anterior, nota de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

Para tentar conseguir bolsas pelo ProUni, o candidato não pode ter renda familiar bruta superior a três salários mínimos. Além disso, só pode se candidatar quem ainda não tem diploma de nível superior.

Há ressalvas para professores da rede pública, que vão fazer licenciaturas. Esses não precisam comprovar renda.

Complementação do vestibular

Algumas universidades públicas e privadas usam os resultados do Enem para melhorar o desempenho do candidato no vestibular. A nota serve como complemento da pontuação obtida no processo seletivo.

Como essa ação varia de acordo com a instituição, o candidato deve fazer uma pesquisa prévia no edital do vestibular.

Vagas remanescentes

Os candidatos devem estar sempre atentos às chamadas do ProUni e de vestibulares adicionais, para o preenchimento de vagas remanescentes.

Algumas instituições de ensino realizam vestibulares complementares usando a nota do Enem — em casos assim, também estendem a abrangência das edições do exame e consideram não somente a edição do ano anterior.

Acesso direto pelo Enem

Outra forma de fazer uma faculdade é o ingresso direto com a nota do Enem. Diversas instituições de ensino superior oferecem essa possibilidade.

Cada uma delas estipula os critérios para ingresso, inclusive o de considerar as notas de edições passadas do Enem.

Com relação à nota, acontece o mesmo. Cada uma tem suas próprias regras. Enquanto algumas exigem uma nota mínima nas provas objetivas e na redação, outras estipulam apenas que basta o candidato não ter zerado as provas.

Faculdades que aceitam o ingresso pelo resultado do Enem

Entre as instituições de ensino superior que disponibilizam o acesso pela nota do Enem estão:

Todos os cursos oferecidos por elas são autorizados e reconhecidos pelo MEC, e contemplam as várias áreas do conhecimento.

As instituições UNICSUL, UNIFRAN e UNICID têm a “Bolsa Graduação Enem”, válida para cursos predeterminados. As bolsas são de descontos graduais, que acompanham a nota do candidato — quanto maior a nota, maior o desconto.

Para saber sobre os cursos válidos e demais informações, basta consultar o regulamento, disponível nos respectivos sites.

Leia também:

Confira 20 matérias do Enem que você não pode deixar passar

Saiba o que estudar para o Enem para ir preparado para a prova

Viu como são muitas as possibilidades de ingressar na faculdade com a nota do Enem? Você já escolheu em qual curso e universidade quem entrar? Conte pra gente nos comentários!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.