A nota do Enem pode ser a sua porta de entrada para a universidade. Justamente por isso, é importante fazer a sua inscrição e realizar a prova. 

Uma das principais dúvidas sobre esse processo se refere ao valor da taxa de inscrição.

Neste artigo vamos explicar qual será o valor dessa taxa e o que fazer caso você não tenha o dinheiro. Tudo para que você possa se programar da melhor forma. Confira!

Qual é o valor da taxa de inscrição do Enem 2020?

Como o edital da edição do Enem 2020 ainda não foi liberado, não existe uma informação oficial sobre o valor da taxa de inscrição.

Mas quando avaliamos as edições anteriores do programa, é possível perceber que sempre há uma proximidade nos preços.

A taxa para realizar o Enem 2019 foi de R$ 85, portanto, a expectativa é de que a edição de 2020 tenha valores semelhantes a esse.

Existe alguma forma de não pagar a taxa de inscrição?

Sim! Para ficar isento da taxa de inscrição, o candidato deve acessar o portal do Enem e, em seguida, é preciso preencher todos os dados solicitados pelo site e concluir o pedido de isenção. 

Contudo, a solicitação de isenção deve ser feita antes das inscrições para o Enem serem abertas. Para saber qual será a data exata para pedir isenção da taxa do Enem 2020, confira o edital do programa assim que ele for liberado, ok?

Vale ressaltar que as informações inseridas no sistema devem ser verdadeiras. Caso contrário, o candidato poderá responder por crime contra a fé pública e/ou será eliminado imediatamente do exame.

Quem pode pedir a isenção da taxa?

O edital do Enem 2020 ainda não foi liberado, porém, com base nos critérios utilizados em 2019, será possível conseguir a isenção da taxa de inscrição nos seguintes casos:

  • Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio em escola pública.
  • Candidatos de baixa renda.

Abaixo informaremos com funciona o pedido em cada caso.

Estudantes do 3º ano 

Na tentativa de estimular a participação dos alunos de escolas públicas no Enem, o MEC decidiu isentar os alunos do último ano do ensino médio quanto ao pagamento da taxa.

Para conseguir a isenção, basta que o aluno preencha algumas informações pessoais e sobre a escola em que estuda, no site oficial do Enem. Essa solicitação deve ser feita no período estipulado pelo MEC, portanto, é importante ficar atento à divulgação das datas.

Após preencher essas informações no site, o sistema do MEC verifica se todos os dados estão corretos. Assim que as informações são confirmadas, a isenção do Enem é liberada automaticamente.

Candidatos de baixa renda

Caso você se encaixe no perfil de baixa renda, também pode ser isento do pagamento do valor da taxa. Os requisitos nesse caso são os seguintes:

  • O candidato que deseja pedir a isenção deve ter renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Ter feito todo o ensino médio em uma escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Se você atende a esses critérios, basta acessar a página do Enem durante o período determinado pelo MEC e preencher o formulário de Declaração de Carência Socioeconômica.

Assim que o envio for concluído, o MEC fará a análise das informações e, em alguns casos, poderá solicitar documentos adicionais.

É importante lembrar que, se o pedido for negado, o candidato deverá pagar o boleto referente à taxa de inscrição. Por isso, mesmo solicitando a isenção, você deve acompanhar diariamente a Página do Participante, que informa o status da sua solicitação. Caso ela não seja aceita, você deverá pagar o boleto o mais rápido possível para garantir sua vaga no exame.

É possível pedir isenção todos os anos?

Desde que continue atendendo aos pré-requisitos determinados pelo MEC, você pode perfeitamente solicitar a isenção da taxa pela segunda vez. Entretanto, se no ano anterior você conseguiu a isenção, mas não compareceu à prova, será preciso justificar ao MEC o motivo da sua ausência.

Se você precisar justificar, acompanhe o site oficial do Enem para saber o período de envio da justificativa.

Agora, aproveite para conferir onde você pode estudar com a sua nota do Enem!

Onde estudar usando a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então, existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação. Caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e esforço dedicados serão em vão.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou até 100% de desconto no valor da mensalidade.

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Descubra quais são os 40 cursos mais bem remunerados

Ficou com alguma dúvida sobre o valor da taxa de inscrição do Enem 2020? Compartilhe conosco nos comentários!