Na tarde de hoje (21), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou nos canais oficiais o tema da redação do Enem 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Neste domingo, mais de 3 milhões de inscritos participam do primeiro dia do Enem. Além da prova de redação, os candidatos também enfrentam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e suas tecnologias. 

No próximo domingo (24), os estudantes encaram as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias.

Gabarito comentado Enem 2021

A Revista Quero, juntamente com os professores do Anglo Vestibulares, estará ao vivo a partir das 19h comentando todas as questões do exame. O gabarito extraoficial será divulgado logo após a prova.

Ative as notificações para ficar por dentro de toda a cobertura do Enem 2021:

Calendário Enem 2021:

  • Enem impresso e digital: 21 e 28 de novembro
  • Solicitação de reaplicação da prova: 29 de novembro a 3 de dezembro
  • Aplicação para novos inscritos e Enem PPL: 9 e 16 de janeiro de 2022
  • Resultado do Enem 2021: Data não divulgada

Onde estudar com a nota do Enem?

O Enem é um dos principais vestibulares do país. A nota do exame é aceita tanto em universidades do Brasil quanto do exterior.

O candidato pode usar a nota nos programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies, programa de Financiamento Estudantil. 

Além disso, em algumas instituições de ensino é possível que os estudantes utilizem a nota do Enem ao invés de realizar o vestibular tradicional. Separamos uma lista de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem essa opção: