O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo de 50% a 100% para cursos do ensino superior. Criado com o intuito de promover o acesso de estudantes de baixa renda à graduação, o programa foi recentemente reformulado, abrindo espaço para estudantes de classe média.

O Prouni concede bolsas parciais e integrais de acordo com a situação socioeconômica do candidato. Participam do programa universidades particulares de todo o país, com oferta de cursos de todas as áreas do conhecimento.

faculdades disponíveis no Prouni 2022

Veja como conseguir uma bolsa pelo Prouni 2022, para iniciar uma graduação. E saiba também como conseguir uma bolsa de estudo sem ser pelo Prouni, sem usar a nota do Enem e sem precisar comprovar renda. Confira!

+ Veja 5 maneiras de como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade

+ Como conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular?

Qual é o desconto da bolsa do Prouni 2022?

O Prouni 2022, assim como as edições anteriores do programa, concede bolsas de 50% ou de 100% em universidades privadas, durante todo o curso. Para participar, o candidato precisa atender a alguns requisitos. Veja quais são.

+ Veja a diferença entre o Prouni e a Quero Bolsa

Quem pode se candidatar a uma vaga no Prouni?

Segundo as regras do edital, estão aptos a concorrer às bolsas do Prouni candidatos de baixa renda, que são o público-alvo do programa. Saiba quais são as condições necessárias para concorrer às bolsas do Prouni 2022:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em Escola Pública;

Para se enquadrar nessa categoria é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública.

Se for estudante de escola privada, precisa ter sido bolsista integral ou, também, ter cursado parte do Ensino Médio em escola pública e parte em instituição privada com bolsa de 100%. Em todos os casos é precisos comprovar renda familiar bruta que esteja de acordo com o montante exigido no edital. 

  • Possuir alguma deficiência;

Caso o candidato seja uma pessoa com deficiência (PCD), ele precisa comprovar tal condição no ato da matrícula na instituição de ensino, junto com o comprovante de que se enquadra, também, nos critério socioeconômicos previstos no edital.

+ Confira 6 promessas de Ano Novo que todo estudante deve cumprir em 2022

  • Ser professor da rede pública de ensino.

faculdades disponíveis no Prouni 2022

O programa prevê a participação de professores da rede pública de ensino sem que eles precisem comprovar renda. Porém, apenas os cursos das áreas de licenciatura (Matemática, Química, Física, Biologia, Letras, História e Geografia) e de Pedagogia são ofertados para candidatos dessa modalidade.

Ela se destina a professores do magistério da educação infantil, que compõem o quadro de funcionários efetivos de uma escola pública.

 

As regras para participar do Prouni 2022 mudaram?

No começo de dezembro (07) de 2021, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma Medida Provisória (MP) alterando as regras de participação do Prouni 2022.2, assim, as regras editadas por ele serão válidas para a edição seguinte do programa. Veja quais foram as alterações, que serão válidas a partir de 1º de julho de 2022:

"Art. 2º ...................................................................................................................
I - a estudante que tenha cursado:
a) o ensino médio completo em escola da rede pública;
b) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
e) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II - a estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação".

Além da mudança no critério socioeconômico, a MP também alterou as regras de documentação. Os candidatos que já tiverem informações de renda familiar ou deficiência  e já estiverem cadastrados nos bancos de dados do governo, não precisarão fazer a comprovação.

+ Entenda as mudanças no Prouni 2022 feitas pelo presidente Jair Bolsonaro

Como se candidatar a uma vaga no Prouni?

O processo de inscrição para as bolsas do Prouni é totalmente digital. Isso porque as inscrições são feitas no site do programa. Para conseguir acessar a plataforma, é necessário estar no período do prazo previsto no edital.

Uma vez na época correta, é necessário ter o número de inscrição e a senha do Enem do último ano, para que se possa efetivar a candidatura. Também é preciso preencher alguns formulários sobre renda e escolaridade.

faculdades disponíveis no Prouni 2022

É bom ter em mente que a apresentação inadequada dos documentos exigidos desclassifica o candidato, de modo que a vaga da bolsa é concedida ao próximo da lista. Por isso, nada de bobear! 

O recomendado é que se deixe os documentos separados e organizados o quanto antes. No momento da inscrição, é possível  escolher duas opções de curso, assim como diferentes universidades.

Quanto mais alta for a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa pelo Prouni.

+Como usar a nota do Enem no Prouni

+ Como funciona a renovação de bolsa do Prouni?

Quais universidades participam do Prouni 2022?

A lista de instituições de ensino superior participantes do Prouni 2022 será divulgada em fevereiro de 2022, segundo o Ministério da Educação (MEC). Ainda assim, é possível conferir a lista de faculdades participantes de 2021 para ter uma ideia sobre quais são as universidades participantes.

+ Quando começam as inscrições para o Prouni 2022?

Quais são as universidades disponíveis no Prouni 2021?

Veja, abaixo, uma lista com instituições de ensino que todos os anos oferecem bolsas de estudo pelo Prouni:

faculdades disponíveis no Prouni 2022

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Centro Universitário Braz Cubas
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
  • Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA)
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade Potiguar (UNP)

Como fazer uma faculdade sem a bolsa do Prouni?

Além do Prouni, existem outros programas de bolsa de estudo. Sem utilizar a nota do Enem e sem precisar comprovar renda, algumas instituições de ensino oferecem bolsas de até 80% em cursos por todo o país. Veja algumas delas: 

Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

+Bolsas de estudo: o Quero Bolsa é confiável? Como funciona?