Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Saiba como funciona uma biblioteca virtual

9 de dezembro de 2021
saiba como funciona uma biblioteca virtual
Imagem do autor
Escrito porCamilla Rodrigues

Com o avanço da tecnologia, nossos hábitos de consumo de livros, jornais e revistas mudaram. Há algum tempo atrás, todo esse material era consumido principalmente no formato impresso. Mas hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que leia jornal impresso, por exemplo.

Essa mudança também pode ser vista quando falamos de livros. A leitura digital vem ganhando cada vez mais adeptos pela praticidade. Muitos leitores ainda prezam pelo livro físico, mas ao mesmo tempo, tem muita gente migrando para leituras em aparelhos como celular, notebook, tablet ou kindles. 

saiba como funciona uma biblioteca virtual

Além de impactar menos o meio ambiente, é possível carregar vários livros em um dispositivo só, ideal quando você vai ficar muitas horas em uma fila, em uma viagem ou até mesmo aguardando sua vez no médico.

Um outro ponto importante é a economia. Geralmente, os livros digitais são mais baratos do que os físicos, por conta de gastos menores na produção e na comercialização desses produtos.

Quando falamos em biblioteca, a primeira coisa que vem à cabeça é um espaço enorme com vários livros – que é o sonho de muita gente. Mas com toda essa migração para o digital, as bibliotecas virtuais também se tornaram uma realidade.

Na matéria a seguir você vai entender melhor como funciona uma biblioteca e conhecer alguns aplicativos e sites para armazenar seus livros.

Como funciona uma biblioteca virtual?

A biblioteca virtual reúne uma série de livros de diferentes gêneros, mas diferente da física, os leitores não precisam enfrentar filas e muito menos ter que esperar um livro ficar disponível para iniciar a leitura.

É tão triste quando você quer muito ler uma obra, mas ao chegar na biblioteca percebe que os exemplares estão todos emprestados, não é mesmo? Com a biblioteca virtual não tem esse problema. 

Basta pesquisar se tem o livro naquele acervo, fazer o download e iniciar a sua leitura! Em alguns casos é possível ler a obra offline, mas para baixar, você precisa se conectar a uma rede de internet.

Bibliotecas virtuais nas universidades

Muitas faculdades já estão aderindo às bibliotecas virtuais, principalmente aquelas que oferecem cursos a distância. Além de ser uma iniciativa de modernização considerando as mudanças de hábitos e o avanço da tecnologia, esse modelo facilita o acesso dos alunos às obras e referências bibliográficas.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) solicitou às faculdades que virtualizassem o acervo acadêmico. A intenção é acompanhar as inovações tecnológicas e facilitar a procura de documentos e outras informações importantes sobre a Instituição de Ensino Superior.

Já em relação às bibliotecas, o MEC recomenda que as universidades escolham o melhor formato para oferecerem aos seus alunos, mas é interessante ressaltar que a disponibilização das obras conta pontos na avaliação final das faculdades.

Para o órgão, tanto as bibliotecas básicas quanto as complementares podem ser digitais ou físicas, as universidades só precisam disponibilizar a quantidade adequada e cumprir os requisitos pré-estabelecidos para que os alunos não sejam prejudicados durante a sua formação.

Vantagens da biblioteca virtual

Seja para fins acadêmicos ou não, a biblioteca virtual tende a ganhar mais adeptos, já que estamos cada vez mais em contato com dispositivos móveis e a internet. Muitas vantagens já fora citadas ao lindo do texto, mas segue a lista com o compilado dos pontos positivos:

  • O acesso aos livros pode ser feito por qualquer dispositivo móvel;
  • Praticidade: você não precisa de um espaço físico para armazenar seus livros.
  • Você pode carregar várias em um único dispositivo: diga adeus à mochilas e bolsas lotadas;
  • O exemplar estará sempre disponível, então você não precisa esperar outras pessoas terminarem um leitura para iniciar a sua;
  • É mais econômico;
  • Organização: às vezes é difícil encontrar um livro específico em uma biblioteca física que tenha um amplo espaço, então com a biblioteca virtual dá pra encontrar uma obra a um clique.

 

Conheça 10 bibliotecas virtuais

1 – Domínio Público: é uma das maiores bibliotecas virtuais do país. Foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 e conta com um acervo de obras literárias, artísticas e científicas. Lá, você encontra obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Shakespeare, e outros autores da literatura nacional e mundial;

2 – Biblioteca Nacional Digital Brasil: a BNDigital foi lançada em 2005 e reúne mais de 900 mil obras em seu acervo. Dentre o material armazenado estão mapas, livros, jornais, revistas e produções seriadas;

3 –   Biblioteca Digital Mundial: A World Digital Library foi formada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO, em parceria com outras 31 instituições. A biblioteca oferece livros de diferentes partes do mundo em vários idiomas.

4 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin:  é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). A biblioteca foi criada em 2005 para abrigar a coleção brasiliana do bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Porém, foi aberta ao público somente em 2013;

5 – Biblioteca Interativa do Sebrae: a plataforma possui mais de mil obras relacionadas ao universo empresarial, de negócios e empreendedorismo. Os conteúdos contemplam as áreas de marketing, finanças e até mesmo recursos humanos;

6 – Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLB): projeto iniciado em 2014 com o objetivo de reunir as obras digitalizadas do Brasil e de Portugal em um só espaço. Já são mais de 60 mil e cerca de 13 milhões de imagens de materiais bibliográficos de todas as épocas e gêneros.

7 – Livraria do Senado Federal: neste acervo, o leitor encontra livros de história, literatura, periódicos, além de teses, dissertações e conteúdos de legislação. A maior parte das obras são gratuitas, mas há aquelas que são vendidas a preço de custo e com frete grátis.

8 – Projeto Gutenberg: é uma das bibliotecas mais antigas do mundo. O acervo reúne mais de 60 mil ebooks gratuitos de diversos gêneros literários. Um fato interessante é que são oferecidos livros de diferentes partes do mundo, ou seja, uma ótima opção para quem deseja estudar ou se aprofundar em outro idioma;

9 – LIVRES: é um banco que reúne livros escolares da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). No acervo, os estudantes podem encontrar os materiais didáticos do século XIX até os atuais de diversas disciplinas escolares. 

10 – Coleção Aplauso: a coleção foi lançada pela Imprensa Oficial de São Paulo com o objetivo de preservar a cultura nacional. Na biblioteca, você encontra biografias de artistas e cineastas, além de roteiros de cinema, peças teatrais e outros conteúdos relacionados ao universo da televisão.

Biblioteca virtual pode te ajudar a ingressar em uma universidade

A leitura abre novos caminhos e novas possibilidades para mudar hábitos e realidades. Por isso, a maioria das faculdades exigem uma lista de obras literárias no vestibular.

E com essa lista de bibliotecas virtuais é possível ter contato com grandes obras nacionais e se preparar para esses processos seletivos. Além de aumentar o repertório de conteúdo para outros exames, como o Enem, a leitura te ajuda também na prova de redação.

Ficou fácil e motivador retomar os hábitos de leitura com essa série de vantagens, não é mesmo? 

E se você está pensando em conquistar uma vaga na universidade no próximo semestre, mas ainda não sabe onde cursar, nós podemos te ajudar.

Confira essa lista de faculdades bem conceituadas pelo MEC, que possuem um corpo de docentes preparados e que com certeza vão contribuir para a sua carreira profissional:

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.