Podologia na Uniguairacá

  • Graduação
  • 14 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 49,98
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Podologia na Uniguairacá?

A Podologia é a ciência que estuda a anatomia, fisiologia e patologia dos pés, verificando a saúde das extremidades dos membros inferiores. Ela abrange desde cuidados básicos com unhas e pele até o tratamento de condições mais complexas relacionadas à biomecânica e doenças sistêmicas.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências da saúde

  • Duração: em média, 2 anos

Qual a grade curricular de Podologia?

  • Anatomofisiologia do Corpo Humano

  • Avaliação Podológica

  • Bioética e Biossegurança

  • Cinesiologia e Biomecânica

Como é a faculdade Uniguairacá

Resumo da faculdade

  • mais de 1.590 alunos matriculados
  • mais de 110 docentes
  • 45 cursos de graduação e 186 de pós-graduação
  • 138 unidades

Dúvidas mais frequentes

A faculdade de Podologia pode ser encontrada em diferentes níveis de ensino, o que determinará seu enfoque, duração e metodologia. Como exemplo, o curso é ofertado em grau técnico, tecnólogo e bacharelado. Além disso, é possível encontrar oportunidades de pós-graduação na área, para estudantes com formação anterior em áreas relacionadas.

Vale destacar que o curso é comumente ofertado em nível tecnólogo, possuindo duração média de 1 a 2 anos, período no qual o aluno poderá realizar seus estudos nas modalidades presencial ou a distância.

Confira algumas das instituições que disponibilizam o curso em grau tecnológico:

Em nível técnico, o curso conta com duração de 1.200 horas, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC. Além disso, a metodologia de ensino adotada em grau técnico se difere em relação ao tecnólogo.

Em nível técnico, o estudante de Podologia contará com um ensino dotado de maior praticidade, por meio de experiências que o auxiliem no desenvolvimento das competências necessárias. Já no ensino tecnólogo, o aluno se aprofundará nas temáticas, vinculando o ensino prático à teoria. Justamente nesse sentido, o curso possui durações diferentes em ambas as modalidades.

A faculdade de Podologia também é ofertada em nível de bacharelado. Saiba, entretanto, que apenas duas instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso neste grau de ensino. São elas:

Em nível de bacharelado, a faculdade de Podologia possui duração média de 3 anos e 6 meses, contando com um ensino de maior profundidade. Além disso, o aluno realiza o estágio curricular em busca de contato profissional com sua área de estudos.

Confira, como exemplo, algumas das disciplinas presentes na grade curricular do bacharelado em Podologia na Anhembi Morumbi:

  • Podologia Esportiva

  • Ortopodologia

  • Podologia Clínica

  • Podologia Materno-infantil

  • Podopatologia Prática

Se você deseja ingressar no curso de Podologia em nível de bacharelado, acesse as ofertas disponíveis no site da Quero Bolsa.

A Podologia é a ciência que estuda a anatomia, fisiologia e patologia dos pés, verificando a saúde das extremidades dos membros inferiores. Ela abrange desde cuidados básicos com unhas e pele até o tratamento de condições mais complexas relacionadas à biomecânica e doenças sistêmicas.

O curso de Podologia é destinado aos estudantes que desejam atuar profissionalmente com técnicas e métodos de cuidados aos pés. Após formado, o podólogo está apto para prestar um atendimento específico para aos pacientes.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre a anatomia e fisiologia dos pés, adquirindo conhecimentos detalhados sobre os ossos, músculos, articulações e sistemas circulatório e nervoso dos membros inferiores. Além disso, estudam as diferentes condições que podem afetar os pés, como calos, calosidades, infecções fúngicas, deformidades dos pés e problemas relacionados à biomecânica.

Além de conceitos teóricos, o curso possui ênfase prática. Os estudantes recebem treinamento em técnicas de corte de unhas, remoção de calosidades, tratamento de infecções e realização de exames de pé. Eles também aprendem a realizar avaliações biomecânicas e a prescrever órteses e suportes, quando necessário.

Além do cuidado direto dos pés, o curso também abrange áreas como aconselhamento sobre cuidados com os pés, saúde e bem-estar, e estratégias para prevenção de problemas futuros.

Os cursos de Podologia geralmente têm duração de dois a três anos e podem ser oferecidos em nível técnico ou superior, dependendo da instituição de ensino. Após a conclusão do processo formativo, os profissionais de Podologia estão qualificados para trabalhar em clínicas especializadas, hospitais, centros de saúde comunitária e em prática privada.

Para isso, a formação em Podologia conta com disciplinas que auxiliam o estudante no desenvolvimento das características e competências do profissional da área, o que inclui, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC):

  • Avaliar a condição da pele e anexos dos pés;

  • Executar procedimentos de limpeza, higienização, tratamento, proteção e manutenção nos pés;

  • Utilizar as técnicas manuais com equipamentos da Podologia;

  • Utilizar as técnicas corretas levando em conta fatores anatômicos e fisiológicos;

  • Aplicar procedimentos de profilaxia do ambiente e dos instrumentos;

  • Promover ações de saúde e cuidados dos pés.

Em nível de graduação, o curso de Podologia é ofertado em grau tecnológico, conhecido como graduação tecnológica. Com uma duração mais curta, geralmente entre dois e três anos, a área acadêmica é projetada para oferecer uma formação intensiva e focada, permitindo que os estudantes ingressem rapidamente no mercado de trabalho.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Uniguairacá perto de você