Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Podologia na FAVEAD

  • 14 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 49,98
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Podologia na FAVEAD?

A Podologia é a ciência que estuda a anatomia, fisiologia e patologia dos pés, verificando a saúde das extremidades dos membros inferiores. Ela abrange desde cuidados básicos com unhas e pele até o tratamento de condições mais complexas relacionadas à biomecânica e doenças sistêmicas.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências da saúde

  • Duração: em média, 2 anos

Qual a grade curricular de Podologia?

  • Anatomofisiologia do Corpo Humano

  • Avaliação Podológica

  • Bioética e Biossegurança

  • Cinesiologia e Biomecânica

Como é a faculdade FAVEAD

Resumo da faculdade

  • 7 cursos de graduação e 3.072 de pós-graduação
  • 1 unidade no estado de Minas Gerais

Dúvidas mais frequentes

Os cursos da Favead têm seus certificados emitidos pela Iseed Faved, instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2006. Eles são reconhecidos por apresentar atendimento personalizado, suporte de tutores e recursos como materiais didáticos atualizados.

A faculdade de Podologia pode ser encontrada em diferentes níveis de ensino, o que determinará seu enfoque, duração e metodologia. Como exemplo, o curso é ofertado em grau técnico, tecnólogo e bacharelado. Além disso, é possível encontrar oportunidades de pós-graduação na área, para estudantes com formação anterior em áreas relacionadas.

Vale destacar que o curso é comumente ofertado em nível tecnólogo, possuindo duração média de 1 a 2 anos, período no qual o aluno poderá realizar seus estudos nas modalidades presencial ou a distância.

Confira algumas das instituições que disponibilizam o curso em grau tecnológico:

Em nível técnico, o curso conta com duração de 1.200 horas, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC. Além disso, a metodologia de ensino adotada em grau técnico se difere em relação ao tecnólogo.

Em nível técnico, o estudante de Podologia contará com um ensino dotado de maior praticidade, por meio de experiências que o auxiliem no desenvolvimento das competências necessárias. Já no ensino tecnólogo, o aluno se aprofundará nas temáticas, vinculando o ensino prático à teoria. Justamente nesse sentido, o curso possui durações diferentes em ambas as modalidades.

A faculdade de Podologia também é ofertada em nível de bacharelado. Saiba, entretanto, que apenas duas instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso neste grau de ensino. São elas:

Em nível de bacharelado, a faculdade de Podologia possui duração média de 3 anos e 6 meses, contando com um ensino de maior profundidade. Além disso, o aluno realiza o estágio curricular em busca de contato profissional com sua área de estudos.

Confira, como exemplo, algumas das disciplinas presentes na grade curricular do bacharelado em Podologia na Anhembi Morumbi:

  • Podologia Esportiva

  • Ortopodologia

  • Podologia Clínica

  • Podologia Materno-infantil

  • Podopatologia Prática

Se você deseja ingressar no curso de Podologia em nível de bacharelado, acesse as ofertas disponíveis no site da Quero Bolsa.

A Podologia é a ciência que estuda a anatomia, fisiologia e patologia dos pés, verificando a saúde das extremidades dos membros inferiores. Ela abrange desde cuidados básicos com unhas e pele até o tratamento de condições mais complexas relacionadas à biomecânica e doenças sistêmicas.

O curso de Podologia é destinado aos estudantes que desejam atuar profissionalmente com técnicas e métodos de cuidados aos pés. Após formado, o podólogo está apto para prestar um atendimento específico para aos pacientes.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre a anatomia e fisiologia dos pés, adquirindo conhecimentos detalhados sobre os ossos, músculos, articulações e sistemas circulatório e nervoso dos membros inferiores. Além disso, estudam as diferentes condições que podem afetar os pés, como calos, calosidades, infecções fúngicas, deformidades dos pés e problemas relacionados à biomecânica.

Além de conceitos teóricos, o curso possui ênfase prática. Os estudantes recebem treinamento em técnicas de corte de unhas, remoção de calosidades, tratamento de infecções e realização de exames de pé. Eles também aprendem a realizar avaliações biomecânicas e a prescrever órteses e suportes, quando necessário.

Além do cuidado direto dos pés, o curso também abrange áreas como aconselhamento sobre cuidados com os pés, saúde e bem-estar, e estratégias para prevenção de problemas futuros.

Os cursos de Podologia geralmente têm duração de dois a três anos e podem ser oferecidos em nível técnico ou superior, dependendo da instituição de ensino. Após a conclusão do processo formativo, os profissionais de Podologia estão qualificados para trabalhar em clínicas especializadas, hospitais, centros de saúde comunitária e em prática privada.

Para isso, a formação em Podologia conta com disciplinas que auxiliam o estudante no desenvolvimento das características e competências do profissional da área, o que inclui, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC):

  • Avaliar a condição da pele e anexos dos pés;

  • Executar procedimentos de limpeza, higienização, tratamento, proteção e manutenção nos pés;

  • Utilizar as técnicas manuais com equipamentos da Podologia;

  • Utilizar as técnicas corretas levando em conta fatores anatômicos e fisiológicos;

  • Aplicar procedimentos de profilaxia do ambiente e dos instrumentos;

  • Promover ações de saúde e cuidados dos pés.

Em nível de graduação, o curso de Podologia é ofertado em grau tecnológico, conhecido como graduação tecnológica. Com uma duração mais curta, geralmente entre dois e três anos, a área acadêmica é projetada para oferecer uma formação intensiva e focada, permitindo que os estudantes ingressem rapidamente no mercado de trabalho.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade