Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Engenharia de Produção na Uninove

  • 56 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 29,90
4

Boa

(13)

Neste momento essa faculdade não é parceira
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Engenharia de Produção na Uninove?

A Engenharia de Produção é uma área multidisciplinar que utiliza técnicas de engenharia, gestão e ciências para otimizar processos produtivos, visando aumentar a eficiência das empresas e melhorar a qualidade de produtos e serviços.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 5 anos

Qual a grade curricular de Engenharia de Produção?

  • Análise das Variações

  • Análise de Dados

  • Análise Matemática para Engenharia I

  • Análise Matemática para Engenharia II

Como é a faculdade Uninove

Avaliação dos Alunos

4

Boa

13 avaliações

  • Empregabilidade
    3,6
  • Estrutura
    3,9
  • Professores
    4,1
  • localização
    4,3

Resumo da faculdade

  • mais de 145.000 alunos matriculados
  • mais de 1.660 docentes
  • 55 cursos de graduação
  • 5 unidades no estado de São Paulo

Dúvidas mais frequentes

Um dos principais diferenciais da Uninove é o seu corpo docente qualificado, formado por professores experientes em suas áreas de atuação. Além disso, a instituição oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Outro destaque da Uninove é a sua infraestrutura moderna e bem equipada, que inclui laboratórios, biblioteca com acervo completo e salas de aula. A universidade também oferece diversos serviços de apoio ao aluno, como orientação profissional, programas de intercâmbio e estágio, e assistência psicológica e social.

Por fim, a Uninove enfatiza a pesquisa e desenvolvimento, com projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A instituição também mantém parcerias com empresas e organizações do setor produtivo, para estimular a aplicação prática do conhecimento produzido em seus laboratórios e salas de aula.

Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a Uninove disponibiliza o portal do aluno, denominado de Central do Aluno Uninove. O ambiente on-line agrupa ferramentas e informações estudantis. Além disso, a instituição conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), voltado para os cursos EaD.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de Engenharia devem ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.

Assim, o aluno de Engenharia de Produção terá disciplinas básicas como cálculo, e depois partirá para as específicas da sua área, como Controle de Produção, Logística e Suprimentos.

A obtenção de qualquer diploma em Engenharia está condicionada à produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e estágio obrigatório supervisionado de no mínimo 160 horas.

O curso de Engenharia de Produção possui duração de cinco anos, período em que o estudante poderá desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância.

No modelo presencial, o aluno realizará as atividades e acompanhará as aulas nas dependências da instituição de ensino, contando, ainda, com acesso à infraestrutura da faculdade, universidade ou centro universitário.

Na modalidade EaD, o curso de Engenharia de Produção é realizado de forma 100% on-line, permitindo que o estudante acompanhe as aulas quando e onde quiser. Além disso, o aluno conta com acesso aos recursos digitais da instituição de ensino, que o auxiliam no decorrer de sua trajetória acadêmica.

O curso de Engenharia de Produção pode ser realizado em nível de bacharelado. Outra alternativa é a pós-graduação na área, que engloba a especialização, MBA, mestrado e doutorado. Vale ressaltar que, para pós-graduar-se, o estudante deve dispor da graduação inicial no curso.

Os programas de pós-graduação em Engenharia de Produção podem abordar uma variedade de tópicos, incluindo otimização de processos, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de operações, design de sistemas de produção, entre outros. Eles também podem incluir aulas teóricas, pesquisas práticas e estágios.

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em outubro, o curso de Engenharia de Produção ocupa a 15ª posição entre as graduações com maior número de beneficiários, que se refere a estudantes que usufruem de bolsas e financiamentos do governo. Ao todo, são 1.929 alunos nessa condição.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Quais são as melhores faculdades de Engenharia de Produção?

Com base nos resultados do Guia da Faculdade 2023, uma avaliação anual realizada pelo Jornal O Estado de S.Paulo (Estadão), em parceria com a Quero Bolsa, veja as faculdades de Engenharia de Produção que foram destaque e conquistaram as melhores notas no último ano.

Instituição Nota Cidade
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) 5 Itapeva (SP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 5 Limeira (SP)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) 5 Itajubá (MG)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) 5 São Carlos (SP)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 5 Rio de Janeiro (RJ)
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Paulo (SP)
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Carlos (SP)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 5 Campinas (SP)

A Engenharia de Produção é uma área multidisciplinar que utiliza técnicas de engenharia, gestão e ciências para otimizar processos produtivos, visando aumentar a eficiência das empresas e melhorar a qualidade de produtos e serviços.

A Engenharia de Produção estuda a aplicação de princípios técnicos para aprimorar a eficiência dos processos de produção e das operações, abrangendo gestão de operações, engenharia industrial e logística, com foco em eficiência, qualidade e design de sistemas de produção.

A faculdade de Engenharia de Produção é uma graduação voltada para formar profissionais aptos a gerenciar processos produtivos em diferentes setores da economia. O objetivo principal do curso é capacitar os estudantes a otimizar a produção, reduzir custos, aumentar a eficiência e a produtividade das empresas.

Durante o curso, os alunos estudam disciplinas relacionadas à matemática, física, química, informática, administração, economia, logística, qualidade, entre outras. O conteúdo teórico é complementado com atividades práticas em laboratórios e projetos integradores que buscam simular situações reais do mercado.

Além disso, a faculdade de Engenharia de Produção também oferece uma visão ampla do mercado de trabalho, já que os profissionais podem atuar em diversos setores, como indústrias automotivas, alimentícias, de construção civil, de tecnologia, entre outras.

Dentre as principais atividades desempenhadas por um engenheiro de produção estão: planejamento e controle da produção, gestão de processos e projetos, gerenciamento de equipes, análise de dados, melhoria contínua, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Por ser um curso bastante completo e com diversas áreas de atuação, a Engenharia de Produção tem se tornado cada vez mais popular no mercado de trabalho. A formação em Engenharia de Produção oferece muitas oportunidades para quem deseja trabalhar com planejamento e gestão de processos produtivos e se destacar no mercado de trabalho.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2021, o curso de Engenharia de Produção ocupa a oitava posição entre os cursos à distância com maior número de matrículas em instituições públicas, totalizando 2.625 alunos.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia de Produção

A faculdade de Engenharia de Produção dura 5 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). O período é distribuído em 10 semestres, totalizando 3.600 horas de formação acadêmica. Durante esse período, os estudantes desenvolvem habilidades técnicas para enfrentar os desafios do setor produtivo com competência e inovação.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade