Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

25 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Qual a diferença básica entre Faculdade e Universidade?

Faculdade é uma palavra oriunda do latim “facultas”, que significa: aptidão para desenvolver algo. Em outra circunstância ela pode significar uma subdivisão de uma universidade.

Já a palavra universidade também provém do latim, mas possui outro significado: “universitas” é a instituição de ensino superior formada por várias faculdades e que possuem vários graus acadêmicos. Desse modo, entende-se logo de início que a universidade é maior que a faculdade.

O ensino superior já é bem antigo. A primeira universidade, segundo historiadores, foi criada na China, antes de Cristo. Porém, ela só foi se desenvolver e tornar-se parecida com as atuais com os persas, no século IV. Já a faculdade foi formada do modo que se conhece hoje em dia com base na antiga Universidade de Paris, que era composta por quatro faculdades: Direito, Medicina, Teologia e Artes.

A primeira instituição de ensino superior no Brasil surgiu no século XVII, em Salvador, na Bahia. Mas ela não foi reconhecida na época como tal. O Colégio dos Jesuítas da Bahia formava profissionais com bacharelado em artes, sacerdotes e engenheiros militares. Essa instituição seguia as características da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora em Portugal. A princípio não existia diferenciação, pois o ensino superior estava ainda se estabelecendo no país, mas com o passar dos anos foi necessário criar nomenclaturas para as diferentes instituições que se desenvolviam.

O modelo de faculdade e universidade depende de cada país. Veja abaixo quais as características das brasileiras.

Diferenças entre Faculdade e Universidade

Estas são as diferenças entres entre faculdade e universidade:

Corpo docente

Universidade

Para a instituição de ensino ganhar o nome de universidade é necessário que pelo menos um terço do corpo docente tenha o título de mestrado ou doutorado. Quanto maior for a titulação dos professores, mais conhecimento e mais pesquisas poderão ser desenvolvidos com os alunos. Além disso, um terço dos professores precisa ter contrato de período integral com a instituição – a chamada dedicação exclusiva.

Faculdade

O corpo docente das faculdades precisa ter no mínimo pós-graduação lato sensu, que oferece títulos inferiores ao mestrado e ao doutorado.

Quantidade de Cursos

Universidade

Para manter o título de universidade, a instituição obrigatoriamente deve oferecer várias atividades de ensino, extensão e pesquisa científica em diferentes áreas do saber. Além disso, a universidade necessita atender à comunidade e aproximar-se dela.

A universidade tem autonomia para criar novos cursos sem pedir permissão ao Ministério da Educação (MEC).

Faculdade

A faculdade, normalmente, concentra-se em um número menor de áreas do saber, ou especializa-se em somente uma área, oferecendo apenas um curso como o setor da saúde ou da economia, por exemplo. Outra diferença apontada é que a faculdade não possui autonomia para criar novos cursos, precisa pedir autorização para o Ministério da Educação (MEC).

Especializações

Universidade

As universidades precisam desenvolver no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para manter essa denominação. Pelo menos um deles deve ser de doutorado. Além disso, podem criar vários programas de pós-graduação lato sensu concomitantemente aos do mestrado e doutorado.

Faculdade

A faculdade não necessita desenvolver programa de pós-graduação, mas se optar por oferecê-lo será de especializações lato sensu.

Tamanho do Campus

Universidade

A universidade necessita de um campus com mais espaço, para que todas as suas faculdades sejam instaladas e os cursos possam se desenvolver de forma coerente com as necessidades dos estudantes. Algumas instituições oferecem restaurantes, museu e alojamento dentro da cidade universitária.

Faculdade

O campus de uma faculdade deve estar de acordo com a realidade da instituição e entende-se que a faculdade não precisa necessariamente ser grande, pois oferece apenas alguns cursos e poucas ou nenhum programa de pós-graduação.

Pesquisa científica

Universidade

Os professores que possuem mestrado e/ou doutorado têm que desenvolver pesquisas científicas com os graduandos da instituição na qual trabalham. Por outro lado, a universidade também exige que essas pesquisas sejam realizadas.

Faculdade

Nas faculdades, o incentivo à pesquisa científica não é muito forte, pois o foco desse tipo de instituição é capacitar os estudantes para a vida profissional apenas e não para a acadêmica como é o caso das universidades.

Você sabia que existiam tantas diferenças entre a universidade e a faculdade brasileira? Conhece outros pontos que as caracterizam? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.