Ingressar em uma universidade é o sonho de muita gente. Depois de anos estudando diferentes disciplinas, seja em casa ou no cursinho, chega a hora de escolher uma profissão para seguir e um dos caminhos para isso é cursar uma graduação.

Se você deseja entrar em uma faculdade, com certeza Vestibular e Enem são as palavras que estão mais presentes neste momento da sua vida. Afinal, depois de escolher qual curso fazer, é por meio desses processos seletivos que as portas das universidades se abrem.

Mas você sabe quais são as diferenças entre vestibular e Enem? O Mundo Vestibular te explica.

 

O que é vestibular?

O vestibular nada mais é do que uma prova para ingressar no ensino superior. Cada instituição elabora o exame e avalia os candidatos de acordo com critérios pré-estabelecidos e publicados em edital. A quantidade de questões, o horário da prova e o formato variam conforme cada universidade.

Os vestibulares podem ser divididos em duas fases com questões objetivas, dissertativas e redação, como é o caso da Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras universidades públicas.

As questões de vestibular abordam os conteúdos programáticos do ensino médio, porém em alguns cursos, como arquitetura e música, são cobradas algumas habilidades específicas. As provas de conhecimento específico servem para avaliar se o candidato possui algumas características que são essenciais para a conclusão do curso e o exercício da profissão. 

Já em outras instituições, como as privadas, é comum que o vestibular seja realizado em apenas uma fase com questões objetivas e uma redação. Mas isso não é uma regra, por isso é importante ficar atento ao edital.

De forma geral, para concorrer a uma vaga no ensino superior, os candidatos precisam concluir o ensino médio, fazer a inscrição do vestibular e se preparar para o exame. Em algumas universidades ainda é possível que os concluintes do ensino médio façam a prova para conhecer o estilo e testar seus conhecimentos.

Leia mais: Saiba o que estudar para o vestibular

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada pelo 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998 que avalia o desempenho dos estudantes e se tornou um dos principais vestibulares para ingressar no Ensino Superior. 

Os candidatos podem usar a nota do exame para concorrer a uma vaga em instituições públicas ou privadas em todo o país e também no exterior. É possível utilizar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, os alunos podem optar por usar a nota do Enem ao invés de realizar o tradicional vestibular em diversas instituições de ensino.

Então qual a diferença entre o vestibular e o Enem?

A diferença está no modelo. O Enem é uma prova de vestibular elaborada pelo Inep e que é aceita em diversos programas e instituições do Ensino Superior. Já os outros vestibulares são elaborados por universidades específicas e destinados aos cursos daquela instituição.

Como é a prova do Enem?

O Enem é realizado em dois domingos e desde 2020 passou a ser aplicado também no formato digital. Ao todo, a prova é composta por 180 questões de múltipla escolha, sendo 45 por área, mais uma redação dissertativa-argumentativa.

No primeiro dia, os candidatos têm 5h30 para escrever um texto dissertativo-argumentativo e responder 90 questões de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira, Espanhol ou Inglês, Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação);
  • Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Já no segundo dia, os candidatos têm 5h para responder 90 questões de:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química);
  • Matemática e suas tecnologias.

Saiba mais: Entenda como é calculada a nota do Enem

Enem Digital e Enem Impresso

Desde 2020 o Enem passou a ser aplicado também em formato digital. Neste novo modelo, os candidatos realizam a prova em uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) sem a necessidade de utilizar papel e caneta. Segundo o Inep, a previsão é que a partir de 2026 a versão impressa seja extinta. 

Por enquanto, os participantes podem optar pela modalidade de prova que achar melhor, mas diferentemente do Enem Impresso, que aceita a participação dos treineiros, o Enem Digital só pode ser feito por estudantes que já concluíram o ensino médio.

Em relação à quantidade de questões e a obrigatoriedade da redação, a prova continua igual à versão impressa.  Além disso, os participantes do Enem Digital não fazem a prova em casa, mas sim em um local selecionado pelo Inep.

Como me preparar para o Enem e outros vestibulares?

Como os vestibulares são a porta de entrada para a universidade, fazer uma boa prova é fundamental para conquistar a tão sonhada vaga, mas a preparação também é uma etapa muito importante. Confira algumas dicas para você arrasar na prova:

    • Dedique-se aos estudos: os vestibulares cobram conteúdos relacionados ao ensino médio, então é fundamental ter uma rotina de estudos e se dedicar para acertar o maior número de questões. Faça um cronograma, liste as matérias que você tem mais facilidade e dificuldade, leia as teorias e faça exercícios;
    • Leia o edital: cada instituição elabora o vestibular de uma maneira diferente, por isso ler o edital com atenção é importante para entender quais os conteúdos e critérios de avaliação, além de conter informações importantes sobre o que levar, a data e o horário da prova;
    • Conheça a prova: baixe as edições anteriores do vestibular que você irá prestar, resolva as questões e faça simulados. Assim, você irá conhecer o estilo da prova e ficará mais seguro no dia do exame;
    • Leia a prova com atenção: no dia do vestibular é natural que você fique ansioso e nervoso, por isso não tente fazer a prova correndo. Respire fundo, leia com atenção e resolva as questões sem pressa.

Onde estudar no Ensino Superior?

Saiba que escolher a faculdade para fazer a sua graduação é uma decisão muito importante que não deve ser tomada de qualquer jeito. Opte por universidades que sejam reconhecidas pelo MEC, que sejam bem avaliadas e que tenham um ensino de qualidade.

A seguir separamos uma lista de universidades que oferecem condições especiais para a sua graduação. Para ingressar, é possível utilizar a nota do Enem ou optar por fazer o vestibular tradicional. Conheça os cursos disponíveis e saiba tudo sobre cada instituição:

E aí, preparado para prestar o vestibular e ingressar no ensino superior no próximo semestre?