Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

PROUNI – TIPOS DE BOLSA – Parte 1

4 de junho de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004. O objetivo do programa, que começou a vigorar em 2005, é conceder bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

O ProUni conta com duas edições anuais, uma para o processo seletivo do primeiro semestre (normalmente em janeiro) e uma para o processo seletivo do segundo semestre, com data de inscrição normalmente divulgada entre maio e junho.

A inscrição do ProUni é feita pela internet, em datas divulgadas semestralmente, e o processo seletivo é totalmente informatizado.

O que é uma bolsa de estudo?

É um benefício concedido ao estudante, na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas.

Qual é a relação entre o ProUni e o Enem?

O Enem é um dos critérios obrigatórios para os candidatos a uma bolsa do ProUni. Só pode se candidatar ao processo seletivo regular do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido a nota mínima divulgada pelo Ministério da Educação e não ter zerado na redação. E é por meio da nota do Enem que são selecionados os estudantes que se encaixam nos critérios do ProUni. Dessa forma, quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma das bolsas parciais ou integrais.

Basta fazer o Enem para ter direito a uma bolsa?

O Enem é apenas um dos critérios. Para ser elegível a uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa e se encaixar em pelo menos um dos critérios a seguir:

  • Ter feito o ensino médio na rede pública, ou na rede privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é necessário cumprir o requisitos de renda).

É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do ProUni?

O ProUni já é um processo seletivo, não há necessidade de prestar o vestibular ou estar matriculado na universidade para candidatar-se a uma bolsa. No entanto, fica a critério da instituição aplicar ou não testes complementares para avaliar os pré-selecionados do ProUni, desde que não cobre nenhum tipo de taxa.

O ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e portadores de deficiência?

Sim, o ProUni reserva bolsas aos cidadãos portadores de deficiência e aos autodeclarados negros, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos negros, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.

Quais são os tipos de bolsa oferecidos?

O ProUni oferece dois tipos de bolsa: integral e parcial. A bolsa integral é destinada a quem tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio por pessoa. E a bolsa parcial, de 50% dos encargos educacionais, é para estudantes que tem uma renda familiar por pessoa de até três salários mínimos por pessoa.

Como calcular a renda familiar por pessoa?

Para calcular a renda familiar e descobrir se você se encaixa no perfil atendido pelo ProUni, é preciso somar todas as rendas brutas das pessoas s família que moram na mesma casa que você. Pai, padrasto, mãe, madrasta, esposo(a), companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmãos e avós são devem ser considerados, desde que morem na mesma residência e componham a renda para mantê-la.

Em seguida, divida o valor dessa renda bruta pelo número de familiares (incluindo você). O resultado é a renda familiar bruta por pessoa (ou per capita).

Faculdades que participam do ProUni

Apenas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem oferecer bolsa de estudos pelo ProUni. Conheça algumas instituições que costumam participar do programa:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

• Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.