Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

SiSU

29 de setembro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O que é o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido com SiSU, é um sistema que seleciona candidatos para vagas de graduação em instituições públicas federais ou estaduais de ensino superior a partir de notas do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010, o sistema de seleção de candidatos é totalmente informatizado e acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e uma no segundo semestre. Na primeira edição de 2013, que aconteceu em janeiro, a modalidade atraiu 3.801.894 candidatos para 129.319 vagas oferecidas em 3.752 cursos de graduação, de 101 instituições de todo o País.

A quantidade de vagas disponíveis varia a cada edição e é determinada pelas universidades participantes. A nota mínima para entrar na universidade pelo SiSU também varia de acordo com o curso escolhido, a quantidade de candidatos, a modalidade de concorrência e o peso atribuído a cada prova do Enem para aquele curso na instituição. 

Qualquer candidato que tenha concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas pode concorrer a uma vaga pelo SiSU, desde que tenha feito o Enem no ano anterior. 

var zflag_nid=”203″; var zflag_cid=”1365661/695294″; var zflag_sid=”11019″; var zflag_width=”468″; var zflag_height=”30″; var zflag_sz=”0″;

Click here

Dúvidas mais frequentes:

Como

participar

Para participar do SISU, o candidato deve, obrigatoriamente ter participando da edição do Enem no ano anterior. O número de inscrição do Enem é usado para a inscrição do SiSU, que é feita no site do sistema. Após preencher alguns dados de inscrição, o candidato ao SiSU deve escolher dois cursos (um para a primeira e outro para segunda opção) na instituição desejada, bem como o tipo de processo seletivo de que fará parte (se vai concorrer às vagas gerais ou a algum tipo de cota).

É também no sistema do SiSU que o candidato pode acompanhar a nota de corte, ver os resultados da primeira e segunda chamada e confirmar o interesse para entrar na Lista de Espera.

Todo o processo seletivo do Sisu é gratuito, não é necessário pagar nenhum tipo de inscrição para participar. Também não é necessário saber as notas do Enem, pois o sistema já faz uma busca e recupera as notas do candidato para seguir com a seleção.

Período

de inscrições

O período de inscrições do Sisu pode acontecer no primeiro ou no segundo semestre letivo. É interessante que o candidato faça a inscrição o quanto antes, por dois motivos. Em primeiro lugar, para poder acompanhar, pelo sistema, as notas de corte dos cursos escolhidos e fazer mudanças na opção, se desejar, para ter mais chances de conseguir uma vaga. Em segundo lugar, por causa dos critérios de desempate: caso tenha exatamente as mesmas notas que outro candidato em todos as provas do Enem, é a antecedência com que fez a inscrição que garantirá uma vaga.

As notas de corte já podem ser consultadas a partir do segundo dia, e as mudanças de opção são permitidas até o último dia de inscrições.

Após o encerramento das inscrições, o sistema fica fechado e os candidatos poderão consultar o resultado final na data informada para a edição daquele semestre.  E após o prazo para os convocados da primeira chamada fazerem a matrícula, é divulgada a segunda chamada do Sisu.

Como

são usadas as notas do ENEM

Com o acesso do candidato ao site do SiSU, as notas tiradas no Enem em todas as provas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação) são automaticamente recuperadas. O peso das notas de acordo com a matéria fica a critério das instituições, e também é calculado automaticamente pelo sistema, o candidato não precisa calcular suas próprias notas.

A partir das notas do Enem, de acordo com o peso atribuído a cada matéria para o curso determinado, e de acordo também com a quantidade de candidatos e o modelo  de seleção (cotas ou não), o próprio sistema já vai calculando as notas de corte e a classificação final.

Vagas

para políticas de ações afirmativas

O Sisu oferece vagas para ações afirmativas, com cotas para diferentes tipos de candidatos. O número, a modalidade e a quantidade de vagas variam de instituição para instituição. Essas vagas específicas podem ser para alunos que vieram de escolas públicas, indígenas, afrodescendentes e portadores de deficiência, para citar alguns tipos.

Ao selecionar o curso, o candidato deve também escolher o tipo de concorrência: ações afirmativas para concorrer a uma vaga das cotas e ampla concorrência para as vagas gerais.

É responsabilidade do candidato certificar-se de que atende aos requisitos solicitados para as vagas de ações afirmativas, bem como providenciar a documentação necessária.

Resultado

O resultado do SiSU é divulgado na data prevista no cronograma daquela adição e pode ser consultado no site do sistema. Após o primeiro resultado, ainda é divulgada pelo Sisu uma segunda chamada aos candidatos pré-selecionados.

Logo após a primeira chamada, o candidato que não foi selecionado pode optar por entrar na Lista de Espera do Sisu. Para isso, deve ficar atento ao cronograma e registrar o interesse no mesmo sistema em que fez a inscrição.

Empate

Para o desempate de notas iguais é seguido o critério de notas e antecedência da inscrição no site na etapa de seleção. O candidato que possuir maior nota nas provas de Redação, Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, nessa ordem, tem preferência na chamada. Se ainda assim houver empate, quem fez a inscrição primeiro fica com a vaga.

Matrícula

Dentro do prazo para matrícula, estabelecido pelo cronograma do SiSU, o candidato pré-selecionado deverá entrar em contato com a instituição para a qual foi selecionado e apresentar a documentação necessária para a matrícula. A documentação varia de instituição para instituição, e deve ser consultada no site, bem como os horários e local da matrícula.

O período de matrícula costuma ser curto, menos de uma semana, e se o candidato pré-selecionado para seu curso de primeira opção não se matricular, perde a vaga e está fora da concorrência. Já os candidatos pré-selecionados para seu curso de segunda opção podem continuar a concorrer a uma vaga no seu curso de primeira opção, independentemente de terem ou não feito a matrícula

Auxílio aos estudantes

selecionados

O Ministério da Educação (MEC) tem alguns programas de assistência social e repassa às instituições alguns recursos para bolsa de auxílio aos candidatos provenientes do Sisu. Cabe à instituição definir os critérios e realizar o processo seletivo para essas bolsas. Portanto, o candidato que for selecionado pelo Sisu e desejar concorrer a uma bolsa auxílio deve procurar mais informações sobre prazos, documentações e critérios na instituição na qual gostaria de estudar ou já foi selecionado.

Estou

inscrito no SiSU, posso me inscrever no Prouni?

Sim, o SiSU e o Prouni são programas federais diferentes que usam o Enem como como critério de seleção. O SiSU seleciona alunos para instituições públicas, enquanto o Prouni concede bolsas parciais e integrais para cursos de graduação na rede privada de ensino superior. É permitido que se candidate aos dois mas, uma vez selecionado, o candidato deve optar por um deles, apenas. 

O candidato que é bolsista do Prouni pode participar do

SiSU?

Sim, o bolsista Prouni pode se inscrever no SiSU, mas no momento que for selecionado deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituiçao pública.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.