Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Como fazer inscrição no Prouni? Descubra agora!

23 de junho de 2023
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas parciais (50% do valor da mensalidade do curso) e integrais (de 100% do valor da mensalidade do curso) em instituições privadas de ensino superior.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

O objetivo do programa é ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.

Os interessados em conseguir uma vaga na graduação por meio do Prouni devem se inscrever pela Internet, no site oficial do programa. Vale destacar que é preciso ficar ligado no período definido pelo Ministério da Educação (MEC), pois os prazos não são estendidos. 

Leia mais:
+ Acompanhamento da Inscrição do Prouni: Confira como fazer!
+ Quem pode se inscrever no Prouni?


Como fazer inscrição no Prouni?

A inscrição no Prouni é totalmente gratuita e acontece no site oficial do programa. Se você está com dúvidas em como fazer o procedimento, confira a seguir um passo a passo que pode te ajudar:

  1. Em primeiro lugar, entre no site oficial do Prouni e clique em “Fazer a inscrição”;
  2. Em seguida, insira o seu CPF e seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano anterior. Esses dados podem ser encontrados no site oficial do Enem;
  3. A página vai mostrar seu resultado do Enem e suas informações pessoais. Confira-as;
  4. O próximo passo é preencher um questionário sobre a sua situação social e a da sua família também;
  5. Escolha, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Vale destacar que, enquanto o processo de inscrição estiver aberto, o candidato pode alterar essas escolhas. Será considerada válida a última inscrição confirmada;
  6. Nessa hora, também é preciso escolher o tipo de bolsa pretendida, ou seja, cotas ou ampla concorrência;
  7. Pronto! Basta confirmar a inscrição e acompanhar as notas de corte!


Quem pode participar do Prouni?

De acordo com o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para se inscrever no Prouni é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter feito a edição mais recente do Enem;
  • Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
  • Ter obtido nota superior a zero na redação do Enem.

Além disso, há condições socioeconômicas, confira:

  • Para bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo;
  • Para bolsa parcial, é preciso comprovar renda mensal per capita de até 3 salários mínimos;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, sendo que para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni. 

Por fim, professores da rede pública de ensino e pessoas com deficiência também podem participar do processo seletivo. Um detalhe: o limite de renda exigido aos candidatos é inválido para aqueles que comprovem trabalhar como professor na rede pública de ensino.

Veja também:
+ Prouni: O que é e como participar
+ Tudo que você precisa saber sobre o Prouni



Como funciona a nota de corte no Prouni?

Nota de corte é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados. No Prouni, a nota de corte de cada curso é atualizada diariamente.

O valor da nota de corte vai variar conforme o número de bolsas disponíveis e o número total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Como conferir o resultado do Prouni?

O resultado do Prouni é divulgado na página oficial do programa e também nas instituições de ensino participantes do processo seletivo. Quem determina a data de publicação da lista de aprovados é o MEC e o candidato pode verificar isso no cronograma do programa.

O Prouni tem quantas chamadas?

O Prouni faz duas chamadas. A cada chamada, os estudantes pré-selecionados têm um período para se matricularem e comprovarem a documentação. Depois disso, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera. Trata-se do preenchimento das vagas que sobraram.

Saiba mais:
+ Prouni: o que é bolsa parcial e integral?
+ Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?



Como funciona a lista de espera do Prouni?

O candidato que não é aprovado na primeira chamada, nem na segunda chamada, ainda tem chances de conquistar uma vaga na faculdade pelo Prouni. Isso porque há a lista de espera. Mas o estudante não participa dela automaticamente, ele precisa manifestar interesse dentro do período estipulado pelo calendário do programa.

O Prouni tem algumas regras para participar da lista de espera. Segundo o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, funciona assim:

  • Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato: não pré-selecionado nas chamadas regulares; e pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.
  • Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, o candidato: não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso; Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso; e pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.


Simulador de nota de corte

Se você pretende se inscrever no Prouni e está ansioso para o resultado, saiba que é possível simular suas chances de conquistar sua vaga dos sonhos. Com um simulador de nota de corte você consegue ter noção da sua situação no programa.

A Quero Bolsa oferece gratuitamente um Simulador de Nota de Corte. E ele vale para o Programa Universidade para Todos (Prouni), quanto para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para utilizá-lo sem pagar nada, clique aqui.

Confira também:
+ Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
+ Prouni Vagas Remanescentes: o que são?


Como estudar para o Enem?

Para conseguir uma vaga no Prouni é preciso prestar o Enem antes. Assim, a prova é super importante para os vestibulandos. A parte mais difícil é estudar para o exame, afinal, ele cobra conteúdos vistos ao longo de todo o ensino médio.

Pensando nisso, a Quero Bolsa desenvolveu um plano de estudos voltado para candidatos do Enem. O material, chamado Plano de Estudos Enem de Boa, reúne os temas mais cobrados no exame. Além disso, o cronograma inclui textos, indicações de vídeo-aulas no YouTube e exercícios com resolução completa.

Para baixar o Plano de Estudos Enem de Boa sem pagar nada, basta clicar aqui e se cadastrar!

Não passei no Prouni, e agora?

Se você não conseguiu uma vaga no ensino superior pelo Prouni, fique tranquilo. Há outras formas de ingressar numa faculdade. Várias das instituições de ensino oferecem condições especiais, como descontos na mensalidade.

Algumas instituições reconhecidas pelo MEC que costumam ter ofertas são:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.