Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Tem Odontologia no ProUni?

Imagem default

Odontologia está entre os cursos mais concorridos das universidades brasileiras, tanto no Sisu quanto nos vestibulares tradicionais. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a profissão é a segunda mais bem remunerada da área da Saúde, ficando atrás apenas de Medicina.

Os dentistas, além de bons salários, têm uma ampla área de atuação e encontram trabalho com facilidade nas capitais e cidades do interior.

Conseguir se formar na área, no entanto, exige muita dedicação. A concorrência nas instituições públicas está sempre entre as mais altas e o valor médio das mensalidades nas faculdades privadas é inacessível para boa parte da população.

Por isso muita gente se questiona se existem programas de incentivo à formação na área. Se tem Odontologia no ProUni, por exemplo.

A resposta é mais do que bem-vinda: tem sim! E você vai como fazer para conseguir uma bolsa de estudos em Odontologia pelo ProUni. Confira!

Como se inscrever no ProUni para Odontologia?

O ProUni abre inscrições duas vezes por ano, no início de cada semestre, nos meses de janeiro e junho. Para não perder a chance de ganhar uma bolsa de estudos em Odontologia, fique atento às datas de seleção divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC)!

Para participar do ProUni, você precisa ter feito o Enem do ano anterior, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação. Também é necessário atender a outros requisitos de escolaridade e renda, que você vai conhecer mais adiante.

Se você cumprir esses requisitos e tiver a pontuação necessária para concorrer no ProUni, basta acessar o site do programa durante o período de seleção. O sistema recupera a nota automaticamente. O processo é totalmente informatizado e gratuito.

Veja em detalhes como participar da seleção para conseguir uma bolsa de Odontologia pelo ProUni:

  1. Acesse o site do ProUni durante o período de seleção.

  2. Informe seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior.
  3. Inclua um endereço de e-mail e o número do seu telefone – eles precisam ser válidos.
  4. Preencha os dados cadastrais solicitados com bastante atenção.
  5. Selecione duas opções entre as vagas disponíveis para o seu perfil de renda. Escolha a faculdade, o local de oferta (cidade, campus, unidade), o turno (a maioria dos cursos de Odontologia é integral), o tipo de bolsa (parcial ou integral) e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
  6. Siga as orientações do sistema e confirme sua inscrição.

O ProUni possui duas chamadas e uma lista de espera. Se você não conseguir entrar na primeira, ainda tem chances de conseguir o benefício na segunda chamada.

Se ainda assim seu nome não aparecer entre os escolhidos, dá para entrar via lista de espera. Mas atenção! Neste caso a participação não é automática. O candidato precisa ficar ligado nas datas, entrar na página do ProUni quando abrir inscrições para a lista e “manifestar interesse”, marcando a opção correspondente.

Que nota eu preciso tirar no Enem para passar em Odontologia no ProUni?

Odontologia é um curso super disputado, mas conseguir uma bolsa nesta graduação pelo ProUni pode ser menos complicado do que você imagina. Com atenção e um pouco de sorte, é possível obter o benefício com uma nota um pouco acima do mínimo exigido.

O segredo é acompanhar de perto o movimento das notas mínimas para concorrer a determinada vaga – as famosas “notas de corte”. Esse acompanhamento pode ser feito no site do Programa durante o período de seleção. Você pode mudar de opção quantas vezes quiser até a data de fechamento das inscrições.

Dependendo da instituição, do turno e da modalidade, as notas de corte podem ser bem altas – em alguns casos chegando a superar os 700 pontos! Em outras instituições é possível conseguir o benefício com pouco mais de 500 pontos.

O segredo para se dar bem é chegar na disputa com uma excelente nota no Enem. Dessa forma você conseguirá uma bolsa sem grandes dificuldades.

Veja a seguir alguns exemplos de notas de corte para conseguir o ProUni no curso de Odontologia.

Exemplos de nota de corte de Odontologia no ProUni

As notas de corte para entrar em Odontologia pelo ProUni variam a cada semestre. Historicamente, têm se mantido no patamar de mais de 700 como máxima e acima de 500 como mínima.

Veja exemplos recentes de notas de corte nas duas modalidades de concorrência:

Ampla concorrência:

  • Nota máxima: 759,02
  • Nota mínima: 550,54

Ações afirmativas (cotas):

  • Nota máxima: 751,58
  • Nota mínima: 518

Quem pode participar do ProUni?

Para concorrer a uma bolsa de Odontologia pelo ProUni o candidato precisa, obrigatoriamente, ter feito o Enem do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Por se tratar de uma iniciativa direcionada a estudantes de baixa renda, o MEC impõe alguns requisitos para conceder bolsas de Odontologia pelo ProUni. Pode concorrer quem:  

  • Não tem diploma de nível superior.
  • Tem renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral e no máximo três salários mínimos para concorrer a uma bolsa parcial.
  • Se encaixa em pelo menos uma das situações a seguir:
    • Fez o ensino médio completo em escola pública.
    • Fez o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral.
    • Fez uma parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola privada como bolsista integral.
    • É pessoa com deficiência.
    • É professor efetivo da rede pública de ensino e está concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há requisitos de renda, mas o curso de Odontologia não se encaixa nessa categoria).

Universidades que têm o curso de Odontologia e participam do ProUni

O número de universidades vagas de Odontologia para o ProUni muda a cada edição. Só existe um jeito de descobrir quais são as instituições que oferecem bolsa nesta graduação: acessando o sistema do ProUni durante a seleção.

Mas você pode ficar tranquilo. O MEC só permite a entrada no ProUni de instituições bem avaliadas – o que garante um curso de qualidade. Veja algumas universidades que participam do ProUni e têm graduação em Odontologia.

Veja também:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai tentar o ProUni para Odontologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.