Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?

23 de novembro de 2023
A imagem representa uma família com as mãos unidas e levantadas em sinal de graças, comemorando o Dia de Ação de Graças nos EUA. A mesa a frente dele está cheia de comida, sucos e decorações outonais como abóboras.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Certamente, se você é daqueles que convive com seriados internacionais, ou foi uma criança que assistia muitos desenhos entre os anos 80 e 2000, sabe como a cultura dos Estados Unidos sempre esteve inserida de uma forma ou de outra no nosso dia a dia. E um dia famoso que apesar de não comemorarmos conhecemos ou ao menos ouvimos falar é o “Dia de Ação de Graças”, o famoso “Thanksgiving”.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Apesar de vermos as mesas cheias de tortas, perus, as famílias norte-americanas reunidas e vários outros clássicos dessa data com os quais nos deparávamos ao ligar a televisão e assistirmos aquele clássico da “Sessão Da Tarde”, será que realmente sabemos o que significa o Dia de Ação de Graças?

Tem ideia de como a data surgiu, o que exatamente é comemorado e quais são as celebrações realizadas? Pois agora, pode conferir todo esse material com calma, que vamos te explicar tudo sobre o tal ‘Thanksgiving’.

Veja também:
+ As 10 datas festivas mais famosas do mundo
+ Cultura Material e Imaterial: o que são, diferenças e exemplos



Origens do Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day, é um feriado muito celebrado nos Estados Unidos, com raízes que remontam aos primeiros colonizadores europeus na América.

A data tem origem numa festa de 1621, em Plymouth, Massachusetts, onde os colonos peregrinos e os nativos americanos compartilharam uma refeição para celebrar a colheita bem-sucedida. Este evento é frequentemente considerado como o “primeiro Dia de Ação de Graças”.

Quando Acontece o Feriado?

O Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos. Esta data foi oficializada pelo presidente Abraham Lincoln em 1863, durante a Guerra Civil Americana, e tornou-se um feriado nacional.

O Significado da Celebração

O Dia de Ação de Graças é um momento para expressar gratidão. Inicialmente, era uma forma de agradecer pelas colheitas e bênçãos do ano, mas hoje, para muitos, é um dia para reunir a família e amigos e refletir sobre as coisas pelas quais são gratos.

Para muitas famílias americanas, é um tempo de reflexão sobre as bênçãos e conquistas do ano que está chegando ao fim, além de ser uma oportunidade para passar tempo com entes queridos. Para outros, é um dia para voluntariado e caridade, refletindo sobre a importância de dar e compartilhar.

Tradições e Costumes

As celebrações do Dia de Ação de Graças são conhecidas por grandes reuniões familiares e banquetes. O prato principal típico é o peru assado, acompanhado de uma variedade de acompanhamentos como molho de cranberry, purê de batatas e torta de abóbora.

Além do banquete, o feriado também é marcado por desfiles, como o famoso Macy’s Thanksgiving Day Parade em Nova York, e jogos de futebol americano.

Dia de Ação de Graças na Cultura Popular

O Dia de Ação de Graças tem um papel significativo na cultura popular americana, retratado em diversos filmes, programas de TV e eventos. Essa exposição ajuda a espalhar o conhecimento sobre o feriado pelo mundo, mesmo em países onde não é oficialmente celebrado.

Vamos rever alguns momentos do Dia de Ação de Graças na TV:

  • Friends
O gif apresenta a famosa cena de Friends onde a personagem Mônica com um peru de Dia de Ação de Graças na cabeça, para animar o personagem Chandler - que em seguida se declara para ela

Esta série icônica é conhecida por seus episódios anuais de Ação de Graças. Um dos mais famosos é o “The One With All the Thanksgivings”, onde os personagens compartilham suas piores experiências de Ação de Graças, incluindo o flashback de Monica usando um peru na cabeça.

  • Gilmore Girls
A imagem apresenta as protagonistas de Gilmore Girls, Rory e Lorelay GIlmore sentadas no café do Luke, e conversando sobre como iriam participar de 4 jantares de Dia de Ação de Graças.

“A Deep-Fried Korean Thanksgiving” é um episódio memorável onde Lorelai e Rory tentam equilibrar quatro diferentes jantares de Ação de Graças. Este episódio destaca a comida, a família e os desafios de equilibrar diferentes compromissos sociais, que devem acontecer em feriados como o Thanksgiving.

  • Modern Family
Na imagem do episódio "Three Turkeys" de Modern Family, temos Phil Dunphy cortando um peru de Dia de Ação de Graças que ele tentou assar enquanto está acompanhado do filho Luke.

Em “Three Turkeys”, Phil tenta provar que é capaz de preparar o jantar de Ação de Graças, enquanto Claire secretamente prepara uma refeição de reserva. Este episódio mistura humor e caos familiar de uma maneira que exemplifica o espírito da série, com a família sempre unida apesar de tudo – o puro significado do Dia de Ação de Graças.

  • How I Met Your Mother
Na iamgem temos o personagem Marshall Eriksen de "How I Met Your Mother", contando que "após comerem o peru ele irá bater no rosto" de seu interlocutor, um hábito que se tornou presente na série neste episódio.

“Slapsgiving” é um episódio onde o humor da série brilha. A tradição do “tapão” é introduzida, acrescentando uma reviravolta única e cômica às festividades do Dia de Ação de Graças.


  • Brooklyn Nine-Nine
Após ficarem presos na delegacia de polícia, os detetives e policiais de Brooklyn 99 comemoram o Thanksgiving - Dia de Ação de Graças, juntos. Na cena eles levantam suas taças e brindam.

A série tem vários episódios de Ação de Graças, incluindo “Lockdown”, onde o esquadrão fica preso na delegacia durante o feriado, combinando o humor peculiar da série com o cenário festivo.


Saiba Mais:
+ 10 acontecimentos da História do Brasil que você precisa entender
+ Qual a importância de estudar História? Entenda!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.