Boletim ENEM

Depois que o furacão Enem passa pelas nossas vidas, quase sempre no mês de novembro, é hora de encarar outro desafio: a espera até a divulgação dos resultados.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Até janeiro, são mais de dois meses de ansiedade, sem ter a menor ideia da nota obtida nas provas. Tudo devido ao complexo modelo de correção adotado pelo Enem.
É uma prova de fogo para quem está na expectativa de disputar uma vaga em universidade pública ou privada, tentar uma bolsa ou financiar os estudos a juros baixos com a ajuda do governo federal.
A nota de cada prova será revelada no boletim de desempenho do Enem, que fica disponível normalmente a partir da segunda quinzena de janeiro. Veja como acessar o documento, as informações que ele traz e o que você vai poder fazer com a nota obtida no Exame!
O que é o boletim do Enem?
O boletim de desempenho do Enem é um documento bem simples, gerado pelo Ministério da Educação (MEC), que traz a pontuação do candidato em cada uma das provas do Enem.
Ele contém as seguintes informações:
- Número de inscrição
- Nome completo do candidato
- Número de CPF do candidato
- Opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Nota de cada uma das provas objetivas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Nota da prova de Redação
- Situação do candidato no dia das provas (ausente ou presente)
- Se houver anulação na prova de redação, o motivo também vem explicado no boletim. Os mais comuns são: não atender ao formato de texto exigido, não atingir o número mínimo de linhas, anulação proposital, etc.
Como acessar o boletim do Enem?
O boletim do Enem só fica disponível para consulta quando o MEC anuncia os resultados – normalmente em meados de janeiro.
Para acessá-lo, basta:
• Entrar na página do participante do Enem.
• Informar seu número de CPF.
• Digitar sua senha. Caso tenha esquecido, não se preocupe. Basta seguir as orientações do sistema para recuperá-la.
Ao entrar na página, você irá encontrar a opção “boletim de desempenho”. É só clicar lá e pronto. Antes o MEC costumava enviar o documento para a casa do candidato. Hoje isso não acontece mais.
Ah, não custa reforçar: o boletim só pode ser acessado pela página do participante do Enem. Não existe outra maneira de obtê-lo.
Quem fizer o Enem como “treineiro” (estudante dos primeiros anos do ensino médio que presta o Exame apenas para se familiarizar com as provas) vai ter que segurar a ansiedade um pouco mais. O boletim só fica disponível 60 dias depois da primeira divulgação oficial.
Para que serve o boletim do Enem?
O boletim do Enem é o seu comprovante de desempenho nas provas. Você pode usá-lo para participar de vários processos seletivos ou para turbinar a nota do vestibular.
Conheça as principais vantagens:
- Para entrar na universidade pública: quem fez o Enem mais recente e tirou nota acima de zero na redação pode concorrer a uma das milhares e milhares de vagas em universidades públicas de todo o país oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para garantir sucesso neste processo seletivo é preciso ter obtido uma boa nota nas provas, já que a concorrência está sempre nas alturas.
- Para conseguir bolsa de estudos: candidatos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação podem concorrer a bolsas parciais e integrais em faculdades privadas em todo o país pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Aqui, além de tudo, será preciso se encaixar em requisitos de renda e escolaridade.
- Para financiar um curso superior: o boletim do Enem também pode ser usado por quem busca uma linha de financiamento a juros baixos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para participar é preciso ter desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010 – quem fez mais de uma edição pode escolher o boletim com melhor desempenho. O FIES também é destinado a estudantes de baixa renda, por isso exige que o candidato se encaixe em alguns critérios socioeconômicos.
- Para complementar a pontuação no vestibular: alguns vestibulares de universidades públicas que não participam do Sisu ou não aderiram totalmente ao sistema oferecem a possibilidade de usar a pontuação obtida no Enem para aumentar as chances de conseguir vaga. Basta apresentar o boletim de desempenho do Enem mais recente e ganhar alguns pontinhos a mais (que valem ouro) na corrida por um espaço no ensino superior. As regras de uso da nota do Enem variam de instituição para instituição e são detalhadas no edital do vestibular.
- Para entrar direto em universidades particulares: estudantes que fizeram o Enem – geralmente vale qualquer edição a partir de 2010 – podem apresentar seu boletim de desempenho em várias instituições privadas de ensino superior e conseguir a vaga desejada na hora, sem ter que prestar vestibular. Esse modelo, simples e rápido, tem se popularizado bastante por todo o país. Cada instituição é livre para definir seus próprios critérios de classificação. Consulte o regulamento na faculdade do seu interesse.
Onde conseguir vaga com o boletim do Enem?
Com o boletim de desempenho do Enem em mãos, o candidato tem um mundo vagas à sua disposição.
Quer estudar em instituições públicas? O Sisu distribui quase 300 mil vagas em mais de 130 universidades por todo o país.
Precisa de ajuda para cursar uma faculdade particular? São milhares de vagas todos os anos, por meio de programas como ProUni, FIES e ingresso direto.
Quer conhecer faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode disputar vaga? Então dê uma olhada nas nossas sugestões a seguir. Nelas dá para estudar com bolsa de estudos, financiar o curso ou entrar somente com a nota do Enem, sem fazer vestibular:
- Faculdades Anhanguera
- Unopar - Universidade Norte do Paraná
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio - Universidade Estácio de Sá
- USJT - Universidade São Judas Tadeu
- Centro Universitário IBMR
- FMU - Centro Universitário
Veja também:
Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?


Gabarito extraoficial do segundo dia do Enem 2023

Gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2023

Enem 2023: veja o Tema da Redação deste ano

Entendendo a Fake News na Redação do Enem

Temas de Redação para o ENEM: Guia Completo

Enem 2023: Local de Prova é divulgado pelo Inep

Esquenta Enem 2023: veja lives gratuitas para se preparar para a prova

Site lança plano de estudos para últimos meses antes do Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.