O que fazer depois da prova do Enem? Confira algumas dicas!

Depois que passa o Enem vem aquela mistura de alívio e ansiedade.
O alívio acontece porque finalmente o candidato concluiu a maratona mais esperada do ano, com 180 questões objetivas e redação em um único fim de semana.
A ansiedade logo bate à porta porque ninguém sabe, exatamente, se vai tirar uma boa nota no Exame e cumprir os objetivos esperados. Entre o fim das provas e a divulgação dos resultados são quase dois meses de espera, unhas roídas e noites mal dormidas.
Se você está nessa situação, veja como tornar a espera mais tolerável e prepare-se para os diversos processos seletivos que virão a seguir.
Veja o que você pode fazer depois que o Enem passa!
Desencane de tentar calcular a nota do Enem
O modelo que o MEC usa para correção das provas do Enem, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), torna impossível descobrir a nota fazendo aquele cálculo simples, pelo somatório de acertos.
A TRI leva em conta o desempenho dos outros candidatos em relação a cada questão, analisa a coerência de cada um, identifica chutes, etc.
Fora que todo ano é uma surpresa ? as notas máximas e mínimas variam a cada edição.
Na prática, não há muito o que fazer depois do Enem. O jeito é aguardar até a data de divulgação dos resultados, normalmente entre o final de dezembro e o começo de janeiro. São quase dois meses de espera mesmo, não tem jeito.
Quando sair o resultado, o aluno terá acesso ao boletim de desempenho individual, que traz as notas de cada uma das quatro provas objetivas e da redação.
Com esse boletim de desempenho em mãos, dá para tentar descolar vaga na universidade dos seus sonhos, obter bolsas de estudos, financiamentos e muitos outros benefícios.
É hora de começar a maratona de processos seletivos que usam a nota do Exame. Conheça os principais a seguir!
Prepare-se para o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas por todo o Brasil. É o primeiro processo seletivo em que você poderá se inscrever logo após a divulgação dos resultados do Exame.
Lá tem oportunidades em tudo quanto é curso: Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia, Veterinária, Artes, Comunicação, Biologia, etc.
Para se inscrever no Sisu basta ter tirado nota maior que zero na redação do Enem mais recente. Mas não pense que é fácil: a concorrência é altíssima. Em cursos mais procurados, só leva a vaga quem tem notas acima de 800 pontos!
O Sisu abre inscrições no mês de janeiro. Também há uma segunda edição, menor, no segundo semestre.
Prepare-se para o ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é para quem quer estudar em universidade privada com bolsa de estudos. O Governo pode pagar o benefício integralmente ou parcialmente (metade do valor). O ProUni começa logo depois do Sisu e é exclusivo para candidatos que atendam aos critérios de formação e renda estabelecidos pelo Ministério da Educação.
A nota mínima para participar é de 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação do Enem mais recente.
O ProUni também é bem concorrido. Cursos como Medicina e Direito podem exigir notas acima de 700 pontos! O processo seletivo acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
Prepare-se para o FIES
Se não rolou vaga no Sisu e no ProUni, quem sabe você pode tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Bancado pelo Governo Federal, o FIES ajuda o estudante a pagar a faculdade e tem uma série de vantagens em comparação com as opções de crédito universitário privado. A taxa de juros é inferior às praticadas no mercado e a dívida só começa a ser quitada depois da formatura, por exemplo.
As inscrições abrem logo após a divulgação dos resultados do ProUni ? normalmente entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. Para participar é preciso atender aos requisitos de renda familiar exigidos pelo MEC e ter feito qualquer Enem a partir de 2010. O desempenho mínimo é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
Consiga vaga em faculdade particular com a nota do Enem
Se a sua ideia é mesmo estudar em faculdade particular, uma boa notícia: muitas delas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso! O processo é rápido e fácil: basta escolher o curso desejado, informar as notas em cada uma das provas e ver se tem pontuação necessária para entrar.
Caso alcance o desempenho exigido, basta levar a documentação e fazer a matrícula. Geralmente as faculdades aceitam as notas de qualquer Enem a partir de 2010, mas isso pode variar de acordo com a instituição. Confira o edital de seleção no local onde você quer estudar.
Veja também:
Como está a expectativa para a divulgação dos resultados do Enem? Vai participar de qual processo seletivo? Conte para a gente nos comentários!


Gabarito extraoficial do segundo dia do Enem 2023

Gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2023

Enem 2023: veja o Tema da Redação deste ano

Entendendo a Fake News na Redação do Enem

Temas de Redação para o ENEM: Guia Completo

Enem 2023: Local de Prova é divulgado pelo Inep

Esquenta Enem 2023: veja lives gratuitas para se preparar para a prova

Site lança plano de estudos para últimos meses antes do Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.