Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Provas

Cadernos de Prova Fuvest 2017

14 de julho de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Você já deve ter ouvido falar que uma das melhores formas de estudar para um exame é fazer simulados. E quanto mais difícil e concorrida for a prova, mais o simulado ajuda, pois mais familiarizado você precisa estar com o modelo de questões e o tempo para respondê-las. Isso sem contar o óbvio: não dá para ir bem se você não estudar todas as matérias pedidas!

Com a Fuvest não é diferente. O vestibular, que tem duas concorridíssimas fases, classifica estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Se você pretende entrar em uma dessas duas instituições – ou mesmo se vai fazer qualquer outro vestibular pelo Brasil e precisa treinar um pouco, prepare-se para baixar todas as provas da Fuvest 2017 e turbinar seus estudos.

Veja a seguir como baixar todos os cadernos de prova e gabaritos da Fuvest 2017. Conheça também alguns exemplos de universidades reconhecidas pelo MEC onde estudar com qualidade!

Sobre o vestibular da Fuvest 2017

Em sua edição de 2017, a Fuvest ofereceu 8.734 vagas para a USP e 120 para a FCMSC-SP . Outras 2.338 vagas da USP foram preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A primeira fase da Fuvest aconteceu no dia 27 de novembro de 2016. A segunda, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017. O resultado foi divulgado no dia 2 de fevereiro de 2017.

Prova da primeira fase da Fuvest 2017

A prova da primeira fase da Fuvest 2017 tem 90 questões objetivas de:

• Biologia

• Física

• Geografia

• História

• Inglês

• Língua Portuguesa

• Matemática

• Química

O prazo máximo dado aos candidatos para resolver todas as questões e passar as respostas a limpo para a folha de respostas é de cinco horas.

A primeira fase da Fuvest é uma grande peneira. Quem não acertar pelo menos 30% da prova (ou seja, 27 questões), fica automaticamente fora da disputa. A nota de corte, menor quantidade de acertos que permite passar para a segunda fase, depende da carreira que o candidato está disputando e, o obviamente, do desempenho de seus concorrentes. Em 2017, a maior nota de corte da primeira fase ficou com Medicina: 69 acertos.

A Fuvest tem cinco modelos de prova para a primeira fase: V, Q, K, X e Z. As questões são as mesmas, mas a ordem é diferente. Tradicionalmente, alguns dias após a primeira fase a Fuvest divulga o caderno de prova do modelo V.

Você pode baixar a prova da primeira fase da Fuvest 2017 aqui.

A gente sabe que rola uma ansiedade e bate aquela agonia de já abrir a prova para espiar o conteúdo. Mas se você vai usar o material da Fuvest para fazer seu próprio simulado, é melhor segurar a onda.

Continue a ler este texto até o final e só depois volte para consultar a prova e o gabarito, combinado?

Para conferir as respostas da primeira fase, acesse Gabarito Fuvest 2017. Lembre-se de verificar as respostas da mesma prova que você baixou, do modelo V (é a primeira da lista de respostas).

Como usar a prova da primeira fase da Fuvest para estudar

Você pode usar a prova da primeira fase da Fuvest para estudar de várias formas. Vamos falar das duas principais:

1. Faça seu próprio simulado

Você não precisa esperar os simulados de seu colégio ou cursinho para estudar para a Fuvest. É perfeitamente possível criar seu próprio desafio usando o caderno de prova, um lugar silencioso e as regras do concurso.

Faça o seguinte: separe cinco horas para a tarefa. Imprima o caderno de prova. Consulte, no site da Fuvest, tudo o que pode e o que não pode usar na hora do Exame. Celular, nem pensar, né? Internet, computador, livros, anotações, cadernos, deixe tudo de lado. No dia da prova você não vai poder usar nem o relógio: é o fiscal de sala que vai avisando quanto tempo falta para acabar a prova. Aqui, não tem problema. Pode consultar as horas no seu simulado.

Procure resolver todas as questões em quatro horas e meia. Reserve meia hora para marcar as respostas no cartão-resposta. No simulado, você não vai ter acesso ao cartão-resposta da Fuvest, mas dá para improvisar um. Muita atenção nessa hora!

Depois, confira o gabarito. Mais do que a quantidade de erros e acertos, fique de olho nas matérias que você ainda não domina, nas que foram fáceis para você, nas que você acertou no chute. Essa análise vai dar boas pistas de como organizar seus estudos daqui para a frente.

2. Estude uma disciplina por vez

Não está a fim de fazer o simulado? Não tem problema. Você pode usar a prova da primeira fase da Fuvest para estudar disciplinas específicas.

Tudo o que você precisa fazer é baixar a prova e localizar as questões da matéria que você quer estudar. Em seguida, basta resolver as questões e conferir o gabarito. Acertou? Ótimo! Se foi fácil para você, dá para deixar esse tema para revisar depois. Se acertou sem muita confiança, vale a pena reforçar o conteúdo. Se errou, procure entender o porquê.

Você pode repetir esse procedimento com provas mais antigas. Assim, dá para estudar a matéria pedida e, de quebra, ainda ficar por dentro dos temas que mais aparecem no vestibular da Fuvest. Que tal?

Prova da Segunda Fase da Fuvest 2017

Na segunda fase da Fuvest, a brincadeira fica mais séria.

São três dias de prova, com duração de quatro horas cada. Os candidatos precisam resolver questões dissertativas e ainda fazer uma redação. Entenda melhor:

• Dia 1: 10 questões de Língua Portuguesa – compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura – e uma redação. Baixe a prova do dia 1.

• Dia 2: 16 questões de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Baixe a prova do dia 2.

• Dia 3: 12 questões, sobre duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo candidato. Baixe a prova do dia 3.

Diferentemente do que acontece na primeira fase, na segunda etapa a Fuvest não divulga um gabarito oficial. Dá até para entender. Como as questões são dissertativas, fica um pouco mais complicado. E tem ainda a redação.

Mas isso não vai impedir você de usar as provas da segunda fase da Fuvest para estudar. Você pode levar suas dúvidas para a sala de aula ou mesmo consultar na internet as correções comentadas por professores de cursinho. No Youtube tem vários deles.

Tenha sempre um plano B

A Fuvest é um dos vestibulares mais difíceis de passar. Em 2017, foram mais de 136 mil inscritos para pouco mais de 8.800 vagas. Muita, muita gente boa fica de fora. Por isso, se não der para passar de primeira, não desanime e tenha um plano B na manga.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você poderá estudar:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Relação candidato vaga da Fuvest 2017

O que achou das provas da Fuvest 2017? Fáceis? Difíceis? Conte sua para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.