Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Sisu 2024: confira o calendário do sistema de seleção

4 de janeiro de 2024
Sisu 2024 - calendário do sisu 2024
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Na última sexta-feira de 2023 (29) o Ministério da Educação (MEC) fez a divulgação do edital do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2024. Segundo a publicação, os estudantes que desejarem garantir uma vaga em uma universidade pública podem fazer a inscrição entre os dias 22 e 25 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 30 do mesmo mês.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Confira neste material todas as informações divulgadas pelo Ministério a respeito do Sisu 2024 e saiba como e em qual período acontecerão as inscrições.

Veja também:
+ Sisu: Saiba o que é e como funciona

+ Como saber se fui selecionado na lista de espera do Sisu?


O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do governo brasileiro gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele foi criado com o objetivo de selecionar estudantes para ingressar em universidades públicas federais e estaduais do Brasil. O processo de seleção é baseado nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Funciona da seguinte maneira: após a realização do ENEM, os estudantes podem se inscrever no SISU e escolher até duas opções de curso, indicando sua preferência. Os cursos são oferecidos por universidades participantes em todo o Brasil, e a seleção é feita com base nas notas do ENEM.

Os candidatos são classificados de acordo com sua pontuação, levando-se em conta também critérios como cotas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, ou autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Edital do Sisu 2024

Segundo a postagem feita pelo MEC, os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

O resultado do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.

Conforme o Ministério já havia anunciado, a partir deste ano, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes.

Ou seja, serão ofertadas vagas para cursos com início de aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, segundo a adesão de cada uma das instituições de ensino superior que aderiram à seleção.

Caso deseje conferir a publicação oficial, basta clicar neste link. E para leitura do edital, clique aqui.


Calendário Sisu 2024

Confira as datas estipuladas para o Sisu 2024:

Cronograma Sisu 2024 

Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024. 
Resultado: 30 de janeiro de 2024. 
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.  
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.


Novidades no Sisu 2024

Além de contar com uma etapa única de inscrição, para ambos os semestre de 2024, neste ano, o Sisu também seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas

Segundo o MEC:

“Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior. ” 

Confira as atualizações da Lei de Cotas:

  • Todos os candidatos vão concorrer primeiro na ampla concorrência, e depois, caso necessário, pelas cotas. Segundo o MEC, primeiramente serão analisadas as notas pela ampla concorrência de todos os candidatos, independente de serem cotistas ou não, e depois, as reservas de vagas para cotas. Antes da mudança, o cotista concorria apenas às vagas destinadas às cotas, mesmo que ele tivesse pontuação suficiente na ampla concorrência.

  • Redução do valor definido para o teto da renda familiar dos estudantes que buscam cota para ingresso no ensino superior por meio do perfil socioeconômico. Antes, o valor exigido era de um salário mínimo e meio, em média, por pessoa da família. Agora, esse valor passa a ser de um salário mínimo.

  • Inclusão dos estudantes quilombolas como beneficiários das cotas, nos moldes do que atualmente já ocorre para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcDs); 

  • Estabelecimento de prioridade para os cotistas no recebimento do auxílio estudantil;

  • Extensão das políticas afirmativas para a pós-graduação;

  • Responsabilidade pelo acompanhamento da política de cotas passa a ser também de outros ministérios além do MEC, como: Igualdade Racial, Direitos Humanos e da Cidadania, Povos Indígenas e Secretaria Geral da Presidência da República.

Sobre as vagas do Sisu 2024

No total, 127 universidades participam do Sisu 2024. Os candidatos poderão concorrer a 264.254 vagas ofertadas para o primeiro e o segundo semestre. 

O MEC aponta que, no caso das vagas disponibilizadas para início no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras: 

• as vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 

• o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e 

• todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. 

Lembrando que para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem oficialmente – sem ser como treineiro -, e não ter zerado a prova de Redação.

Sobre a Lista de Espera

Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de ensino durante o ano inteiro, para preencher as vagas que não sejam ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em entrar na lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.  

Saiba mais:
+ Tudo que você precisa saber sobre o Sisu

+ Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.