Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Como usar a nota do Enem no Sisu? Veja o passo a passo!

10 de outubro de 2018
Quantos pontos são necessários para passar no Enem
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, um programa do governo federal brasileiro que oferece vagas em universidades públicas sem usar o vestibular. Hoje, você vai entender como colocar a nota do Enem no Sisu.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Com inscrições uma vez por ano (desde 2024, o processo seletivo passou a acontecer apenas no começo do ano), o Sisu é totalmente informatizado, e os candidatos não precisam fazer uma prova, pois são classificados pela nota do Enem.

O processo é totalmente gratuito e são várias opções de curso em universidades públicas de todas as regiões do Brasil.

Veja também
+ Fiz o Enem, e agora? Veja como usar sua nota do exame!
+ Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Como entrar no Sisu com a nota do Enem?

Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente com nota acima de zero na redação é o requisito principal para fazer inscrição no Sisu e tentar uma vaga na universidade pública sem precisar passar pelo vestibular.

Isso quer dizer que basta ter feito a prova do ano exatamente anterior ao de abertura de vagas do Sisu. Para ficar claro, quem fez o Enem 2023 pode se inscrever no Sisu 2024, e assim por diante.

Veja também:
Sisu: o que é, como funciona e como participar

Outro critério importante é não ter feito o Enem na condição de treineiro, aquele tipo de candidato que ainda não terminou o Ensino Médio e está fazendo a prova para testar seus conhecimentos.

Cumpriu esses dois critérios? Então está apto para se inscrever no Sisu de forma gratuita, sem pagar nada. Fácil, se inscrever no Enem com a nota do Sisu, não é?

Mais ou menos… As faculdades que oferecem vagas pelo Sisu são algumas das instituições mais concorridas do Brasil, e a aprovação é uma grande conquista para estudantes brasileiros em todos os estados do país. Por isso, se inscrever com a nota do Enem pode até ser simples, mas ser aprovado é o grande desafio.

Como se inscrever no Sisu com a nota do Enem?

A participação no Sisu é feita totalmente pela internet. Durante o período de inscrições, o candidato deve:

  1. acessar o site oficial do programa;
  2. fazer o login na conta gov.br com o número do CPF e senha cadastrados;
  3. escolher até duas opções de curso entre as vagas disponíveis;
  4. escolher a modalidade de concorrência (cotas ou não);
  5. reler e confirmar todos os dados;
  6. enviar a inscrição.

Esqueceu a sua senha da conta gov.br? Não tem problema. Você consegue recuperá-la seguindo o passo a passo:

  1. Clicar no botão “Esqueci minha senha” logo depois de inserir o seu CPF;
  2. Escolher a forma mais fácil para você recuperar (reconhecimento facial, e-mail, sms ou bancos credenciados);
  3. Redefinir uma nova senha.

Apesar de as inscrições do Sisu estarem abertas para todos os participantes do Enem que não tiraram zero na redação, alguns cursos podem pedir notas mínimas para os candidatos. Nesse caso, o sistema do Sisu avisa, na hora da inscrição, qual a nota mínima necessária para participar e se o candidato atende a esse requisito.

+ Veja também: Sisu é a mesma coisa que Enem?

Como o Enem é usado para conseguir vaga no Sisu?

O Sisu é totalmente informatizado. Quando o candidato se inscreve, usando os dados do Enem, o sistema já recupera automaticamente todas as notas obtidas nas provas. Ou seja, quando você se inscreve no Sisu, não precisa lembrar nem digitar as notas que tirou no Enem. É tudo automático.

O sistema do Sisu compara as notas de todos os candidatos e, ao final do período de inscrições, classifica aqueles que tiveram as maiores notas do Enem. A seleção é por curso em determinada universidade, turno e modalidade de concorrência.

Ou seja, ao entrar no Sisu, você está concorrendo com pessoas que querem fazer o mesmo curso que você, na mesma cidade, universidade, período (matutino, vespertino, noturno) e modalidade de concorrência (alunos de escola pública, negros, pardos, indígenas etc.). É como no vestibular: quanto maiores as notas, maior a chance de conseguir uma vaga.

Caso dois candidatos tenham a mesma pontuação no Enem, o sistema do Sisu dá prioridade para quem teve a maior nota na Redação. Se as notas de redação também forem iguais, o que vale é a prova de Linguagens e assim por diante. Os critérios de desempate do Sisu são, nesta ordem:

  1. Redação;
  2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Matemática e suas Tecnologias;
  4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Ciências Humanas e suas Tecnologias.

+ Veja mais: Entenda a diferença entre Sisu e Prouni e veja quem pode participar!

Não fiz o Enem, posso entrar no Sisu?

De acordo com as regras do Sisu, somente candidatos que tenham participado do Enem podem fazer a inscrição e entrar no processo seletivo e disputar uma vaga em universidade pública por esse sistema.

Isso porque a classificação é totalmente automatizada e baseada nas notas do Enem. Quem não fez o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior não pode se inscrever e nem entrar no Sisu.

Saiba mais:
+ Quem não fez Enem pode fazer faculdade?
+ Entrar na faculdade sem fazer vestibular: Veja como!

Fui mal no Enem, será que consigo usar a nota no Sisu?

Sim, você consegue jogar a nota do Enem no Sisu mesmo que ela tenha sido baixa. Você só não pode ter tirado zero na redação. Se não zerou no texto, você está apto a se inscrever.

No entanto, dependendo do curso uma nota baixa não será suficiente para ser aprovado, já que as faculdades públicas são muito concorridas em todos os estados do Brasil. Mas é possível ficar de olho nas notas de corte quando as inscrições abrirem e ver se vai dar para entrar na universidade pelo Sisu.

Ou então procurar as outras opções alternativas de ingresso nos cursos.

Veja mais:
+ Conheça as notas de corte do Sisu
+ Fui mal no Enem, e agora?

Como faço para entrar no Sisu com a nota do Enem?

O Sisu acontece uma vez por ano agora, geralmente no começo do ano em janeiro.

Para entrar no Sisu, você deve ter participado do Enem na edição do ano anterior e fazer a inscrição pela internet, escolhendo duas opções de curso entre as vagas disponíveis.

É importante ficar de olho nos prazos, pois o período de inscrições costuma ser breve. Em uma semana, aproximadamente, as inscrições abrem, encerram e sai o resultado do Sisu.

Para ser aprovado, sua média final tem que estar acima da nota de corte de algum dos dois cursos escolhidos no período de inscrição do Enem. Caso sua nota esteja acima do corte até o final das inscrições, você será aprovado no dia da divulgação do resultado do Sisu.

Existem alternativas ao Sisu para entrar na faculdade?

É bem difícil entrar no Sisu. Se você não conseguiu e não pode mais adiar o sonho de fazer uma faculdade, saiba que há alternativas. Nas faculdades da lista a seguir, você pode estudar com a ajuda de bolsas de estudos, financiamentos, descontos e convênios. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

• Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Sisu: O que é?

E você? Vai tentar uma vaga em universidade pública pelo Sisu? Para qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.