Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Descubra como funciona a lista de espera do Sisu

5 de dezembro de 2019
inscrições sisu 2021
Imagem do autor
Escrito poradmin

Você sabia que o Sisu registra mais de 1 milhão de inscrições a cada semestre? Tais informações são divulgadas anualmente pelo Censo  da Educação Superior. Segundo os dados apresentados, a tendência anual é de crescimento do número de participantes. Diante de tantos candidatos, conseguir uma bolsa se torna difícil, mas não impossível!

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você deseja ingressar em uma universidade pelo Sisu, saiba que você terá diversas maneiras para fazer isso. Logo ao realizar sua inscrição você poderá optar por até dois cursos para conseguir uma bolsa, mas, e se você não for aprovado em nenhum dos cursos selecionados?

Saiba que se você não for aprovado nas chamadas regulares, você ainda terá uma segunda chance para conseguir uma bolsa, se trata da lista de espera. Por meio dela você concorre a vagas ainda não preenchidas, isso acontece por desistência do próprio inscrito aprovado ou por perda do prazo para efetuar a matrícula. É nesse cenário que entra a lista de espera: para garantir que todas as vagas sejam preenchidas e mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Se você deseja conhecer mais sobre como ingressar em uma faculdade no Sisu por meio da lista de espera, descubra, a seguir, como funciona a lista de espera do Sisu.

Veja também:

Sisu: o que é, como funciona e como participar

Como funciona a lista de espera do Sisu

A lista de espera faz parte de duas etapas do processo seletivo do Sisu:

  1. Período de Inscrições
  2. Resultado da Chamada Regular
  3. Prazo para participar da Lista de Espera
  4. Matrícula da Chamada Regular
  5. Convocação dos Candidatos em Lista de Espera

Logo após a divulgação do resultado da chamada regular, o Ministério da Educação (MEC), abre as inscrições para lista de espera. Vale lembrar que a entrada não é automática. Para ser adicionado nesse processo, os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso podem manifestar interesse em participar da listagem.

Para realizar sua inscrição na lista de espera o candidato deve acessar o site oficial do Sisu e, dentro do cronograma, clicar em participar da lista de espera. Após o término do período de inscrição nessa listagem, o MEC compila e entrega esse documento para as universidades convocarem os alunos e preencherem todas as vagas destinadas ao Sisu.

Em outras palavras: ainda há esperança para quem não foi aprovado de primeira no Sisu.

Leia mais: Como funciona o Sisu

O que fazer após se inscrever na lista de espera do Sisu

Após realizar a inscrição na lista de espera, o candidato deve acompanhar a convocação no site da universidade pública. Isso acontece porque cada universidade define suas próprias regras, prazos e procedimentos para preencher as vagas que sobraram da chamada regular do Sisu.

Vamos ver um exemplo? Imagine um candidato que se inscreveu nas seguintes opções de curso da UFRJ:

  • 1a opção: Letras – Português/Italiano
  • 2a opção: Letras – Português/Francês

Ao acessar o sistema do Sisu, descobriu que não foi aprovado de primeira em nenhuma dessas alternativas. Sabendo disso, manifestou interesse em entrar na lista de espera do curso de Italiano. Desse momento em diante, o candidato deve ficar de olho no site de acesso à graduação da UFRJ para verificar as regras, prazos e processos da convocação da lista de espera.

Nas últimas edições do Sisu, por exemplo, a UFRJ realizou cerca de 8 chamadas da listagem em um período de 2 meses. Por isso, é fundamental acompanhar de perto as convocações da lista de espera. As chamadas ocorrem rapidamente!

Quando acontece a inscrição e a chamada da lista de espera?

O período para se inscrever na lista de espera, ocorre após a divulgação dos resultados da chamada regular. No Sisu referente ao 1º semestre, você poderá se inscrever na lista se espera em fevereiro, com a chamada dos candidatos presentes na lista no mesmo mês.

Já no Sisu referente ao 2º semestre, o candidato poderá realizar sua inscrição na lista de espera em junho, com a chamada dos candidatos presentes na lista no mesmo mês.

Leia mais: Como se inscrever no Sisu?

Alternativas para começar uma graduação sem o Sisu

Se você não conseguiu uma vaga pela lista de espera, ou, não conseguiu a pontuação necessária no Enem para o curso de seu interesse, não se preocupe! Saiba que você ainda poderá estudar em uma universidade privada.

As opções de ingresso em universidades privadas incluem o Programa Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e  também descontos próprios de universidades.

Separamos para você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem descontos para diversos cursos e permitem financiar a graduação sem burocracia, ajudando o aluno a entrar no mercado de trabalho rapidamente:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Pronto! Agora você já sabe como funciona a lista de espera do Sisu. Já decidiu qual faculdade fazer? Deixe seu comentário dizendo o nome do curso!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.