Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Estreito de Gibraltar: A Chave Marítima Entre Europa e África

4 de novembro de 2023
estreito de gibraltar
Imagem do autor
Escrito porLivia Giner

Alguma vez você já ouviu falar do Estreito de Gibraltar? Se não, prepare-se! Hoje vamos embarcar numa viagem incrível através deste ponto geográfico fascinante.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Você sabia que existe um lugar onde a Europa e a África se “cumprimentam”? Este é o tal Estreito de Gibraltar, uma passagem de água que tem sido um protagonista silencioso em muitos momentos da história humana. Vamos juntos descobrir mais!

Contextualização Geográfica

Localização e Características

Imagine um corredor de água que liga dois grandes corpos d’água, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. De um lado, temos a Espanha (Europa) e do outro, Marrocos (África). Esse é o Estreito de Gibraltar, um lugar onde dois continentes quase se tocam!

Profundidade e Largura

Este estreito não é apenas um canal superficial. Sua profundidade varia, mas em algumas áreas pode chegar a impressionantes 900 metros. E em relação à largura, em seu ponto mais estreito, são apenas 14,3 quilômetros separando os dois continentes.

Importância Histórica

Ponte entre Culturas

Desde tempos antigos, o Estreito de Gibraltar tem sido uma ponte entre culturas. Ele viu romanos, mouros e muitos outros navegarem por suas águas, buscando comércio, terras ou simplesmente novas aventuras.

Conflitos e Controle

Controlar o Estreito significava poder e influência. Espanha e Reino Unido, por exemplo, tiveram várias disputas pelo domínio desta área. E, até hoje, o território do Rock of Gibraltar é uma questão sensível entre eles.

Leia também:

+ Dicionário de Geografia: Conheça os principais conceitos!

+ Quem foi Milton Santos? Vida, trabalhos e geografia

+ Evite erros mais comuns em Geografia no vestibular

Relevância Econômica e Estratégica da rota comercial

Muitos navios passam pelo Estreito diariamente, tornando-o uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. E não é para menos, pois ele é uma espécie de “atalho” para muitos comerciantes.

estreito de gibraltar

Questões Atuais

O Estreito de Gibraltar, ao longo dos anos, não apenas foi palco de eventos históricos, mas também continua sendo um foco de atenção em questões atuais. 

Uma das principais discussões contemporâneas gira em torno do território do Rock of Gibraltar, um promontório rochoso situado na ponta sul da Península Ibérica. 

Enquanto está sob jurisdição britânica desde o início do século XVIII, a Espanha ainda reivindica sua soberania sobre ele. 

Este desejo de recuperação tem provocado tensões ocasionais entre o país espanhol e o Reino Unido, especialmente quando se trata de assuntos marítimos e direitos de pesca nas águas circundantes.

Além disso, o Estreito tem importância estratégica no que diz respeito à migração. Por ser um dos pontos mais estreitos entre a Europa e a África, muitos migrantes tentam fazer a travessia perigosa para chegar ao continente europeu em busca de uma vida melhor. Este movimento tem gerado debates sobre segurança, direitos humanos e políticas de asilo entre os países.

Outra preocupação atual é o tráfego naval. Sendo uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo, questões relacionadas à segurança, ao meio ambiente e à poluição causada por derramamentos de óleo são constantemente debatidas por países que utilizam essa rota comercial vital.

Todas essas questões fazem do Estreito de Gibraltar não apenas um marco geográfico, mas um ponto de confluência de diversos desafios modernos.

Ecologia e Meio Ambiente do Estreito

  • Biodiversidade Marinha

Além de sua importância geopolítica, a região é lar de uma rica vida marinha. Golfinhos e baleias são frequentemente avistados por lá, tornando-o um local especial para os amantes da natureza.

  • Desafios Ambientais

Mas nem tudo são boas notícias. Com o tráfego intenso de navios, a poluição tem sido um desafio. Além disso, a conservação de sua biodiversidade é crucial para manter esse ambiente vibrante.

Veja mais:

+ Impactos ambientais: o que são, causas e consequências

+ Pólis Grega: criação, formação e evolução

+ Exercícios de Sucessões ecológicas

Curiosidades sobre o Estreito de Gibraltar

Mitologia e Lendas

Quem gosta de histórias antigas vai adorar saber sobre as Colunas de Hércules. Diz a lenda que elas estavam localizadas no Estreito e representavam os limites do mundo conhecido pelos antigos.

Pontos Turísticos

Se algum dia você visitar a região, não deixe de conhecer o Rock of Gibraltar, na Espanha, ou Tânger, em Marrocos. São lugares incríveis com vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.