O que é prova objetiva? Entenda como é e diferenças
“O que é prova objetiva?” Figurinha carimbada no Enem e na primeira fase de muitos vestibulares, a prova objetiva é o exame de múltipla escolha em que o candidato deve escolher entre as alternativas apresentadas qual é a correta. Ela é o primeiro passo que milhões de brasileiros dão rumo a um curso superior que pode mudar suas vidas.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Há quem prefira prova objetiva, outros, prova discursiva e há quem diga que a prova mista é a melhor dos dois mundos. Se você é alguém que quer entender a diferença entre os dois tipos de provas e busca se preparar para realizar uma boa prova objetiva, continue a leitura que este artigo foi feito para você!
O que são questões objetivas?
Uma questão objetiva é aquela que fornece diferentes opções de resposta. Essas questões são comumente encontradas em avaliações, onde o candidato deve escolher uma das alternativas de acordo com as instruções apresentadas no enunciado da pergunta.
O que é prova objetiva?
Prova objetiva normalmente é aquela prova de múltipla escolha, onde as questões incluem alternativas indicando as possibilidades de resposta, dentre as quais, uma única opção responde ao problema apresentado.
Ela também pode ser de somatória, verdadeiro ou falso ou múltiplas assertivas, a prova é objetiva pela estrutura e o modo como a questão é contextualizada e transmitida para a análise do estudante.
O que caracteriza uma prova objetiva?
As provas objetivas são caracterizadas pelas questões com apresentação de alternativas, onde o estudante deve marcar apenas uma correta. Neste tipo de prova, geralmente cada questão apresenta cinco alternativas, alguns processos seletivos optam por quatro, mas nunca mais do que cinco e nem menos do que três opções.
As provas objetivas também podem ser com questões de “verdadeiro ou falso”/“certo ou errado”, quando é assim, diferente da prova de múltipla escolha, podem haver uma ou mais alternativas verdadeiras/certas, bem como todas podem ser falsas/erradas, por exemplo.
Exemplos
A prova com questões objetivas de múltipla escolha é encontrada em quase todos os vestibulares e é o estilo de prova adotado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), destinado para aqueles que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade escolar adequada também adota este tipo de prova.
Diferença entre provas objetivas e discursivas
Enquanto as provas objetivas são aquelas que possuem várias alternativas como resposta e o estudante deve assinalar uma correta, a prova discursiva é aquela que o candidato deve colocar sua resposta por escrito ao que foi perguntado.
Presente na maioria das segundas etapas dos processos seletivos, as provas discursivas demandam mais conhecimento dos estudantes. Neste caso, a resposta deve vir do próprio candidato e de forma clara e objetiva.
Como estudar para a prova objetiva?
O cérebro tem um limite, então estudar tudo de uma vez ou deixar os estudos para última hora não vai te ajudar a sair bem neste tipo de prova. Estude com calma, faça revisões periódicas e tenha notas daquilo que você tem mais dificuldade ou julgue importante para poder revê-las antes da fatídica prova.
Uma das principais formas de estudar para a prova objetiva é por meio de simulados, através deles, você pode visualizar como está o nível do seu conhecimento e se está conseguindo fazer a prova em um bom tempo.
Como fazer uma boa prova objetiva?
Não tem como fazer uma boa prova sem ter descansado bem na noite anterior. Se a prova for no período vespertino, faça um almoço leve, chegue no local de prova com pelo menos 15 minutos de antecedência e vá para sala de aplicação. Confira abaixo mais cinco dicas para mandar bem na prova objetiva:
Dicas para resolver a prova
1 – Leia as questões: Embora possa parecer óbvia, muitos estudantes têm o costume de pular direto para as alternativas sem terminar de ler as questões. Alguns deles consideram as questões tão fáceis, que não fazem uma leitura atenta, pecando pelo excesso de confiança.
2 – Elimine as alternativas incorretas: Em toda prova de múltipla escolha, logo de cara é fácil descartar aquelas que são incorretas. Assim, as eliminando, automaticamente você estará aumentando suas chances de acertar a correta.
3 – Cuidado com as pegadinhas: Atenção para palavras-chave como “ninguém”, “nunca”, “sempre” e “todos”. Esses termos são colocados justamente para confundir a cabeça dos estudantes e uma alternativa que poderia estar correta, é errada pelo simples uso de uma dessas palavras-chave.
4 – Não mude sua resposta: É comum que, ao vermos repetir certos padrões na hora de marcar o gabarito, como “AACA” e “ABAB”, o candidato queira mudar sua resposta. Tenha cuidado, muito provavelmente, você estará desmarcando a alternativa correta.
5 – Responda todas as questões: Por último, mas não menos importante, se o candidato não é penalizado, não deixe de responder todas as questões.
Como otimizar o tempo de prova
Na maioria dos processos seletivos, o tempo é precioso, sendo preciso correr contra ele. Muitos candidatos pecam por não saberem administrá-lo, vem daí a importância de fazer os simulados, sempre que conseguir, por meio deles você pode saber se está administrando bem o seu tempo e onde pode melhorá-lo.
Uma boa estratégia é começar a prova pelo conteúdo que você tem mais afinidade, resolvendo as questões mais fáceis, sobra mais tempo para você quebrar a cabeça com as perguntas mais complexas. Assim, se uma questão está pisando no seu calo, parte para outra e ao final da prova você volta para resolver este problema.
Deixe as questões com textos muito longos para o final, pois é muito provável que elas irão te cansar. Caso você seja uma pessoa metódica, você pode tentar dividir o tempo de prova por área do conhecimento, desta forma você consegue monitorar se está perdendo muito tempo nas questões de rachar a cuca e ainda mantém tudo sob controle.
Você está se preparando para a prova do vestibular, mas ainda não escolheu onde estudar? Abaixo, te apresentamos excelentes universidades reconhecidas e aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) para você dar o pontapé inicial na sua graduação.
Nelas, o ingresso ocorre via processo seletivo próprio, por meio do vestibular com questões objetivas ou pela sua nota do Enem. Você também pode entrar com bolsas de estudo de até 80% de desconto por meio do Quero Bolsa. Confira:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Caso você tenha interesse em cursos a distância também existe a possibilidade de economizar nas mensalidades em diversas instituições. Na UFBRA, por exemplo, há diferentes tipos de formações com valores acessíveis e ingresso simplificado. Clique no link abaixo para saber mais:
Veja também:
+ Formação de palavras: quais são os processos e exercícios
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Resultado Sisu 2024: veja como acessar a lista de aprovados
Resultado do Sisu 2024 é adiado
Resultado do Sisu 2024 é divulgado
Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!
Inscrições do Prouni 2024 já estão abertas; veja como se inscrever
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.