Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

O que significa cada simpatia de Ano Novo?

28 de dezembro de 2023
Na imagem vemos uma moça de branco, com diversas serpentinas redondas caindo. Ela orri, representando que está feliz com a passagem de ano novo e com a realização das Simpatias de Ano Novo
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

As simpatias de Ano Novo são rituais populares realizados com a crença de que podem trazer boa sorte, prosperidade e realizações positivas no ano que se inicia.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Muitas pessoas recorrem a essas práticas como uma forma de esperança e otimismo, buscando influenciar positivamente o futuro e criar uma sensação de controle sobre os eventos vindouros.

A seguir, listamos algumas simpatias de Ano Novo comuns em várias culturas, suas origens e significados. Será que você já realizou alguma delas?

Veja mais:
+ As 10 datas festivas mais famosas do mundo
+ Férias escolares: o que fazer para aproveitar o recesso?


8 simpatias de Ano-Novo – e seus significados

Comer Lentilhas à Meia-Noite

Originária da Itália, a lentilha é consumida na virada do ano como símbolo de riqueza e prosperidade. A forma arredondada da lentilha é associada a moedas, simbolizando dinheiro e abundância no ano novo.

A tradição sugere que quanto mais lentilhas você comer, maior será sua fortuna. Além de ser um costume italiano, essa prática também é adotada em outros países, variando na forma de preparo do prato.

Pular Sete Ondas

Essa simpatia é muito popular no Brasil, especialmente em regiões litorâneas. Tem origens nas tradições afro-brasileiras e cada onda pulada representa um desejo, além de homenagear Iemanjá, a Rainha do Mar, para trazer boa sorte e purificação.

Cada onda é vista como um veículo para levar um pedido aos deuses do mar, especialmente Iemanjá. O ato de pular as ondas simboliza a superação de obstáculos e a busca por renovação e purificação.

Origem Afro-Brasileira: A tradição é influenciada pelo sincretismo religioso no Brasil, onde elementos das religiões africanas se mesclaram com práticas católicas e crenças locais. Iemanjá, no candomblé e na umbanda, é a orixá que rege as águas e é frequentemente associada à proteção e à maternidade.

Aspectos Culturais: Além do aspecto espiritual, pular as ondinhas se tornou um ritual cultural de Ano Novo, praticado por pessoas de diversas crenças e origens. Muitos o veem como uma forma de dar boas-vindas ao novo ano, deixando para trás as energias negativas e buscando positividade e sorte para os próximos doze meses.



Vestir Branco

O costume de vestir branco na virada do ano também tem origens afro-brasileiras e é comum no Brasil. O branco simboliza paz, harmonia e a esperança de um novo começo.

Em alguns lugares, acrescentam-se acessórios coloridos para atrair diferentes sortes, como o vermelho para o amor e o amarelo para a riqueza.

Comer Uvas à Meia-Noite

Esta tradição vem da Espanha. Consiste em comer 12 uvas, uma para cada batida do relógio à meia-noite, representando sorte para cada mês do ano. Algumas pessoas inclusive, guardam as sementes na carteira, para atrair dinheiro e prosperidade. Esse costume também é feito com caroços de romã.

Colocar Dinheiro no Sapato

Essa é uma simpatia de origem desconhecida, mas muito praticada. Colocar dinheiro no sapato simboliza a entrada de riquezas e estabilidade financeira no ano que se inicia.

Embora a origem exata dessa tradição seja desconhecida, ela é praticada em diversas culturas com a mesma finalidade de atrair prosperidade financeira.

Guardar um Louro na Carteira

Guardar uma folha de louro na carteira é uma prática para atrair dinheiro. A folha de louro, desde os tempos antigos, está associada à vitória e sucesso.

A associação do louro com o sucesso e a vitória remonta à Grécia Antiga, onde coroas de louro eram dadas aos vencedores em competições.

Abraçar à Meia-Noite

O abraço à meia-noite, uma prática comum em muitas culturas, representa o desejo de harmonia, amor e conexão com familiares e amigos no ano que começa. A hora de desejar os melhores sentimentos para as pessoas próximas e queridas.

Essas simpatias refletem a natureza humana de buscar esperança e influenciar positivamente o futuro. Elas são uma forma de expressar desejos e intenções, proporcionando uma sensação de renovação e otimismo na virada do ano.

Também temos uma ótima simpatia para você:

Escreva em um papelzinho: “2024 será meu melhor ano como estudante.”

Coloque ele dentro do seu caderno favorito, de forma visível, como um lembrete para dar seu melhor todos os dias.

E se precisar, anote também: “precisou de ajuda, conte com o Mundo Vestibular”. Combinado? Feliz Ano-Novo, pessoal!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.