Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

O que significa cada simpatia de Ano Novo?

28 de dezembro
Na imagem vemos uma moça de branco, com diversas serpentinas redondas caindo. Ela orri, representando que está feliz com a passagem de ano novo e com a realização das Simpatias de Ano Novo
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

As simpatias de Ano Novo são rituais populares realizados com a crença de que podem trazer boa sorte, prosperidade e realizações positivas no ano que se inicia.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Muitas pessoas recorrem a essas práticas como uma forma de esperança e otimismo, buscando influenciar positivamente o futuro e criar uma sensação de controle sobre os eventos vindouros.

A seguir, listamos algumas simpatias de Ano Novo comuns em várias culturas, suas origens e significados. Será que você já realizou alguma delas?

Veja mais:
+ As 10 datas festivas mais famosas do mundo
+ Férias escolares: o que fazer para aproveitar o recesso?


8 simpatias de Ano-Novo – e seus significados

Comer Lentilhas à Meia-Noite

Originária da Itália, a lentilha é consumida na virada do ano como símbolo de riqueza e prosperidade. A forma arredondada da lentilha é associada a moedas, simbolizando dinheiro e abundância no ano novo.

A tradição sugere que quanto mais lentilhas você comer, maior será sua fortuna. Além de ser um costume italiano, essa prática também é adotada em outros países, variando na forma de preparo do prato.

Pular Sete Ondas

Essa simpatia é muito popular no Brasil, especialmente em regiões litorâneas. Tem origens nas tradições afro-brasileiras e cada onda pulada representa um desejo, além de homenagear Iemanjá, a Rainha do Mar, para trazer boa sorte e purificação.

Cada onda é vista como um veículo para levar um pedido aos deuses do mar, especialmente Iemanjá. O ato de pular as ondas simboliza a superação de obstáculos e a busca por renovação e purificação.

Origem Afro-Brasileira: A tradição é influenciada pelo sincretismo religioso no Brasil, onde elementos das religiões africanas se mesclaram com práticas católicas e crenças locais. Iemanjá, no candomblé e na umbanda, é a orixá que rege as águas e é frequentemente associada à proteção e à maternidade.

Aspectos Culturais: Além do aspecto espiritual, pular as ondinhas se tornou um ritual cultural de Ano Novo, praticado por pessoas de diversas crenças e origens. Muitos o veem como uma forma de dar boas-vindas ao novo ano, deixando para trás as energias negativas e buscando positividade e sorte para os próximos doze meses.



Vestir Branco

O costume de vestir branco na virada do ano também tem origens afro-brasileiras e é comum no Brasil. O branco simboliza paz, harmonia e a esperança de um novo começo.

Em alguns lugares, acrescentam-se acessórios coloridos para atrair diferentes sortes, como o vermelho para o amor e o amarelo para a riqueza.

Comer Uvas à Meia-Noite

Esta tradição vem da Espanha. Consiste em comer 12 uvas, uma para cada batida do relógio à meia-noite, representando sorte para cada mês do ano. Algumas pessoas inclusive, guardam as sementes na carteira, para atrair dinheiro e prosperidade. Esse costume também é feito com caroços de romã.

Colocar Dinheiro no Sapato

Essa é uma simpatia de origem desconhecida, mas muito praticada. Colocar dinheiro no sapato simboliza a entrada de riquezas e estabilidade financeira no ano que se inicia.

Embora a origem exata dessa tradição seja desconhecida, ela é praticada em diversas culturas com a mesma finalidade de atrair prosperidade financeira.

Guardar um Louro na Carteira

Guardar uma folha de louro na carteira é uma prática para atrair dinheiro. A folha de louro, desde os tempos antigos, está associada à vitória e sucesso.

A associação do louro com o sucesso e a vitória remonta à Grécia Antiga, onde coroas de louro eram dadas aos vencedores em competições.

Abraçar à Meia-Noite

O abraço à meia-noite, uma prática comum em muitas culturas, representa o desejo de harmonia, amor e conexão com familiares e amigos no ano que começa. A hora de desejar os melhores sentimentos para as pessoas próximas e queridas.

Essas simpatias refletem a natureza humana de buscar esperança e influenciar positivamente o futuro. Elas são uma forma de expressar desejos e intenções, proporcionando uma sensação de renovação e otimismo na virada do ano.

Também temos uma ótima simpatia para você:

Escreva em um papelzinho: “2024 será meu melhor ano como estudante.”

Coloque ele dentro do seu caderno favorito, de forma visível, como um lembrete para dar seu melhor todos os dias.

E se precisar, anote também: “precisou de ajuda, conte com o Mundo Vestibular”. Combinado? Feliz Ano-Novo, pessoal!

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.