Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Profissões

5 profissões para quem quer trabalhar com eventos

14 de dezembro de 2023
A imagem mostra uma cerimonialista e uma assistente de eventos arrumando um salão para uma festa, que aparenta ser um casamento,
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O mundo dos eventos é dinâmico, emocionante e repleto de oportunidades para aqueles que desejam mergulhar em uma carreira que envolve a organização, planejamento e execução de encontros memoráveis.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Se você é apaixonado por criar experiências únicas e tem habilidades para lidar com logística, pessoas e criatividade, o setor de eventos pode ser a escolha perfeita para você.

Neste artigo, exploraremos cinco profissões relacionadas a eventos, cursos superiores oferecem todo o preparatório e as características fundamentais para ter sucesso nesse campo emocionante.

Veja mais:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com pessoas

+ Confira a lista de profissões existentes


5 Profissões para Quem Quer Trabalhar com Eventos

  1. Organizador de Eventos: Os organizadores de eventos são os arquitetos por trás de qualquer reunião bem-sucedida. Eles planejam, coordenam e supervisionam todos os aspectos de um evento, desde a seleção do local até a gestão do orçamento e a contratação de fornecedores.

  2. Produtor de Eventos: Produtores de eventos são responsáveis por garantir que todos os detalhes do evento sejam executados perfeitamente no dia. Eles supervisionam equipes de produção, gerenciam cronogramas e resolvem problemas de última hora para garantir que o evento seja um sucesso.

  3. Cerimonialista: Cerimonialistas desempenham um papel crucial em eventos formais, como casamentos e cerimônias oficiais. Eles coordenam protocolos, etiqueta e garantem que o evento ocorra de acordo com o planejado.

  4. Designer de Eventos: Designers de eventos são mestres da estética. Eles criam ambientes incríveis, escolhendo decorações, arranjos florais e layouts que combinem com a visão do evento e cativem os convidados.

  5. Especialista em Marketing de Eventos: Este profissional é responsável por promover eventos e atrair público. Eles utilizam estratégias de marketing digital e tradicional para aumentar o alcance e a visibilidade do evento.


Cursos para quem quer trabalhar com Eventos

Na imagem vemos uma organizadora de eventos ajeitando uma mesa, colocando o jogo de pratos no lugar. Ela segura um tablet em sua outra mão e está vestida formalmente com um blazer e calça combinando.

Curso Superior de Eventos

Muitas instituições de ensino oferecem cursos de graduação específicos em Eventos, fornecendo uma base sólida em planejamento, gestão e produção de eventos.

Administração

Alguns cursos de Administração oferecem uma ênfase em eventos, onde os estudantes podem adquirir conhecimentos em gestão de eventos enquanto obtêm uma formação mais ampla em administração de negócios.

Turismo

Cursos de graduação em Turismo com foco em eventos são ideais para aqueles que desejam combinar a paixão por viagens com a organização de eventos.

Comunicação Social

Aqueles interessados em trabalhar na promoção e divulgação de eventos podem optar por um curso de Comunicação Social com especialização em Eventos.

Hotelaria

Cursos de Hotelaria geralmente contam com algum tipo de disciplina relacionada a eventos, para preparar os estudantes para gerenciar e hospedar eventos em instalações hoteleiras, pousadas e outros espaços.

Gastronomia

O curso de Gastronomia entre tantas técnicas, também prepara os estudantes para a culinária voltada para eventos, abrangendo desde a elaboração de cardápios especiais até a gestão de cozinhas em eventos corporativos, casamentos, festas e conferências. Essa formação é crucial para criar experiências gastronômicas memoráveis durante eventos.


Características importantes para quem quer trabalhar com eventos

Na imagem, vemos um lindo salão iluminado com luz baixa e de tom azulado, todo arrumado para uma grande festa. Há diversas mesas e cadeiras, com números marcados, e em cada mesa, diversos pratos, talheres e taças. Há arranjos de flores espalhados também.
  • Criatividade: Ser capaz de pensar fora da caixa é fundamental para criar eventos únicos e memoráveis.

  • Habilidade de Comunicação: A capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz com clientes, fornecedores e colegas é essencial.

  • Gestão de Tempo: Eventos têm prazos apertados e múltiplas tarefas a serem realizadas simultaneamente, exigindo uma habilidade excepcional de gerenciamento de tempo.

  • Resiliência: Eventos nem sempre saem como planejado, e é importante ser capaz de lidar com situações imprevistas e manter a calma sob pressão.

  • Paixão pelo Detalhe: Pequenos detalhes fazem toda a diferença em eventos, portanto, a atenção aos detalhes é crucial.

Saiba mais:
+ 5 profissões para quem gosta de organização

+ 5 profissões para quem quer trabalhar com limpeza



Onde estudar para trabalhar com eventos?

Se você gostou da ideia de atuar com eventos e acha que essa ou outras profissões na área podem se encaixar na sua carreira, é hora de estudar e se preparar para esse mercado, tão amplo e dinâmico, mas bastante concorrido.

Confira a seguir algumas instituições de ensino onde você pode estudar e seguir no curso dos sonhos com as melhores condições, incluindo bolsas de estudo com descontos de até 80% no valor das mensalidades. Bom demais, não é?

Confira também:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com música
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com a natureza

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.