Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Universidades

Quais as universidades mais antigas do mundo?

26 de março de 2024
Na iamgem, vemos a faculdade de Évora em Portugal, rperesentando algumas das universidades mais antigas do mundo
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Ao longo da história, as universidades têm sido bastiões do conhecimento, inovação e preservação cultural. Estas instituições não apenas moldaram mentes brilhantes, mas também serviram como pilares para o desenvolvimento de civilizações ao redor do mundo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

As universidades mais antigas do mundo são testemunhas vivas das mudanças sociais, políticas e tecnológicas através dos séculos. Elas oferecem um vislumbre fascinante de como o aprendizado e a educação foram valorizados e evoluíram com o tempo.

Hoje, o Mundo Vestibular vai te levar para conhecer algumas das universidades mais antigas ainda em funcionamento, destacando suas origens, a quem serviam, e as disciplinas que ensinavam. Também faremos uma viagem ao passado para relembrar algumas instituições que, embora não existam mais, deixaram uma marca muito importante na história da educação.

Saiba mais:
+ Confira as 50 melhores universidades do mundo

+ 10 Faculdades mais rápida no Brasil: Veja quais são!


As Principais Universidades Mais Antigas do Mundo

Universidade de Al Quaraouiyine (Al Qarawiyyin)

Universidade de Al Qarawiyyin
  • Fundada em: 859
  • Localização: Fez, Marrocos
  • Acesso: Inicialmente restrita a estudantes muçulmanos, expandiu seu acesso ao longo dos séculos
  • Principais cursos: Teologia, Direito Islâmico, Gramática Árabe, Medicina

A Universidade de Al Qarawiyyin, localizada em Fez, Marrocos, é reconhecida não apenas como uma das mais antigas instituições de ensino superior em funcionamento contínuo do mundo, mas também como a primeira universidade.

Fundada em 859 por Fatima al-Fihri, uma mulher muçulmana devota, a universidade começou como uma mesquita com uma madraça associada, oferecendo educação gratuita a todos que desejassem aprender. Este estabelecimento pioneiro reflete o valor que as culturas islâmicas antigas colocavam na educação e no conhecimento.

Al Qarawiyyin desempenhou um papel crucial no desenvolvimento cultural e acadêmico do mundo muçulmano e além. Ao longo dos séculos, a universidade tornou-se um centro líder para o estudo de ciências religiosas e seculares, incluindo direito islâmico (fiqh), gramática, medicina, matemática, astronomia, química, história, geografia e música.

Sua biblioteca, uma das mais antigas e mais ricas do mundo, abriga coleções raras e valiosas, incluindo manuscritos de notável importância histórica e cultural, como um exemplar do Alcorão do século IX e a obra original de Ibn Khaldun, “Muqaddimah”.

A universidade de Al Qarawiyyin desempenhou um papel vital na interconexão do mundo islâmico com o Ocidente, especialmente durante a Idade Média, quando estudiosos europeus viajavam para Fez para estudar. Essas interações contribuíram significativamente para o Renascimento Europeu, facilitando a transferência de conhecimento, ideias e inovações culturais.


Universidade Ez-Zitouna

Faixada da Universidade Ez-Zitouna
  • Fundada em: 737
  • Localização: Antes: Túnis, Tunísia | Hoje: Montfleury, Tunísia
  • Acesso: Principalmente estudantes muçulmanos
  • Principais cursos: Estudos Islâmicos, Direito, Teologia

A Universidade de Ez-Zitouna, situada no coração de Túnis, capital da Tunísia, é uma das mais antigas instituições de ensino do mundo islâmico e uma peça central do legado educacional e cultural da região.

Fundada em 737, esta prestigiosa universidade foi um farol de aprendizado e conhecimento durante muitos séculos, desempenhando um papel crucial na disseminação da cultura e dos estudos islâmicos. Como um importante centro de estudo religioso e teológico, Ez-Zitouna contribuiu significativamente para a vida intelectual e espiritual da comunidade muçulmana.

Hoje, a Universidade de Ez-Zitouna continua a ocupar um lugar de destaque no panorama educativo da Tunísia, mantendo seu foco na educação islâmica, enquanto também abraça uma variedade de disciplinas acadêmicas. A instituição evoluiu ao longo dos anos, adaptando-se aos tempos modernos sem perder de vista sua rica herança histórica e cultural.

Apesar de sua fundação em 737 depois de Cristo e portanto, sua tentativa de entrar na disputa pelo pioneirismo como universidade mais antiga, esta universidade funcionou por mais de mil anos como mesquita. 

Faculdade de Ez-Zitouna em Tunísia enquanto Mesquita


Universidade de Al-Azhar (Alazar)

Interior da universidade de Al-Azhar
  • Fundada em: 970-972
  • Localização: Cairo, Egito
  • Acesso: Originalmente para estudantes muçulmanos, mas expandiu seu escopo ao longo do tempo
  • Principais cursos: Teologia, Direito Islâmico, Língua Árabe, Medicina

A Universidade de Al-Azhar, localizada na cidade do Cairo, Egito, é uma das instituições de ensino islâmico mais prestigiadas e antigas do mundo. Sua fundação remonta ao ano de 970-972, durante o califado fatímida, inicialmente como uma mesquita dedicada ao ensino de ciências religiosas e seculares.

Com o passar dos séculos, Al-Azhar evoluiu para se tornar uma universidade plena, abrangendo uma ampla gama de disciplinas acadêmicas, mantendo seu status como um centro de aprendizado islâmico. Inclusive, a universidade é singular em sua abordagem à educação, combinando o estudo tradicional do Islã com disciplinas seculares, promovendo um diálogo entre a fé e a razão.

Universidade de Bolonha

Faixada e campus da Universidade de Bolonha
  • Fundada em: 1088
  • Localização: Bolonha, Itália
  • Acesso: Aberto, atrai estudantes de todo o mudno
  • Principais cursos: Direito, Medicina, Artes, Filosofia

A Universidade de Bolonha, fundada em 1088, é reconhecida como a mais antiga universidade do mundo ocidental. Situada em Bolonha, Itália, esta histórica instituição de ensino foi um marco na evolução do sistema educacional europeu, introduzindo o conceito de universidade como um espaço para o estudo e pesquisa independentes.

Inicialmente focada em Direito, a Universidade expandiu seu currículo para incluir uma ampla gama de disciplinas acadêmicas. Sua abordagem inovadora ao ensino superior e sua estrutura acadêmica influenciaram significativamente o desenvolvimento de outras universidades na Europa.

Hoje, a Universidade de Bolonha continua a ser um centro de excelência acadêmica, combinando tradição com pesquisa e inovação.

Universidade de Oxford

Faixada da Universidade de Oxford
  • Fundada em: c. 1096
  • Localização: Oxford, Inglaterra
  • Acesso: Inicialmente para homens, agora aberta a todos
  • Principais cursos: Todas as principais disciplinas acadêmicas

A Universidade de Oxford, com suas origens datando de cerca de 1096, é a mais antiga universidade do mundo anglófono (de língua inglesa). Localizada em Oxford, Inglaterra, destaca-se não só pela sua história rica, mas também por seus inúmeros pioneirismos no campo da educação e pesquisa.

Oxford foi pioneira no desenvolvimento de métodos de ensino tutorial, que permanecem uma característica distintiva de sua abordagem pedagógica. A universidade é composta por uma coleção de colégios autônomos e uma variedade de departamentos acadêmicos, consolidando sua reputação como um centro de excelência em ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Com uma longa tradição de formar líderes em vários campos, Oxford continua a contribuir significativamente para a sociedade global.


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Universidade de Paris (Sorbonne)

Frente e letreiro da Universidade de Paris - Sorbonne
  • Fundada em: c. 1150
  • Localização: Paris, França
  • Acesso: Originalmente clero e leigos, agora aberta a todos
  • Principais cursos: Teologia, Artes, Medicina, Direito

A Universidade de Paris, frequentemente associada à Sorbonne devido à sua histórica localização no Quartier Latin, foi fundada no século XII, por volta de 1150, tornando-se uma das mais antigas universidades do mundo.

Originalmente focada em artes liberais, teologia e direito, ela desempenhou um papel crucial no desenvolvimento intelectual da Europa durante a Idade Média. Após reformas significativas no século XIX e eventos tumultuados em 1968, a universidade foi dividida em várias instituições autônomas.

Hoje, a herança da Sorbonne vive em várias universidades de Paris, incluindo a Sorbonne Université, que mantém o legado da educação e pesquisa interdisciplinar em artes, ciências e humanidades.
.

Universidade de Cambridge

Parte externa e torre da Universidade de Cambridge
  • Fundada em: 1209
  • Localização: Cambridge, Inglaterra
  • Acesso: Inicialmente para homens, agora aberta a todos
  • Principais cursos: Todas as principais disciplinas acadêmicas

A Universidade de Cambridge, fundada em 1209 por acadêmicos que deixaram Oxford após um desentendimento com os habitantes locais, é uma das instituições de ensino superior mais antigas e prestigiadas do mundo.

Localizada em Cambridge, Inglaterra, a universidade é composta por uma variedade de colégios autônomos e departamentos acadêmicos em uma estrutura única que promove intensa colaboração interdisciplinar.

Reconhecida por sua excelência acadêmica, Cambridge tem uma longa história de contribuições significativas para a sociedade, incluindo avanços em matemática, física, engenharia e medicina. A universidade é também um berço de líderes, pensadores e vencedores do Prêmio Nobel, mantendo-se na vanguarda da pesquisa e inovação globais.


Universidade de Salamanca

Frente da Universidade de Salamanca onde há uma estátua
  • Fundada em: 1134
  • Localização: Salamanca, Espanha
  • Acesso: Aberta, com foco inicial em Estudos Bíblicos
  • Principais cursos: Direito, Línguas, História, Medicina

A Universidade de Salamanca, fundada em 1134 e oficialmente reconhecida pelo rei de Leão em 1218, é a terceira universidade mais antiga em operação contínua na Europa.

Localizada em Salamanca, Espanha, destaca-se por sua bela arquitetura renascentista e por ser um dos primeiros estabelecimentos de ensino superior do mundo a estabelecer a cadeira de Estudos em línguas, o que evidencia seu pioneirismo acadêmico.

A universidade desempenhou um papel crucial no período do Renascimento e na formação de líderes e pensadores durante a era da exploração espanhola. Até hoje, mantém sua tradição de excelência em áreas como direito, humanidades e línguas, atraindo estudantes de todo o mundo.



Confira mais:
+ Saiba quais são os 5 cursos mais caros do Brasil


Universidades antigas que já não existem mais

Universidade de Taxila

Universidade de Taxila, onde hoje é o Paquistão
  • Período de atuação: Aproximadamente 5º século a.C. até o 5º século d.C.
  • Localização: Taxila, atual Paquistão

    Considerada uma das primeiras instituições de ensino superior do mundo, oferecia uma vasta gama de matérias, desde filosofia até medicina. A universidade era um centro de estudos budistas e atraía estudantes de várias partes da Ásia.


Universidade de Nalanda

Universidade de Nalanda
  • Período de atuação: Aproximadamente 427 d.C. a 1197 d.C.
  • Localização: Bihar, Índia

    Uma das primeiras universidades residenciais do mundo, Nalanda era conhecida por sua vasta biblioteca e por atrair estudantes e acadêmicos de diferentes partes do mundo. Oferecia estudos em religião, lógica, medicina, entre outros, e foi um importante centro de aprendizado budista.


Outras universidades para você conhecer

Depois de viajar por diversas partes do mundo para conhecer essas universidades históricas, é hora desse Mundo aqui te apresentar outras instituições de ensino – elas são mais novinhas, mas também exercem como ninguém o papel de ensinar e garantir a você um futuro promissor.

Todas as faculdades abaixo são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), e ainda oferecerm as melhores condições para você ingressar no ensino superior, contando com bolsas de até 80% de desconto no valor das mensalidades. Confira:

Confira também:
+ As 10 maiores faculdades do Brasil

+ Conheça as 20 melhores faculdades particulares de São Paulo

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.