Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Escola

Docente e Discente: O que são, tipos e diferenças!

23 de agosto de 2023
Docente e Discente: O que são, tipos e diferenças!
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Se você já leu documentos escolares ou mesmo da faculdade, já deve ter se deparado com o termo “corpo docente”. Até mesmo, com o tal “corpo discente”. Já teve dúvidas sobre o que cada um deles significa? Não se preocupe!

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Preparamos um material completo para te explicar detalhadamente sobre cada um deles e suas diferenças, e também te contar quais são os tipos de pessoas e grupos que se encaixam no termo “docente” e no “discente”. Venha conferir!

Veja também:
+ Licenciatura: o que é, como funciona e como escolher o curso
+ Dia do Estudante: 9 situações pelas quais todo aluno passa – ou já passou


O que é Docente?

Docente e Discente: O que são, tipos e diferenças!

O termo “docente” refere-se a um profissional que exerce a função de ensinar e instruir alunos em um ambiente educacional. Esses profissionais possuem formação acadêmica e habilidades pedagógicas para transmitir conhecimento de forma eficaz.

O docente desempenha um papel crucial no processo educacional, atuando como mediador entre o conteúdo a ser ensinado e os discentes. Seu papel envolve:

  • Planejar e ministrar aulas;
  • Criar atividades e avaliações;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Orientar e apoiar o desenvolvimento dos discentes;
  • Criar um ambiente propício para o aprendizado.

Tipos de Docentes:

Existem diferentes tipos de docentes, cada um atuando em níveis e modalidades de ensino específicas.

Professores da Educação Básica:

Esses docentes atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Eles são responsáveis por ensinar diversas disciplinas e promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.

Professores do Ensino Superior:

Os docentes do ensino superior atuam em universidades e faculdades, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Além de transmitir conhecimento, eles também são responsáveis por conduzir pesquisas e orientar projetos acadêmicos.

Professores de Cursos Técnicos e Profissionalizantes:

Nesse caso, os docentes ensinam habilidades técnicas específicas para formar profissionais em áreas como saúde, tecnologia, gastronomia, entre outras. Seu foco é preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Veja também:
+ Magistério: o que é, como funciona, tipos e salário


O que é Discente?

Docente e Discente: O que são, tipos e diferenças!

O termo “discente” se refere ao indivíduo que está matriculado em uma instituição de ensino e está em busca de conhecimento, sendo o sujeito que participa do processo educativo como aluno ou estudante.

O discente desempenha um papel ativo no processo educacional, participando do aprendizado e contribuindo para o sucesso de sua formação. Seu papel envolve:

  • Participar das atividades propostas pelo docente;
  • Buscar o conhecimento por meio de estudos e pesquisas;
  • Interagir com os colegas para troca de experiências;
  • Demonstrar interesse e engajamento nas aulas;
  • Ser responsável por sua aprendizagem.

Tipos de Discentes

Os discentes podem ser encontrados em diferentes níveis de ensino e modalidades educacionais.

Alunos da Educação Básica:

Esses discentes estão matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Eles estão em processo de formação acadêmica e desenvolvimento pessoal, adquirindo conhecimentos fundamentais em diversas áreas do conhecimento.

Estudantes do Ensino Superior:

Os discentes do ensino superior frequentam universidades e faculdades, buscando aprofundar seus estudos em áreas específicas e se preparando para a carreira profissional de sua escolha.

Aprendizes em Cursos Técnicos e Profissionalizantes:

Nesse caso, os discentes estão matriculados em cursos que visam a capacitação técnica e profissional. Eles adquirem habilidades específicas para ingressar no mercado de trabalho em áreas como saúde, tecnologia, indústria, entre outras.

Diferença entre Docente e Discente

A diferença entre docente e discente está relacionada ao papel que cada um desempenha no contexto educacional:

Docente: O docente é o profissional responsável por ministrar aulas, orientar os alunos e transmitir conhecimentos em uma instituição de ensino. É o professor ou educador. Além disso, possui formação acadêmica na área em que leciona, como licenciatura, graduação, pós-graduação e especializações relacionadas à educação.

Discente: O discente é o aluno ou estudante que participa do processo educacional como sujeito aprendiz. É aquele que busca adquirir conhecimentos e se desenvolver academicamente. O discente está em processo de formação acadêmica, buscando adquirir conhecimentos e habilidades específicas em sua área de estudo.

Importância da Relação Docente-Discente

A relação docente-discente é de extrema importância no contexto educacional, pois desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem.

Essa relação não se limita apenas à transmissão de conhecimentos, mas envolve aspectos emocionais, motivacionais e interpessoais que influenciam diretamente no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

Alguns dos principais pontos que ressaltam a importância dessa relação são:

Aprendizagem Efetiva: Uma relação docente-discente positiva e colaborativa proporciona um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, facilitando o entendimento do conteúdo e a absorção do conhecimento pelos alunos.

Motivação para o Aprendizado: A conexão entre docentes e discentes pode estimular a motivação dos alunos, tornando as aulas mais interessantes e despertando o desejo de se aprofundarem nos estudos.

Apoio ao Desenvolvimento Pessoal: Uma relação saudável entre docentes e discentes pode oferecer apoio emocional aos estudantes, auxiliando-os a lidar com desafios acadêmicos e pessoais.

Melhora do Desempenho Acadêmico: A relação de proximidade e suporte entre docentes e discentes pode resultar em uma melhora no desempenho dos estudantes, pois eles se sentem mais incentivados a se dedicar aos estudos.

Confira também:
+ Qual o salário de um professor?
+ Como se tornar professor? Veja o caminho ideal para você!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.