Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Quem já fez Prouni pode fazer Sisu? Entenda!

8 de janeiro de 2016
Quem já fez Prouni pode fazer Sisu? Entenda!
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são iniciativas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esses dois programas usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos a uma vaga na universidade, mas há diferenças importantes entre eles.

O ProUni oferece bolsas de estudos a brasileiros de baixa renda em faculdades particulares. Já o Sisu usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas.

Se você já é bolsista do ProUni e quer tentar uma vaga em universidade pública, ou pretende fazer o ProUni e o Sisu juntos, descubra a seguir se quem já tem ProUni pode fazer o Sisu também!

Veja também:
+ Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Entenda!

Bolsista do ProUni pode fazer o Sisu?

Para descobrir se o bolsista do ProUni pode tentar uma vaga pelo Sisu, vamos primeiro entender um pouco mais sobre os dois programas.

Sisu

Pode participar do Sisu quem fez o Enem no ano imediatamente anterior, com nota maior do que zero na redação. O Sisu não tem requisitos de renda, escolaridade ou faixa etária

Com isso, qualquer pessoa que tenha feito a última edição do Enem e não tenha zerado na redação é um candidato válido para o Sisu e pode concorrer a uma vaga em universidades públicas sem precisar fazer vestibular.

ProUni

Os requisitos do ProUni são um pouco mais rígidos. Pode participar quem não tem diploma de nível superior, fez o Enem no ano imediatamente anterior e alcançou pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Além disso, para participar do ProUni é obrigatório cumprir pelo menos um dos requisitos a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola particular como bolsista integral.
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo de escola pública de educação básica concorrendo a bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é necessário comprovar requisitos de renda).

As bolsas integrais do ProUni, que cobrem 100% da mensalidade, são para candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais, que cobrem metade da mensalidade, são para candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Todos os estudantes que atendem aos requisitos de participação do ProUni também cumprem, automaticamente, os critérios para inscrição no Sisu. Portanto, quem quiser participar dos dois programas em um mesmo ano, pode. Caso seja selecionado para os dois, terá de escolher apenas um: ser bolsista do ProUni ou estudante de universidade pública pelo Sisu.

Mas quem já tem a bolsa pode tentar uma vaga na universidade pública?

A resposta é sim! Quem já tem uma bolsa do ProUni e cumpre os requisitos de participação (ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação) pode participar do Sisu. Caso seja selecionado para o Sisu, terá que optar entre continuar com a bolsa de estudos ou ingressar na universidade pública.

Isso porque, pelas regras do Ministério da Educação (MEC) não é permitido ter uma bolsa de estudos do ProUni e estar matriculado em uma universidade pública ao mesmo tempo.

E se já tiver finalizado a faculdade pelo Prouni, também pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. Somente o oposto – se inscrever no Prouni após finalizar a faculdade pelo Sisu – é que não é possível.

Saiba mais:
+Como entrar no ProUni com a nota do Enem
+Como entrar no Sisu com a nota do Enem 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.