Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quando sai o resultado do Enem 2023 e como consultar

12 de janeiro de 2024
Veja quando sai o resultado do Enem 2023 e como acessá-lo
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024 na página do participante. E você já sabe como acessar e conferir o seu resultado no exame? Vamos te explicar como!

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A edição do Enem 2023 contou com 71,9% dos inscritos compareceram aos locais de prova contra 28,1% dos ausentes. Se você foi um dos participantes, já descubra quando seu resultado estará disponível!

Veja também:
+ O que fazer depois da prova do Enem? Confira algumas dicas!

+ Como funciona o Enem? Entenda tudo sobre o exame!


Quando sai o resultado do Enem?

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 serão publicados em 16 de janeiro de 2024, uma terça-feira, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em um comunicado oficial.

Além disso, o MEC enfatizou que as notas dos participantes que fizeram o exame para autoavaliação, os chamados ‘treineiros’, serão liberadas em março, um período após a liberação dos resultados gerais.

O MEC também informou que os candidatos poderão acessar o espelho das correções das redações no prazo máximo de 90 dias após a publicação dos resultados. Esta análise é feita levando em consideração as cinco competências estabelecidas na matriz de referência do exame.

A nota máxima possível no Enem é de 1000 pontos. Entretanto, existem critérios que podem levar à pontuação zero, tais como fugir do tema proposto, escrever menos de sete linhas, apresentar trechos sem relação com o tema, desrespeitar a estrutura dissertativo-argumentativa, ou demonstrar desrespeito à seriedade do exame.

Como ver o resultado do Enem?

Para consultar as notas do Enem 2023, os candidatos devem acessar a Página do Participante utilizando o login único da plataforma gov.br.

Se o participante esqueceu sua senha, pode recuperá-la facilmente. Para isso, deve visitar o site acesso.gov.br, inserir o CPF e selecionar ‘Avançar’. Depois, clicar em ‘Esqueci minha senha’, escolher um método de recuperação, preencher os dados necessários e criar uma nova senha.”

Lembrando que a nota oficial do Enem é calculada seguindo o TRI, Teoria de Resposta ao Item, para nivelar o nível das questões e de contabilizar os pontos de forma justa.

Para consultar, basta acessar o portal do candidato pelo site do Enem ou por meio do aplicativo oficial.

Onde posso estudar mesmo sem o Enem?

Existem outras possibilidades além do Enem para ingressar na faculdade. Não sabia? É, o tal do “ingresso direto”. Você pode entrar na faculdade realizando o vestibular próprio de uma instituição de ensino. E existem muitas oportunidades ao se matricular dessa forma.

Aqui no Mundo Vestibular temos instituições parceiras que possibilitam essa forma de ingresso e ainda contam com bolsas de estudo com descontos de até 80% no valor das mensalidades. Conheça abaixo algumas delas:

Saiba mais:
+ Quem pode fazer o Enem? Descubra!

+ Enem: Tudo o que você precisa saber sobre o Exame!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.