Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Possíveis datas do Sisu 2023/2: veja o cronograma do site oficial

Possíveis datas do Sisu 2023/2: veja o cronograma

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal foi atualizado e agora está apresentando possíveis datas para o início das inscrições do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Segundo as datas disponíveis na página do Sisu, as inscrições para o sistema devem iniciar a partir da segunda quinzena do mês de junho. Lá também constam as datas do resultado da chamada regular e do período de matrículas.

Veja também:
+ Tudo que você precisa saber sobre o Sisu

Sobre a divulgação

Ainda não houve nenhuma divulgação oficial do edital com as datas do Sisu 2023/2 no Diário Oficial da União (DOU), que é como o Ministério da Educação (MEC) costuma divulgar o calendário do Sisu.

Por isso, questionamos o MEC sobre as datas divulgadas. De acordo com a assessoria o calendário oficial só será confirmado quando o edital do programa for publicado.

“Não tem como oficializar agora, porque a gente depende do edital. Ele está sendo preparado, deve sair nos próximos dias, a gente não sabe quando que vai sair. Pode ser que sejam essas as datas, mas pode mudar também. O edital está sendo elaborado”, afirmou a assessoria.

Confira o possível cronograma do Sisu 2023/2, segundo as datas disponíveis no Portal Único de Acesso:

Cronograma do Sisu 2023/2

  • Período de inscrições: 19 a 22 de junho
  • Resultado da chamada regular: 27 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 4 de julho
  • Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 10 de julho


Leia mais:
+ Quem pode se inscrever no Sisu?
+ Descubra quais são os cursos oferecidos pelo Sisu



Como funciona o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

A inscrição é feita de maneira totalmente gratuita, e somente pela internet. O sistema faz a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lembrando, que apenas as edições válidas para participar do sistema são contabilizadas.

Ao se inscrever, o candidato escolhe até duas opções de curso entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Quando o resultado foi liberado, aquele participante que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. 



Veja também:
+ Sisu: Saiba o que é e como funciona
+ Como funciona a nota de corte do Sisu


Como entrar na faculdade além do Sisu

Além de utilizar outros programas do governo federal como o Programa Universidade para Todo (Prouni), ou o Financiamento Estudantil (Fies), também é possível ingressar diretamente pela instituição de ensino, desde que ela seja reconhecida pelo MEC e tenha boas avaliações.

Separamos algumas instituições nas quais você pode estudar com desconto de até 80% no valor das mensalidades, reconhecidas pelo MEC e possuem excelentes notas em seus cursos oferecidos. Confira:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.