Veja qual é o tempo de prova que você terá no Enem 2020
Quem está de fora pensa que é fácil responder 90 questões objetivas em poucas horas e ainda elaborar uma redação perfeita.
Isso sem contar outros procedimentos básicos que tomam um tempo considerável.
Não é à toa que a gente ouve tanto por aí que, para fazer um bom Enem, a pessoa precisa estar física e intelectualmente preparada. Estamos falando de uma verdadeira maratona do conhecimento!
Mas você tem ideia de como precisa ser rápido para responder tudo? A seguir, veja qual é o tempo de prova do Enem 2020.
Tempo de prova do Enem 2020
O tempo do Enem parece longo, mas não se engane: é na verdade bem corrido!
Entenda por quê:
No primeiro dia, os candidatos terão cinco horas e meia para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a famigerada Redação.
No total, são 330 minutos para resolver 90 questões longas e interpretativas, elaborar a redação, revisar, passar o texto a limpo e ainda preencher o gabarito, com todo cuidado para não errar.
Se a gente reservar uma hora para a redação e 10 minutos para o preenchimento do gabarito, sobram 260 minutos para as provas objetivas.
Como as provas têm 45 questões cada uma ? totalizando 90 ? cada candidato terá, em média, menos de três minutos (2,88 minutos, para ser exato) para responder cada uma.
No segundo dia, que traz as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os candidatos terão cinco horas no total.
Reservando 10 minutos para preenchimento do gabarito (o que já é apertado), sobram 290 minutos ? ou seja, 3,2 minutos para resolver questões complexas e que requerem raciocínio lógico de matemática, química, física e biologia.
Se o candidato quiser fazer uma pausa para o lanche ou ir ao banheiro, o tempo vai seguir correndo normalmente.
O que na teoria parecia tempo suficiente, na prática de repente ficou escasso, não é? A seguir, a gente mostra como driblar esse problema!
Como melhorar o tempo de prova do Enem 2020
Só existe uma maneira de resolver todas as questões, escrever a redação e ainda preencher o gabarito do Enem dentro do prazo: treinando!
O exame tem questões que precisam pensamento rápido e tomada de decisão consciente. Isso se desenvolve fazendo provas simuladas com tempo cronometrado.
Usando as provas anteriores do Enem e o cronômetro de um celular, observe quanto tempo você precisa para fazer tudo sem se estressar. Caso precise ir ao banheiro ou parar para um café, deixe o relógio correndo.
Depois, tente melhorar sua performance resolvendo as prova com um tempo ainda menor. Que tal baixar o período total para quatro horas e meia?
No decorrer dos estudos, com certeza você vai agilizar o desempenho e chegar ao dia dos exames totalmente em forma.
Se puder, faça também os provões simulados oferecidos pelos cursinhos.
Não se esqueça de que até o preenchimento do gabarito requer certa destreza ? por isso, um treinamento antecipado não vai fazer mal a ninguém.
Quais são os horários de prova do Enem 2020
Os horários são importantíssimos para o Enem, e a organização segue tudo ao pé da letra.
Portanto, quadruplique a atenção.
A abertura dos portões acontece às 12h e o fechamento se dá às 13h em ponto ? nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. Cidades das regiões Norte e do Centro Oeste que têm fuso diferenciado devem seguir o horário de Brasília.
- No primeiro dia de Enem 2020, as provas começam às 13h30 e se encerram às 19h.
- No segundo, começam às 13h30 e terminam às 18h30.
Quando bater o sinal de encerramento, o fiscal de sala vai recolher o material e candidato nenhum terá tempo adicional para preencher o gabarito ou passar a redação para a folha de respostas oficial.
Cada sala terá um marcador de tempo e é importantíssimo ficar alerta a ele. Caso contrário, pode custar uma desclassificação imediata!
As datas do Enem 2020
A pandemia de Covid-19 empurrou as provas do Enem para janeiro de 2021!
Este ano vai ser assim:
- 17 e 24 de janeiro ? provas do Enem impresso.
- 31 de janeiro e 7 de fevereiro ? provas do Enem digital.
Ambos terão o mesmo tempo de prova, mas os candidatos que vão fazer o digital têm uma pequena vantagem: vão escrever a redação direto no computador, sem a necessidade de ter de passar o texto a limpo! Os gabaritos também serão digitais, o que facilita bastante o preenchimento e eventual correção.
A partir do dia 17 de dezembro, os inscritos já podem acessar o cartão com o endereço dos locais de prova.
Os resultados estão previstos para sair no final de março de 2021.
Entre na faculdade com a nota do Enem 2020
Em 2021, estão previstos vários processos seletivos que usam a nota do Enem.
O primeiro é o ingresso direto, que permite entrada em faculdade privada com a nota de qualquer Enem a partir de 2010, sem precisar passar por vestibular.
Depois vem o Sisu, um dos mais concorridos, que abre acesso às vagas em universidades públicas. Só participa quem fez o Enem mais recente e não zerou a redação.
Na sequência tem o ProUni, para quem pretende obter uma bolsa de estudos em faculdade privada e, por fim, o FIES, para quem busca uma maneira mais econômica de financiar os custos de um curso superior.
Todos os processos seletivos que usam o Enem têm boas faculdades à disposição, algumas muito bem avaliadas pelo MEC e pelo mercado de trabalho.
Veja alguns exemplos do que você vai encontrar no ProUni, ingresso direto e FIES:
Exemplos de Linkagem:
Veja também:
Entenda o que é nota de corte e pra que ela é usada
O que achou do tempo de prova do Enem 2020? Conte para a gente se você está estudando com o cronômetro do lado!
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Resultado Sisu 2024: veja como acessar a lista de aprovados
Resultado do Sisu 2024 é adiado
Resultado do Sisu 2024 é divulgado
Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!
Inscrições do Prouni 2024 já estão abertas; veja como se inscrever
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.