Vagas remanescentes SISU 2017
Participou do Sisu 2017 e não conseguiu aquela vaga tão sonhada? Pois não perca as esperanças ainda – o MEC vai dar uma nova chance a você.
Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Sisu, aquelas que, por motivos diversos, não foram preenchidas na chamada regular.
Se você participou do processo seletivo esse ano, ainda dá tempo de correr lá no sistema e se inscrever. É bem fácil, mas exige uma certa dedicação do candidato.
Veja a seguir tudo o que é preciso fazer para concorrer a uma vaga remanescente do Sisu 2017!
O que são as vagas remanescentes do Sisu 2017?
Você deve estar se perguntando: “mas o Sisu não acabou no dia 30 de janeiro? Como é possível concorrer a mais vagas?”.
É que no Sisu, depois da classificação, vem o processo de matrícula. Nesse meio tempo, várias vagas que foram ocupadas na primeira chamada vão ficando disponíveis novamente por motivos diversos: o aluno não fez a matrícula, preferiu ir estudar em outra faculdade, não apresentou a documentação necessária, etc.
Por isso, as vagas não ocupadas voltam com um nome novo: remanescentes.
É aqui que a esperança de milhares de candidatos que não conseguiram entrar no Sisu reacende.
Como concorrer a uma vaga remanescente do Sisu 2017
Para entrar na disputa por uma vaga remanescente é preciso, antes de mais nada, ter feito o Enem 2016 e ter participado do Sisu 2017. Quem perdeu o período de inscrição do processo seletivo (de 24 a 29 de janeiro) só vai poder tentar de novo no segundo semestre.
Agora, quem participou do Sisu 2017 e não conseguiu vaga na primeira opção de curso, já pode cruzar os dedos. As inscrições para a lista de espera abriram no dia 30 de janeiro e seguem até o dia 10 de fevereiro.
Para participar é preciso entrar no sistema e confirmar interesse. Veja como é fácil:
• Acesse o site do Sisu.
• Informe seu número de inscrição e senha do Enem 2016.
• Acesse seu boletim de desempenho e clique na opção “manifestar interesse em participar da lista de espera”.
• Aguarde a confirmação do sistema e pronto.
Só pode participar da lista quem não conseguiu vaga na primeira rodada do Sisu ou entrou na segunda opção de curso. A disputa só vale para disputar lugar na primeira opção de curso feita pelo candidato –não dá para mudar de curso nem escolher qualquer outra opção.
Divulgação do resultado das vagas remanescentes do Sisu 2017
Aqui está uma das grandes pegadinhas das vagas remanescentes do Sisu: o sistema não divulga o nome dos candidatos convocados em lista de espera. Para saber se ganhou uma das vagas disponíveis, o candidato precisa entrar em contato diretamente com a instituição de ensino.
Em outras palavras, quem entrar em lista de espera precisa ficar ligado nas divulgações que a instituição irá fazer. Faça contato frequentemente com o local escolhido (ligue para lá ou acesse o site). Isso precisa ser feito com uma boa frequência (diariamente, se possível) para não perder o período de matrículas caso seja chamado.
É importante não baixar a guarda nem um minuto. Isso pode garantir sua vaga em faculdade pública ainda esse semestre!
E se não conseguir uma vaga remanescente no Sisu 2017?
Se não rolar vaga no Sisu, paciência. O segredo é não desistir. Ainda tem outros processos seletivos que vão rolar, como:
• FIES – Com o FIES dá para financiar a juros baixos um curso de graduação em universidade particular bem avaliada pelo MEC. O prazo para pagamento é longo e só começa a valer depois da formatura. O benefício está disponível para candidatos que apresentem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, tenham feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido, pelo menos, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
• Sisu – quem não conseguiu vaga remanescente pode tentar o Sisu novamente no ano seguinte. Para participar da é preciso ter feito o feito Enem mais recente e apresentar nota acima de zero na redação.
• ProUni – O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos em faculdades privadas. Para se inscrever é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem mais recente, além de atender aos requisitos de escolaridade e renda.
• Ingresso direto em faculdade particular – Uma maneira rápida e eficaz de começar o ano estudando é tentar ingresso direto em faculdade particular. Aqui basta apresentar a nota do Enem e, caso atenda os requisitos mínimos da instituição desejada, correr para fazer a matrícula. Essa modalidade não possui limites de renda.
Conheça alguns locais onde dá para entrar dessa forma:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
E se não rolar de conseguir bolsa do ProUni ou financiamento do FIES, não desista. Nas faculdades que acabamos de listar você encontra diversas facilidades, como parcelamento das mensalidades, descontos, convênios e até bolsas de estudos.
Veja também:
Como usar o FIES para pagar a faculdade
Vai tentar uma vaga remanescente do Sisu? Conte para a gente nos comentários!
Resultado do Sisu 2024 é adiado
Resultado do Sisu 2024 é divulgado
Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!
Inscrições para o Sisu 2024 estão abertas; veja como participar
Sisu 2024: confira o calendário do sistema de seleção
Sisu Medicina: confira quais as notas de corte
Quais faculdades participam do Sisu 2023?
Sisu 2023/2: como se inscrever no Sisu?
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.