Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Saiba mais sobre fazer uma faculdade pública a distância

25 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Sabia que várias faculdades públicas já oferecem cursos a distância? Sim, isso significa que é possível desfrutar da flexibilidade de horários do EAD, cortar os custos com transporte e receber um diploma igual ao de um curso presencial sem pagar mensalidades!

Pode até parecer bom demais para ser verdade, mas é uma possibilidade real ao seu alcance — basta se informar e garantir sua vaga.

Quer saber o que é preciso para estudar a distância em uma faculdade pública e encontrar instituições que oferecem cursos EAD em todas as regiões do País? Confira a seguir!

Veja também:

+ Saiba como fazer uma faculdade a distância gratuita

Como fazer uma faculdade pública a distância

O primeiro passo para fazer uma faculdade pública a distância é encontrar uma instituição que ofereça essa modalidade de ensino e tenha um polo de apoio presencial em sua região.

Isso porque, mesmo na faculdade a distância, é preciso comparecer periodicamente ao polo de ensino para realizar provas, seminários, apresentação de trabalhos e aulas práticas.

A frequência desses encontros presenciais varia conforme o curso e a instituição de ensino — pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

Depois de encontrar uma instituição pública que ofereça a graduação que você quer cursar a distância, é hora de se informar sobre o processo seletivo (vestibular).

Na maioria das faculdades existe um vestibular exclusivo para o ensino a distância e o cronograma pode ser consultado no site de cada instituição. Em muitos casos, também é possível usar a nota do Enem para ingressar de forma direta.

Conheça faculdades públicas que oferecem graduação EAD

Veja agora opções de faculdades do governo onde você pode fazer uma graduação a distância sem gastar um centavo com mensalidades:

Região Centro-Oeste

  • Universidade Federal de Mato Grosso

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Região Nordeste

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

  • Universidade Estadual do Ceará

  • Universidade Federal da Paraíba

  • Universidade Federal de Pernambuco

Região Norte

  • Universidade Federal do Amazonas

  • Universidade Federal do Pará

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

  • Universidade Federal do Amapá

Região Sudeste

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Universidade Federal Fluminense

  • Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo

  • Universidade Federal do Espírito Santo

Região Sul

  • Universidade Federal do Paraná

  • Universidade Federal de Santa Catarina

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alternativas à faculdade a distância gratuita

Embora o ensino a distância comece a ganhar espaço nas universidades públicas, a maior oferta de vagas ainda se concentra na rede privada.

Na prática, isso significa que é muito mais fácil encontrar uma faculdade particular a distância que possua um polo de ensino em sua região.

Além disso, muitos cursos só são oferecidos a distância por instituições privadas, como Fisioterapia, Estética, Engenharia Civil e Enfermagem.

Sem falar que é muito mais difícil entrar em uma faculdade pública, logo, quem não consegue pode estudar em uma instituição privada a preços acessíveis.

A boa notícia é que é possível fazer uma faculdade particular a distância pagando muito pouco ou até mesmo de graça. Quer saber como?

Descontos, financiamento e bolsas na rede privada

Muitas faculdades particulares oferecem a seus alunos facilidades como bolsas de estudo, descontos e financiamento estudantil sem burocracia, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

Geralmente as bolsas são concedidas aos estudantes que têm melhor desempenho no processo seletivo (vestibular) interno de cada instituição.

Já os descontos podem ser para o pagamento da mensalidade até certa data do mês, para quem está fazendo a segunda graduação ou resultantes de convênios com empresas e associações, entre outras possibilidades.

Uma boa alternativa para quem tem um orçamento apertado é financiar uma parte das mensalidades para começar a pagar só depois da formatura, a juros baixos (financiamento estudantil).

Como os cursos EAD já costumam ter mensalidades mais baratas que a graduação presencial, com uma bolsa, desconto ou financiamento, o valor fica muito reduzido e cabe em qualquer bolso!

Onde estudar a distância

Agora você confere algumas faculdades particulares reconhecidas pelo MEC que oferecem diversos cursos a distância.

São instituições que têm polos de ensino em vários municípios e contam com programas próprios de descontos, bolsas de estudo e financiamento estudantil facilitado.

Vale a pena entrar em contato agora mesmo para saber mais sobre a faculdade que você quer fazer:

Veja também:

Entenda como funciona uma faculdade a distância

Faculdade de Enfermagem a distância

Depois de conferir todas as informações sobre fazer uma faculdade pública a distância, deixe sua opinião nos comentários: por que você prefere o formato EAD?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.