Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Boletim Enem: confira o seu resultado

4 de maio de 2017
boletim enem
Imagem do autor
Escrito porRedação

Depois que o furacão Enem passa pelas nossas vidas, quase sempre no mês de novembro, é hora de encarar outro desafio: a espera até a divulgação Boletim Enem e dos resultados do exame.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Até janeiro, são mais de dois meses de ansiedade, sem ter a menor ideia da nota obtida nas provas. Tudo devido ao complexo modelo de correção adotado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É uma prova de fogo para quem está na expectativa de disputar uma vaga em universidade pública ou privada, tentar uma bolsa ou financiar os estudos a juros baixos com a ajuda do governo federal.

As notas de cada prova são reveladas no boletim de desempenho do Enem, que fica disponível normalmente a partir da segunda quinzena de janeiro. Veja como acessar o documento, as informações que ele traz e o que você vai poder fazer com a nota obtida no Exame!

Descubra também:
+ Resultado do Enem: Quando sai e como acessar!

O que é o boletim do Enem?

O boletim de desempenho do Enem é um documento bem simples, gerado pelo Ministério da Educação (MEC), que traz a pontuação do candidato em cada uma das provas do Enem.

Ele contém as seguintes informações:

  • Número de inscrição
  • Nome completo do candidato
  • Número de CPF do candidato
  • Opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Nota de cada uma das provas objetivas:
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    • Matemática e suas Tecnologias
  • Nota da prova de Redação
  • Situação do candidato no dia das provas (ausente ou presente)
  • Se houver anulação na prova de redação, o motivo também vem explicado no boletim. Os mais comuns são: não atender ao formato de texto exigido, não atingir o número mínimo de linhas, anulação proposital, etc.

Como acessar o boletim do Enem?

O boletim do Enem só fica disponível para consulta quando o MEC anuncia os resultados – normalmente em meados de janeiro.

Para acessá-lo, basta seguir este passo a passo:

• Entrar na página do participante do Enem.

• Informar seu número de CPF.

• Digitar sua senha. Caso tenha esquecido, não se preocupe. Basta seguir as orientações do sistema para recuperá-la.

Ao entrar na página do Enem, você irá encontrar a opção “boletim de desempenho”. É só clicar lá e pronto. Antes o MEC costumava enviar o documento para a casa do candidato. Hoje isso não acontece mais — convenhamos, baixar o boletim online é muito mais simples que esperá-lo na caixinha de correio.

Ah, não custa reforçar: o boletim só pode ser acessado pela página do participante do Enem. Não existe outra maneira de obtê-lo.

Quem fizer o Enem como “treineiro” (estudante dos primeiros anos do ensino médio que presta o Exame apenas para se familiarizar com as provas) vai ter que segurar a ansiedade um pouco mais. O boletim só fica disponível 60 dias depois da primeira divulgação oficial.

+ Leia também: Saiba que horas sai o resultado do Enem e veja sua nota

Quando sai o boletim Enem?

Geralmente, o boletim do Enem sai na segunda quinzena do mês de janeiro, alguns meses depois da aplicação da prova. O resultado do Enem 2023, por exemplo, foi publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 16 de janeiro de 2024.

Como as datas alteram a cada ano, é necessário ficar sempre de olho e atento aos prazos estipulados pelo MEC nos editais da prova. O dia de divulgação é sempre um marco na educação brasileira e movimenta milhões de alunos, além de professores, escolas e, claro, universidades.

Por isso, é uma data muito importante para o calendário da educação brasileira, e mobiliza muita gente. Fique de olho e segure a ansiedade para acessar a sua nota.

Como baixar o boletim do Enem?

Se você pretende salvar o arquivo do seu boletim Enem para ter fácil no seu computador —ou para compartilhar aquela nota alta com os colegas e a família— você tem dois caminhos.

O primeiro é baixar o boletim do Enem no seu computador, já no site da área do candidato e onde você acessa as notas. Basta clicar em “Imprimir”; em seguida “Alterar” na caixa de impressão para “Salvar como PDF”; para em seguida clicar em Salvar.

Pronto, seu arquivo estará guardado no seu computador em formato PDF, fácil de compartilhar quando necessário se alguma faculdade exigir. A outra opção é fazer um print da página e salvar no seu smartphone. Dessa forma, o boletim do Enem ficará salvo em uma foto na galeria do seu celular.

+ Saiba mais: Como ver a nota do ENEM: descubra como conferir a pontuação


Para que serve o boletim do Enem?

O boletim do Enem é o seu comprovante de desempenho nas provas. Você pode usá-lo para participar de vários processos seletivos ou para turbinar a nota do vestibular.

Conheça as principais vantagens:

  • Para entrar na universidade pública: quem fez o Enem mais recente e tirou nota acima de zero na redação pode concorrer a uma das milhares e milhares de vagas em universidades públicas de todo o país oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para garantir sucesso neste processo seletivo é preciso ter obtido uma boa nota nas provas, já que a concorrência está sempre nas alturas.

  • Para conseguir bolsa de estudos: candidatos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação podem concorrer a bolsas parciais e integrais em faculdades privadas em todo o país pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Aqui, além de tudo, será preciso se encaixar em requisitos de renda e escolaridade.

  • Para financiar um curso superior: o boletim do Enem também pode ser usado por quem busca uma linha de financiamento a juros baixos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para participar é preciso ter desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010 – quem fez mais de uma edição pode escolher o boletim com melhor desempenho. O FIES também é destinado a estudantes de baixa renda, por isso exige que o candidato se encaixe em alguns critérios socioeconômicos.

  • Para complementar a pontuação no vestibular: alguns vestibulares de universidades públicas que não participam do Sisu ou não aderiram totalmente ao sistema oferecem a possibilidade de usar a pontuação obtida no Enem para aumentar as chances de conseguir vaga. Basta apresentar o boletim de desempenho do Enem mais recente e ganhar alguns pontinhos a mais (que valem ouro) na corrida por um espaço no ensino superior. As regras de uso da nota do Enem variam de instituição para instituição e são detalhadas no edital do vestibular.

  • Para entrar direto em universidades particulares: estudantes que fizeram o Enem – geralmente vale qualquer edição a partir de 2010 – podem apresentar seu boletim de desempenho em várias instituições privadas de ensino superior e conseguir a vaga desejada na hora, sem ter que prestar vestibular. Esse modelo, simples e rápido, tem se popularizado bastante por todo o país. Cada instituição é livre para definir seus próprios critérios de classificação. Consulte o regulamento na faculdade do seu interesse.

    Veja também:
    + Fui mal no Enem, e agora?
    + O que fazer depois da prova do Enem? Confira algumas dicas!



Onde conseguir vaga com o boletim do Enem?

Com o boletim de desempenho do Enem em mãos, o candidato tem um mundo vagas à sua disposição.

Quer estudar em instituições públicas? O Sisu distribui quase 300 mil vagas em mais de 130 universidades por todo o país.

Precisa de ajuda para cursar uma faculdade particular? São milhares de vagas todos os anos, por meio de programas como ProUni, FIES e ingresso direto.

Quer conhecer faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode disputar vaga? Então dê uma olhada na nossa sugestão a seguir. Nela dá para estudar com bolsa de estudos, financiar o curso ou entrar somente com a nota do Enem, sem fazer vestibular:


Veja também:
Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.