Alguns candidatos têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem, podendo assim fazer a prova gratuitamente.

Quem se enquadra nas situações que dão direito ao benefício precisa fazer a solicitação de isenção dentro do prazo determinado e conferir se o pedido foi aprovado. Caso a isenção seja negada, ainda é possível tentar um recurso.

Veja a seguir como consultar o resultado do seu pedido de isenção do Enem, quem tem direito à gratuidade e como entrar com um recurso caso sua solicitação seja recusada.

Como saber se consegui a isenção da taxa do Enem

Para saber se você conseguiu a isenção da taxa de inscrição do Enem, é preciso fazer a consulta na Página do Participante, no site oficial do Enem, utilizando a senha cadastrada na solicitação de isenção.

Quando sai o resultado da isenção?

Geralmente o resultado dos pedidos de isenção do Enem sai na segunda quinzena de abril. Porém, é importante verificar a data exata de divulgação do resultado no edital de cada edição.

Justificativa de ausência no Enem

Candidatos que conseguiram a isenção na edição anterior do Enem, mas não compareceram aos dois dias de provas, precisam justificar a ausência para solicitar novamente a isenção.

A justificativa de ausência deve ser enviada pela Página do Participante, durante o prazo de solicitação da isenção.

O pedido de justificativa deve conter (em anexo) algum documento que comprove o motivo da ausência do candidato nas provas passadas (como paternidade ou maternidade, por exemplo). Declarações redigidas pelo próprio candidato não são aceitas.

Recursos dos pedidos de isenção

Como adiantamos, se o pedido de isenção for negado, ainda é possível entrar com um recurso. O mesmo vale para quem tiver a justificativa de ausência no Enem passado recusada.

Em geral, o período para apresentação de recursos começa em até uma semana após a divulgação do resultado da isenção do Enem.

Os recursos devem ser enviados pela Página do Participante, contendo em anexo novos documentos que justifiquem a ausência na edição passada ou comprovem que o candidato se enquadra nas situações que dão direito à isenção.

Quem tiver o recurso negado só poderá fazer o Enem se pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estipulado no cronograma.

Quem tem direito à isenção do Enem?

Há 3 situações que permitem participar do Enem sem pagar a taxa de inscrição:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio na rede pública no ano de realização da prova.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Se declarar em situação de vulnerabilidade econômica, por ser membro de família de baixa renda, estando inscrito no no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Consegui a isenção do Enem, preciso fazer a inscrição?

Sim. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção aprovado precisam fazer a inscrição normalmente, dentro do prazo estipulado no edital, para participar do Enem.

Do mesmo modo, quem tiver o pedido de isenção negado deverá fazer a inscrição e pagar a taxa para fazer a prova.

Como usar a nota do Enem

O Enem vem se consolidando como um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil. Você pode usar seu resultado do Enem para:

  • Tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu.
  • Tentar uma bolsa de estudos em faculdades privadas pelo ProUni.
  • Tentar um financiamento da faculdade privada pelo Fies.
  • Entrar direto em uma faculdade particular e receber uma bolsa de estudos ou desconto nas mensalidades.

Onde estudar com a nota do Enem

Como vimos, uma das opções de como usar a nota do Enem é entrar direto em uma faculdade privada, sem fazer vestibular, e ainda receber uma bolsa de estudos ou desconto especial na mensalidade.

Conheça a seguir algumas faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode usar sua nota do Enem para entrar direto e estudar pagando menos. Clique nos links abaixo para mais informações:

Saiba mais:

Como funciona o Sisu

Tudo sobre o ProUni

Como funciona o FIES

Depois de saber como consultar seu resultado da isenção do Enem, conte para a gente nos comentários: como você vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade?