A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já tem data definida: 13 e 20 de novembro. O exame acontecerá em dois domingos consecutivos, sendo que a prova de redação será no primeiro dia. 

No geral, os candidatos da prova se preocupam muito com o desempenho na redação. Isso porque tirar uma boa nota nessa parte pode ajudar muito a entrar numa faculdade. Em 2022, ainda não se sabe qual será o tema, mas já é possível especular alguns assuntos que prometem.

Para ter ideia de como se preparar para a prova de redação do Enem 2022, conversamos com a professora de redação Giovanna Gallo, do canal do Youtube Professor de Atualidades e do podcast com o mesmo nome.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

redação enem 2022

Leia mais:
+ Confira o calendário do Enem 2022
+ Dicas para quem vai fazer o Enem 2022

Quais temas podem cair na redação do Enem 2022?

Segundo a professora de redação Giovanna Gallo é importante estudar para a prova de forma estratégica. Um ponto essencial é ficar por dentro das atualidades durante o ano inteiro. Além disso, de acordo com a professora, é preciso se atentar a todos os problemas que já atingiram o Brasil. 

Conferir o tema das últimas edições também pode ser uma boa prática. Nos últimos cinco anos, os assuntos abordados foram:

  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"

A professora Giovanna explica que “somente a redação de 2018 propôs um tema mais geral e abrangente; enquanto que os outros quatro temas são mais específicos e pedem um foco mais no Brasil”. Pensando nesse histórico, os professores Giovanna Gallo e Renan Russo, do podcast Professores de Atualidades, elaboraram uma lista de 5 possíveis temas para a redação do Enem 2022. Confira a seguir:

Veja também: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

1. Liberdade de expressão e discurso de ódio

Temas relacionados aos limites da liberdade de expressão e ao discurso de ódio estão em alta nos últimos tempos, devido a diversos acontecimentos. A professora exemplifica com o caso do Monark, apresentador do podcast Flow, o qual afirmou que partidos nazistas poderiam ter a liberdade de existir no Brasil. 

“Há quem defenda que o apresentador estava apenas exercendo sua liberdade de expressão, assim como existem pessoas que acreditam que ele apenas reforçava um discurso de ódio já enraizado na sociedade brasileira”, afirma Giovanna Gallo.

2. A falta de estrutura dos centros urbanos para enfrentarem as fortes chuvas

Em 2022 o Brasil já viu grandes enchentes, com destaque para a de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mas, além desse caso, houve situações similares em Minas Gerais, na Bahia, entre outros estados. 

Essas tragédias colocaram em alta o debate sobre a necessidade de uma solução para questão das chuvas nos centros urbanos.

A professora Giovanna comenta sobre o assunto: “a tragédia já era anunciada, pois tanto em 1998 quanto em 2011, aconteceram desastres parecidos pelo mesmo motivo”. 

Por conta desse caráter atual, mas ao mesmo tempo persistente, o tema se torna um bom assunto a ser estudado para a prova de redação no Enem 2022.

3. Relação entre homem e meio ambiente

Em agosto de 2021, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) mostrou que a ação humana na natureza já causou efeitos irreversíveis. E, mesmo com essa situação crítica, “grandes queimadas ocorreram em 2021 e continuaram a acometer as florestas neste ano”, conta a professora.

Para esse tema, Giovanna Gallo recomenda o estudo de dados sobre as queimadas. Isso porque esse tipo de informação serve como argumento de autoridade e como contextualização histórica, sociológica ou filosófica.

4. Cultura do cancelamento

Um termo em alta nos últimos anos foi o “cancelamento”. Um dos exemplos mais famosos foi com a cantora Karol Conká, que saiu do programa Big Brother Brasil 2021 com recorde de rejeição do público, atingindo a porcentagem de 99,17%.

“O linchamento virtual, também conhecido como cancelamento, é um problema que existe já há algum tempo. No entanto, o poder dele nos dias atuais só aumenta e, muitas vezes, os casos de agressões virtuais acabam virando casos de agressões verbais nas ruas. Em casos extremos, ocorre a violência física”, afirma a professora de redação para explicar a importância do tema.

Uma sugestão dada pela Giovanna é buscar casos brasileiros de cancelamento, a fim de entender como esse fenômeno acontece. Outra dica da professora é se informar sobre as leis a favor dos usuários das redes sociais.

5. A exposição cada vez maior dos jovens às telas

Em 2019, a pesquisa “TIC Kids Online Brasil - 2019”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou que 89% da população de 9 a 17 anos estava conectada.

Com a pandemia, o uso do celular e outras tecnologias aumentou ainda mais. Isso porque esse público passou a estudar por esses meios. Juntamente a isso, não havia mais condições de continuar realizando atividades em ambientes ao ar livre, nem de conviver diariamente com os colegas. 

Nesse sentido, a professora de redação comenta que outro tema promissor para a redação do Enem 2022 é “as consequências do ensino à distância”.

A chave para lidar com esses assuntos é “entender como as instituições de ensino funcionam e como elas podem agir como agentes interventores, procurando argumentos de autoridade e exemplos atuais”, diz a professora Giovanna. 

Veja também:
+ 5 dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem
+ 10 mulheres para citar na redação do Enem

Como estudar para o Enem 2022?

Uma boa forma de estudar não somente a redação, mas também todas as outras matérias que caem no Enem, é contando com o Plano de Estudo Enem de Boa 2022. O cronograma é completo e traz praticidade e organização ao estudante.

Vale destacar que ele é um recurso totalmente gratuito. Nele, é possível encontrar vídeo-aulas, exercícios com resolução e muito mais. Para baixar é só clicar aqui.

Veja cursos e faculdades com até 80% de desconto