Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

7 dicas para quem vai fazer o Enem pela primeira vez

13 de maio de 2022
Imagem do autor
Escrito porIsabella Baliana

Criado em 1988, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do país, e tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao fim da escolaridade básica. É por meio do Enem que a maioria dos estudantes concorrem para vagas em instituições de ensino superior em todo o Brasil e até no exterior. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Podem participar do exame todos aqueles que já concluíram o ensino médio e aqueles que estão no último ano. Aqueles que estão no 1º ou 2º ano do ensino médio são os chamados “treineiros”, ou seja, podem fazer a prova normalmente, mas não podem se matricular em um curso superior ou participar dos programas do governo, como o Sisu, Prouni e Fies.

Na hora de fazer o Enem pela primeira vez, é normal surgirem muitas dúvidas e algumas inseguranças. Afinal, o vestibular é uma prova importante para que o estudante seja aprovado no curso e universidade escolhida. 

Veja também:

+ O que fazer depois da prova do Enem? Confira algumas dicas!

Mas, não é preciso se desesperar! Para ajudar os participantes a se prepararem para fazer o Enem pela primeira vez, listamos algumas dicas que podem auxiliar antes e durante o momento da prova, veja abaixo:

Vale a pena fazer o Enem no 1º ano do ensino médio?

1 – Faça um cronograma de estudos 

Uma das dicas que muitos estudantes já até sabem, mas nem todos aplicam. Mas a verdade é que para se preparar com muita eficiência para uma prova extensa como o Enem, o melhor jeito é estudar de forma organizada, separando os conteúdos e as matérias. 

Uma boa ideia é montar um cronograma, organizando em qual dia cada matéria ou conteúdo que cai na prova será estudado, porque assim o aluno também evita de se sobrecarregar e ficar extremamente cansado por estudar muitos assuntos de uma vez.

Assim, é importante que esse cronograma siga também a rotina e o tempo do aluno, para que não atrapalhe outros afazeres importantes. 

Leia mais: As inscrições do Enem 2022 estão abertas; veja como fazer

+ Enem 2022: taxa de inscrição poderá ser paga por PIX e cartão de crédito

2 – Se mantenha atualizado

Essa é uma dica importante principalmente em relação à redação. Procurar se inteirar do que está acontecendo no mundo e, principalmente, no Brasil, ajuda a ficar preparado para as questões que possuem fatos da atualidade e também para fazer a redação. 

Muitos temas de redação permitem que o aluno faça alusões históricas e os contextualize com assuntos que estiveram ou estão em alta na sociedade. Assim, quando se está atualizado, é muito mais fácil lembrar dos fatos e utilizá-los para melhorar a sua redação 

3 – Simule a prova

Uma boa dica para quem está estudando para fazer o Enem pela primeira vez é treinar para a prova se colocando em situações parecidas. Ou seja, se a prova terá 5 horas e meia de duração, como é o caso do Enem, “acostume” o seu organismo a ficar esse mesmo período de tempo estudando ou fazendo simulados. 

Isso ajudará principalmente durante o vestibular. Se o seu corpo está acostumado a fazer questões e simulados por bastante tempo, será mais fácil para se concentrar e não se cansar facilmente logo no começo da prova do Enem.

Veja também: Qual o valor do Enem 2022?

+ Como se inscrever no Enem Digital?

4 – Cuide da sua saúde mental

Por conta da pressão externa e, muitas vezes, interna também, muitos estudantes deixam de cuidar de si mesmos durante o estudo para vestibulares. Junto com a saúde física, a saúde mental também é extremamente importante não só em épocas de estudo, mas na vida como um todo.

Por isso, é importante se atentar e se cuidar. Caso você faça terapia ou acompanhamento médico/psiquiátrico, é importante manter, mesmo com a rotina de estudos puxada. Tenha um tempo em sua agenda para fazer algo que goste, ou até mesmo para relaxar, sair e espairecer. Essas atitudes influenciam inclusive para um bom rendimento na hora dos estudos! 

5 –  Um dia antes da prova: descanse! 

Muitos estudantes pensam que estudar na véspera da prova é uma boa ideia para manter todo o conteúdo “fresco” na memória. Mas isso nem sempre é o melhor a se fazer, porque, em alguns casos, a ação pode gerar mais ansiedade e nervosismo em alguns estudantes. 

Por isso, na véspera da prova o mais indicado é descansar, para que no próximo dia o aluno esteja apto e com energia para realizar o exame. Mas esse descanso deve ser feito com responsabilidade, ou seja, de nada adianta “descansar” indo para festas ou virando a noite. 

Um dia antes da prova também é indicado ter uma boa noite de sono e comer alimentos leves, de preferência aqueles que o estudante esteja acostumado, para evitar possíveis problemas na digestão e não correr o risco de passar mal no dia.

Veja mais: Edital Enem 2022: saiba os pontos mais importantes

+ Descubra como estudar de graça para o Enem

6 – Confira os seus dados na Página do Participante

Outra atitude que ajuda muito o estudante a se organizar na véspera da prova é conferir todos os dados que constam na Página do Participante, principalmente o endereço correto do local e a sala de prova. O Inep, instituto responsável pela aplicação do exame, divulga os locais cerca de um mês antes da data de realização das provas.

Alguns estudantes deixam para conferir esses dados minutos antes da prova e acabam errando ou confundindo o local, e não conseguem realizar o exame. Assim, se preparar com antecedência é sempre uma boa opção. 

7 – Tenha uma estratégia de prova

Para conseguir finalizar todas as questões do Enem, o ideal é que o aluno faça 10 questões a cada 30 minutos, ou 20 questões em 1 hora. Assim, uma boa dica é possuir uma estratégia de prova: saber por qual matéria começar, com qual irá terminar e qual será o momento reservado para redação. 

Outra dica é focar em resolver as questões de níveis fáceis e médios, deixando as que não conseguir (mais difíceis), para o final. Além de ganhar tempo, dessa forma o aluno dificilmente obterá uma nota ruim devido ao 

O Enem utiliza o sistema do TRI (Teoria de Resposta ao Item) para formular as notas. Neste sistema, o peso de cada questão é baseado nos erros e acertos do candidato, se o estudante acertou muitas questões consideradas difíceis e errou muitas fáceis, o sistema vai achar que ele chutou e dará uma nota menor. Assim, a dica é focar em resolver as questões de níveis fáceis e médios, deixando as que não conseguir e as mais difíceis para o final. 

Confira: Redação do Enem 2022: confira 5 possíveis temas

+  Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

Onde estudar com a nota do Enem?

Após fazer a prova do Enem e receber o resultado, muitos estudantes ficam em dúvida de qual instituição superior escolher para estudar. São diversas opções em muitas regiões do país, tanto na rede pública quanto privada. 

Assim, mais do que uma boa dica, o melhor conselho é procurar por instituições com uma ótima qualidade de ensino, que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC). Abaixo você encontra uma lista com alguns exemplos dessas faculdades que ainda apresentam boas ofertas em suas mensalidades:

Leia mais: Como se preparar para o Enem do zero?

+ Inscrições do Enem 2022: confira os melhores memes

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.