Depois que o último o caderno de provas é fechado e o candidato deixa a sala, a grande maioria dos participantes só quer saber mesmo é de ter acesso imediato ao gabarito.

Quem, afinal, não gostaria de saber quantas questões acertou naquele dia de provas?

Com a importância que o Enem tem hoje nas nossas vidas, como a grande porta de entrada para ensino superior no país, essa vontade de saber o número de acerto se torna ainda maior.

Você também está nessa? Então saiba tudo sobre como ver o gabarito do Enem 2019 a seguir!

Como ver o gabarito do Enem 2019

O gabarito do Enem 2019 estará disponível em até três dias úteis após a última prova.

Isso significa que os candidatos que fizerem as provas em 2019 poderão acessar as respostas oficiais até o dia 13 de novembro.

O gabarito estará disponível no site oficial do Enem, gratuitamente.

Se você pensar bem, vai perceber que é bastante tempo entre as provas e a divulgação das respostas.

Por sorte, os candidatos que estiverem mais ansiosos para conhecer o número de acertos podem contar com a correção extraoficial por professores dos principais cursinhos do país.

A correção começa imediatamente após o encerramento das provas, geralmente no domingo à noite.

Veja mais detalhes a seguir!

Agenda da divulgação dos gabaritos do Enem 2019

A partir das 19h do dia 3 de novembro você vai poder acompanhar os gabaritos das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Muitos professores também debatem o tema da redação.

O segundo gabarito começa ser divulgado a partir das 18h30 do dia 10 de novembro. Nesse dia saberemos as respostas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Você pode acompanhar correção ao vivo e conferir o número de acertos por aqui.

Dá para calcular a nota do Enem 2019 com base no gabarito?

Infelizmente não dá pra calcular a nota das provas do Enem só com base em erros e acertos. O exame utiliza um moderno sistema de avaliação que leva em conta o grau de conhecimento do aluno e a sua coerência nas respostas, além do nível de dificuldade de cada questão, por isso o cálculo é muito mais complexo que somar as respostas corretas.

Claro que um bom número de acertos pode indicar uma nota expressiva, mas tentar calcular a nota oficial é tempo perdido.

Sem falar que tem também a redação, que é corrigida uma a uma por profissionais especializados, de forma que é praticamente impossível antecipar a nota.

Se você está nessa agonia, melhor não se estressar. Aguarde a divulgação dos resultados, mas vá se familiarizando com algumas opções de processos seletivos dois quais você pode participar.

Quando sai o resultado oficial do Enem 2019

O resultado oficial do Enem 2019 deve sair até meados de janeiro de 2020. A data é amplamente divulgada pela imprensa, e o boletim de desempenho pode ser acessado no site do Enem.

Logo depois da divulgação, começa a corrida para uma vaga em instituições públicas e privadas de ensino superior por todo país.

Você já sabe em quais você quer participar? Confira seguir!

Como conseguir vaga na faculdade usando a nota do Enem 2019

Quem se der bem nas provas do Enem 2019 terá inúmeros caminhos para entrar no ensino superior.

No total, são três grandes processos seletivos. Conheça:

Ingresso direto — É a maneira mais fácil de entrar na faculdade particular. O candidato só tem de informar a nota obtida no exame para conseguir a vaga desejada (só precisa alcançar a nota exigida por aquela instituição). O processo utiliza nota de qualquer Enem a partir de 2010 e fica aberto durante várias semanas todos os semestres.

Sisu — Quem fez o Enem 2019 e sonha em estudar numa universidade pública pode tentar o Sisu a partir de janeiro de 2020. São milhares de vagas em todos os cursos, por todo o país. Para participar, basta não ter tirado zero na redação. É, de todos os processos seletivos, o mais concorrido.

ProUni — O programa de bolsa de estudos do governo federal abre concorrência logo após o encerramento do Sisu. São milhares de vagas em instituições privadas de qualidade. Para participar, o candidato deve ter feito o Enem 2019 e se encaixar nos diversos critérios de renda familiar, formação escolar e desempenho nas provas exigidos pelo MEC.

Além desses três, ainda tem o FIES, o programa de crédito estudantil facilitado do governo federal. Com ele você estuda a juros baixos e tem um prazo longo para pagar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura.

Todos os processos listados acima acontecem duas vezes por ano.

Quer algumas sugestões de faculdades onde você pode tentar o ingresso direto, o ProUni e o FIES? A gente selecionou algumas das melhores para você. Todas elas têm também outros programas de bolsas de estudos e facilidades de pagamento.

Dê uma olhada:

Veja também:

Confira os possíveis temas de redação do Enem 2019

E aí, já sabe o que fazer com a sua nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!