Todos os anos milhões de estudantes brasileiros prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o sonho de obter um diploma de ensino superior. Isso porque o Enem é a principal porta de entrada para a graduação em universidades públicas e algumas particulares.

O Enem 2019 acontecerá em dois domingos consecutivos: 

  • Dia 03 de novembro: são aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas e de Redação. São 90 questões objetivas, apresentadas para os quatro cadernos de provas disponíveis (amarelo, cinza, azul e rosa).
  • Dia 10 de novembro: são aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. São 90 questões objetivas, apresentadas para os quatro cadernos de provas disponíveis (amarelo, cinza, azul e rosa).

Uma das principais preocupações dos candidatos que prestam o Enem é saber como se saíram nas provas. Porém, o gabarito oficial é publicado alguns dias após o exame, fazendo com que muitos estudantes fiquem aflitos para conferir seu desempenho.

Pensando nisso, o Mundo Vestibular publica o gabarito extraoficial do Enem 2019, para que você possa conferir as respostas das questões que caíram na prova e saber como calcular sua nota. 

Além disso, mostramos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar com a nota do exame. Confira!

Quando sai o gabarito extraoficial do Enem 2019?

Aqui no Mundo Vestibular o gabarito extraoficial do Enem 2019 será publicado na mesma noite em que acontecem as provas, nos dias 3 e 10 de novembro. A partir das respostas divulgadas em nosso site, você poderá saber quantas questões acertou no exame e calcular sua nota!

Já o gabarito oficial do Enem 2019 estará disponível no site oficial do Enem e no aplicativo do Enem no dia 13 de novembro. A nota final de cada participante será publicada apenas em janeiro de 2020.

Onde ver o gabarito extraoficial do Enem 2019?

Para conferir o gabarito extraoficial do Enem 2019 basta acessar o Mundo Vestibular na mesma noite em que terminar cada prova. No total, são seis gabaritos para cada dia do exame, correspondentes às cores dos cadernos de provas.

O candidato deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor da prova realizada.

Como calcular a pontuação do Enem 2019 pelo gabarito?

O sistema de pontuação do Enem é feito a partir de um cálculo complexo, utilizado no mundo todo. 

No lugar de simplesmente somar o número de acertos, o resultado final do Enem é calculado através de um método chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), em que as questões têm pesos diferentes, dependendo do grau de complexidade de cada uma e do desempenho mostrado pelo aluno.

Isso significa que a nota final do candidato não corresponde, necessariamente, à quantidade de questões que ele acertou na prova. Funciona da seguinte forma:

  • Cada uma das 180 questões do Enem 2019 recebem um grau de dificuldade e um peso diferente pelos especialistas que elaboram as provas.
  • As questões mais fáceis possuem um peso menor do que as mais difíceis.
  • Além disso, o sistema de correção do Enem analisa o desempenho do aluno, mapeando a coerência das respostas dadas por cada participante, inclusive identificando possíveis chutes.

Assim, o sistema do Enem consegue identificar os alunos pouco preparados (os que acertaram as questões mais fáceis), os que estão razoavelmente preparados (aqueles que acertam as questões fáceis, médias e algumas difíceis) e aqueles muito bem preparados, que acertam boa parte das questões mais difíceis.

Nota da redação

A nota da redação é corrigida manualmente por dois avaliadores diferentes, o que significa que ela não faz parte do método TRI. Cada avaliador atribui uma nota de até 200 pontos para os seguintes quesitos:

  • Domínio do tema proposto
  • Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa
  • Organização das ideias
  • Coerência
  • Proposta de intervenção social

Para chegar à nota final da redação, são somadas as notas atribuídas por cada avaliador e obtida uma média. Em caso de grande disparidade, a redação é analisada por um terceiro avaliador.

Nota final do Enem

A nota final do Enem é obtida da seguinte maneira: deve-se somar os pontos alcançados nas quatro provas objetivas e na redação. 

Em seguida, divide-se o total da soma por cinco. E pronto! 

O resultado obtido será a pontuação do aluno, que poderá utilizá-la para se inscrever em programas governamentais, como o Sisu e o ProUni, e também ingressar em cursos de graduação oferecidos por diversas faculdades particulares.

Como você pôde ver, é muito difícil estimar sua nota apenas com o gabarito. Porém, conferir o gabarito extraoficial do Enem ajuda a saber quais questões você errou e acertou, dando uma ideia de como foi o seu desempenho geral na prova.

Onde estudar usando a nota do Enem 2019?

Várias faculdades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso aos seus cursos de graduação. Além disso, algumas ainda oferecem bolsas e descontos para os alunos que alcançam uma boa pontuação no exame.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com a nota do Enem 2019:

Entre em contato com a instituição desejada para saber mais sobre os benefícios oferecidos!

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem 2019

Descubra onde você pode usar a nota do Enem 2019

Vai prestar o Enem 2019? Conta para a gente nos comentários a graduação que pretende cursar!