Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Gabarito extraoficial Enem 2020: Calcule sua nota agora!

11 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Ansioso(a) pelo resultado do Enem 2020? Neste artigo, você confere quando sai o gabarito extraoficial da prova e como calcular sua nota! 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou uma prova indispensável para quem pretende ingressar no Ensino Superior. Hoje, o exame dá acesso a quase todas as universidades públicas e privadas do país.

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro provas objetivas de cada área do conhecimento, com 90 questões cada, e uma redação do formato dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto. Confira o conteúdo de cada prova:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, física e biologia;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

As provas são aplicadas em dois domingos seguidos, em geral no mês de outubro ou novembro. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o Enem Impresso e o Enem Digital (em sua primeira versão) foram adiados para o início de 2021. Veja abaixo o cronograma do Enem 2020:

  • Divulgação dos locais de prova: ainda não definido.
  • Aplicação do Enem Impresso 2020: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Aplicação do Enem Digital 2020: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.
  • Divulgação do resultado do Enem 2020: 29 de março de 2021.

Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2020?

De acordo com o edital do Enem 2020, o gabarito oficial das provas será divulgado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo aplicativo do Enem. Portanto, os candidatos só terão acesso aos gabaritos oficiais do Enem Impresso até o dia 27 de janeiro de 2021 e, do Enem Digital, até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Gabarito extraoficial

Entretanto, você não precisa esperar quase 10 dias para ver o gabarito oficial do Enem. Aqui, no Mundo Vestibular, você confere a divulgação do gabarito extraoficial do exame em tempo real! Para ver o gabarito do Enem assim que terminar a prova, é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Veja, abaixo, o gabarito do Enem 2020 – a correção é realizada pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

Como calcular a nota do Enem 2020?

Mesmo com a divulgação do gabarito, para saber o resultado final do Enem 2020, é preciso esperar até o dia 29 de março de 2021. Isso porque a nota final do exame não corresponde ao número de questões acertadas. Além disso, há o prazo para a correção da redação, que vale 1000 pontos.

O Enem segue o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a nota de cada candidato é com base na coerência das suas respostas nas questões – divididas entre os níveis fácil, médio e difícil.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com as notas finais do Enem em mãos, é possível se inscrever nos programas do governo de ingresso na universidade ou se matricular diretamente nas instituições de ensino privadas, sem precisar prestar o vestibular novamente.

Um dos programas do governo federal é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso a diversas universidades públicas por meio da nota do Enem. Para ingresso nas universidades particulares, o estudante pode tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas, caso você não consiga passar em um desses programas do governo, você não precisa adiar o sonho da faculdade. Hoje, várias universidades privadas oferecem descontos, bolsas de estudo e financiamentos próprios com a nota do Enem.

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Como você já viu, diversas instituições de ensino superior privadas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Além de encontrar a faculdade e o curso desejado, também é essencial pesquisar mais sobre a instituição e ver suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Algumas faculdades privadas ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Saiba que nota você precisa tirar no Enem 2020 

Já sabe onde você quer estudar com sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.