Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Conheça os possíveis temas de redação do Enem 2021

23 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Nas provas objetivas do Enem, a gente tem uma ideia dos assuntos que podem cair porque eles estão todos listados no edital.

Já a redação é um grande mistério. Não há qualquer indicação de qual tema pode aparecer além daquilo que a gente já sabe: vai ser algo atual e de interesse social.

Imagina a amplitude disso! Pode cair qualquer assunto. Em edições anteriores, por exemplo, teve ano em que a redação foi sobre publicidade infantil, outro sobre violência contra mulher, intolerância religiosa, formação educacional de surdos, controle de dados na internet, democratização do cinema e por aí vai.

Mas e para as próximas edições, o que esperar?

A gente tem alguns palpites sobre possíveis temas de redação do Enem 2021.

Confira!

Possíveis temas de redação do Enem 2021

Dentro dos infinitos temas possíveis para a redação do Enem 2021, escolhemos alguns com boas chances de aparecer nas provas.

São assuntos amplos que, por sua afinidade com o momento atual, merecem uma atenção mais aprofundada por parte dos candidatos.

Vamos lá:

Movimentos antirracistas ? Diz a lenda que o Brasil não é um país racista, mas a própria população negra desmente essa afirmação. Recomendamos estudar a explosão de movimentos antirracistas no mundo, o Black Lives Matter, o desdobramento no Brasil, a importância da internet para o fortalecimento do movimento negro, os fatores históricos do racismo no contexto brasileiro, as fake news e as distorções (como a ideia para lá de equivocada de que existe ?racismo reverso?), a violência contra o povo negro, as desigualdades de oportunidades, as políticas públicas e, principalmente, os caminhos para resolver o problema. Vale dar uma estudada também nos dados sobre a violência contra negros e negras no país.

Saúde mental ? Durante a quarentena não foram poucas as pessoas que desenvolveram algum tipo de doença nervosa: ansiedade, depressão, irritabilidade, síndrome do pânico. Mas muito antes da pandemia, principalmente nas grandes cidades, um número cada vez maior de habitantes vem apresentando sintomas de problemas psíquicos. Será que isso é decorrência apenas de predisposição genética? Nosso estilo de vida contribui para o problema de alguma forma? Alimentação, atividade física, trabalho, deslocamento, contas, pressão social, como tudo isso influi? O que o poder público tem feito para minimizar problemas? Qual a solução ideal nesses casos?

Condições sanitárias do Brasil ? Num país em que mais da metade da população não tem acesso a saneamento básico, não é de se estranhar que doenças letais se propaguem com muita força. Nas últimas décadas vivenciamos, por exemplo, epidemias de cólera, dengue, zika e chicungunha, febre amarela, sem falar, claro na covid-19 ? doenças que poderiam ter impacto menor se tivéssemos dado atenção às questões sanitárias. Quais são os motivos históricos, políticos e econômicos que nos levaram a essa situação? Como melhorar as condições de vida da população mais pobre? Por que nosso investimento em soluções sanitárias ainda é tão baixo?

Ensino a distância ? Se o EAD já era a modalidade de ensino que mais crescia no Brasil, com a pandemia a procura por cursos on-line cresceu ainda mais. Já podemos dizer que o EAD é o formato do presente? O que está envolvido nessa prática? Será que o modelo é ideal para um país tão desigual como o Brasil? Como se pode nivelar as condições de estudos nos modelos presencial e remoto?

A questão da água ? Ela é essencial à vida humana, mas grande parte da água existente planeta não é potável. Disputando a pouca água doce disponível temos, de um lado, a indústria e o agronegócio, dois dos maiores consumidores mundiais. De outro, grandes corporações tentando privatizar a água. No meio de tudo isso, uma população humana que se multiplica rapidamente. Haverá água para todo mundo num futuro não muito distante? Como resolver a questão do abastecimento e garantir acesso universal?

Vacinação ? A vacinação serve para combater doenças letais aos humanos e desde o início do século XX tem salvado muitas vidas. Em pleno surto de covid, o mundo correu para desenvolver uma vacina em um mínimo intervalo de tempo possível ? e conseguiu. Mas nem todo mundo toma essa notícia como positiva. Qual a importância da vacinação em massa e por que tanta gente tem aderido ao movimento antivacina? Como a negação à ciência trouxe de volta doenças erradicadas há décadas, como o sarampo?

Os influenciadores digitais ? Hoje um simples perfil de rede social pode ter um poder de comunicação maior que muito canal de comunicação tradicional. Isso praticamente reconfigura os meios de informação. Quem são esses influenciadores digitais e como eles têm colaborado na formação do jovem brasileiro em questões comportamentais, de consumo, de postura política, de aspirações? Quais as responsabilidades legais de um influenciador? Até onde eles podem ir? Como eles se relacionam com o poder público?

Leia mais: 15 citações para usar na redação do Enem

+ 3 modelos de redação nota mil no Enem

Como sua redação do Enem 2021 será corrigida

A redação do Enem 2021 vai analisar cinco competências básicas dos participantes:

  1. Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa ? acentuação, hifenização, ortografia, separação silábica, regência verbal e nominal, concordância, pontuação, emprego vocabular, crase, etc.
  2. Domínio do tema da redação, com capacidade para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista ? coerência de argumentos, sentido entre as partes do texto, relevância das ideias apresentadas.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando a questão dos direitos humanos

Seu texto vai passar pelas mãos de dois avaliadores diferentes. Cada item vale 200 pontos. Uma redação bem-feita pode atingir os 1.000 pontos!

Dica: o Inep disponibilizou acesso aos guias de correção da redação do Enem, uma série de manuais que orientam os corretores das provas. Pode ser muito útil para você entender em profundidade como é o processo de avaliação do texto.

Onde estudar com o Enem 2021

O Enem 2021 será aceito em milhares de faculdades pelo Brasil.

Com a nota obtida no exame, erá possível tentar vaga em universidades públicas (Sisu), buscar bolsas de estudos em instituições privadas (ProUni), financiar os estudos (FIES) ou entrar automaticamente em faculdades privadas.

Entre as melhores faculdades que trabalham com FIES, ProUni e ingresso direto temos:

Veja também:

Entenda o que é nota de corte e pra que ela é usada

Qual você acha que vai ser o tema de redação do Enem 2021? Manda para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.