Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba tudo sobre a redação do Enem 2018

2 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Todos sabem da importância da nota da redação na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Chutar uma questão ou outra até passa, mas deixar de fazer a redação ou fazer de qualquer jeito é inaceitável para quem leva o Enem a sério e busca bons resultados.

Se você está entre os candidatos que investem tempo e estudo preparando-se para conquistar uma boa nota, acompanhe nossas dicas sobre a redação do Enem!

A redação do Enem 2018

A redação acontecerá no primeiro dia de prova do Enem, no dia 4 de novembro, com duração de 5h30 (tempo total para conclusão das provas objetivas e da redação). O assunto é sempre apresentado por uma frase-tema, que deverá ser discorrido num espaço máximo de 30 linhas.

O texto, em prosa, deverá ter a forma dissertativa-argumentativa, apresentando uma tese e sua defesa ao longo da redação, sem ferir os direitos humanos.

O assunto central será de ordem política, cultural, social ou científica. Junto à frase-tema, o Exame disponibiliza textos e fontes de apoio para a construção e exploração das ideias que o candidato deseja abordar em sua redação.

Um texto dissertativo-argumentativo deve respeitar os seguintes passos:

  • Tese: opinião a ser defendida no texto, referente ao tema apresentado;

  • Argumentos: exploração das ideias que fundamentam a opinião, deve ser feita de forma coerente, estruturada e com unidade textual (coesão);

  • Proposta de intervenção: fechamento da redação, com a proposta de uma intervenção social que respeite os direitos humanos.

O candidato precisa ser capaz de, por meio da redação, contextualizar o tema apontando suas causas e consequências, que deve culminar na proposta de intervenção. Se essas etapas não são conclusivas ou apresentadas, a redação não está completa e pode não atender a todos os critérios de avaliação. Conheça abaixo cada um deles, segundo a cartilha do Enem 2018:

Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos aprendidos no ensino médio, em diferentes áreas de conhecimento, ao desenvolver o tema, dentro do tipo de redação proposto (texto em prosa em formato dissertativo-argumentativo).

Competência 3: Organização e interpretação das informações ao defender o ponto de vista.

Competência 4: Demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos essenciais para a construção e apresentação dos argumentos.

Competência 5: Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

ATENÇÃO: Cada competência é avaliada segundo uma escala que vai de 0 a 200 pontos. No Enem 2018, a Competência 5, quando não respeitada, pode representar uma perda entre 200 e 1000 pontos na nota final da redação.

A nota da redação

Com correção totalmente manual, a redação do Enem passar por critérios específicos para avaliação.

Para o melhor resultado e crítica no momento da correção, cada redação passar por dois avaliadores – sem que um veja a análise do outro e não passe por influências.

Caso a nota dada pelos avaliadores apresente divergências relevantes, a redação é encaminhada para uma terceira análise e avaliador para o resultado final. Se mesmo assim não for possível chegar na nota, uma bancada de profissionais promove a última avaliação.

O espelho da redação será divulgado em março de 2019 para que o candidato tenha a oportunidade de verificar os resultados e desempenho em cada uma das competências analisadas no texto de acordo com a vista pedagógica dos avaliadores.

E os possíveis temas?

O Exame sempre traz assuntos atuais e comentados no cenário brasileiro. Neste ano, especialistas levantaram possíveis temas para a redação do Enem 2018. Veja alguns deles e fique por dentro das informações:

  • Bullying nas escolas

  • Legalização do aborto

  • Fake news

  • Consumo e sustentabilidade

  • Desmatamento

  • Refugiados e imigrantes

  • Situação dos presídios brasileiros

E onde estudar com a nota das provas e redação do Enem 2018?

Com a nota do Enem, o candidato poderá concorrer a vagas em inúmeras instituições, públicas e privadas, sem precisar prestar o vestibular na maioria dos casos! Vale a pena, não é?

Veja algumas das faculdades reconhecidas pelo MEC que, além de aceitarem a nota do Enem, participam dos programas de incentivo do governo federal, como ProUni e Fies:

Veja também:

Qual o melhor curso para quem quer ter o próprio negócio/ser empreendedor?

ProUni: tipos de bolsa

Principais bolsas e financiamentos estudantis

Já sabe em qual faculdade irá se inscrever? Conte nos comentários como você tem se preparado para o Enem!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.