Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra onde ver as vagas remanescentes do Sisu 2021

1 de fevereiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Saiba exatamente o que fazer para acessar o resultado das vagas remanescentes do processo seletivo!

Pode parecer impossível, mas a lista de espera do Sisu é uma grande oportunidade para quem deseja cursar o ensino superior em uma universidade pública.

Por apresentar um curto prazo para a matrícula, muitos são os casos de alunos da chamada regular que perdem a vaga, cedendo oportunidade para que os alunos da fila de espera ocupem as vagas remanescentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra onde ver as vagas remanescentes do Sisu 2021!

Para quem são as vagas remanescentes do Sisu 2021?

As vagas remanescentes do Sisu 2021 nada mais são que as vagas que não foram ocupadas durante a chamada regular do processo seletivo. Seja por desistência, documentação incompleta ou não comparecimento à instituição, as vagas não preenchidas ficam ociosas. E, com o intuito de ocupar todas elas, o Ministério da Educação as disponibiliza novamente aos alunos que:

  • Não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso da chamada regular;
  • Manifestaram interesse em se inscrever para a lista de espera.

Apesar de não ter um número de vagas estipulado para este semestre, nos anos anteriores o Sisu chegou a disponibilizar 230 mil vagas em cursos presenciais e a distância em universidades de todo o país.

Mesmo com alto índice de candidatos por vaga, é comum que algumas delas não sejam preenchidas, favorecendo os alunos na lista de espera que estão em busca de uma das vagas remanescentes do Sisu 2021.

Onde ver as vagas remanescentes do Sisu 2021?

Assim como o resultado do Sisu na chamada regular, o sistema não disponibiliza um listão com todas as vagas disponíveis por curso e instituição. O sistema só permite que o candidato avalie o próprio desempenho, portanto só é possível se informar sobre as vagas remanescentes, quando você é selecionado para uma delas.

Para tal, é preciso consultar o portal do Sisu com certa regularidade para não perder a vez (https://sisu.mec.gov.br/). O processo da lista de chamada pode se estender por semanas, uma vez que os alunos inscritos na lista de espera podem ser chamados para outros processos seletivos, passando, então, sua vaga no Sisu adiante.

Qual o período de inscrições para a lista de espera do Sisu 2021?

Com as mudanças no calendário acadêmico frente à pandemia de covid-19, o Ministério da Educação ainda não divulgou as datas de inscrição, divulgação de resultados e lista de espera do Sisu 2021.

É bem provável que a lista de espera esteja disponível em meados abril, e que o processo dure até o fim de maio. Até que as datas sejam confirmadas, cabe a nós cruzar os dedos e ficar na expectativa de mais novidades. Além de torcer bastante para ser aceito na instituição desejada.

Quais as opções caso não consiga uma das vagas remanescentes do Sisu 2021?

Ainda que não consiga uma das vagas remanescentes do Sisu 2021, as alterações no calendário acadêmico apresentam uma vantagem: o Prouni e o Fies, que já realizaram uma seleção em janeiro, vão abrir um segundo período de inscrições logo após a divulgação do resultado do Enem 2020.

Assim, caso não consiga uma das vagas remanescentes do Sisu 2021, você pode tentar um dos dois programas sem precisar esperar pelo próximo semestre para começar a estudar. Saiba mais:

Programa Universidade para Todos (Prouni)

O Programa Universidade para Todos contará com três seleções em 2021. A primeira seleção, realizada em janeiro, teve suas vagas destinadas a alunos que realizaram a prova do Enem em 2019. Como o resultado do Enem 2020 será divulgado em 29 de março, o Prouni realizará sua segunda edição logo depois, a fim de contemplar os alunos que participaram do exame.

Para concorrer ao Prouni, no entanto, o candidato precisa ter perfil correspondente aos critérios socioeconômicos do programa:

  • Para bolsas de 100%: a renda mensal do grupo familiar não pode ser superior a um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Para bolsas de 50%: a renda mensal do grupo familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além da renda, o Prouni exige que o aluno tenha nota superior a zero na redação do Enem e média geral superior a 450 pontos.

O programa contempla, também, pessoas com deficiência e professores do ensino básico da rede pública que queiram fazer licenciatura. Para os dois últimos casos, os critérios de renda não precisam ser plenamente atendidos.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Assim como o Prouni, o Fundo de Financiamento Estudantil também abrirá sua segunda edição do ano em abril, após a divulgação do resultado do Enem 2020. A primeira seleção do ano, aberta em janeiro, foi destinada a alunos que realizaram o Enem em anos anteriores (de 2010 a 2019).

Para participar do Fies e conseguir um financiamento de seus estudos, o candidato deve, obrigatoriamente, ter obtido nota superior a 450 na média geral do Enem. Além disso, a pontuação da redação precisa ser superior a zero, para que o candidato seja elegível.

Como estamos falando de financiamento, o programa oferece algumas facilidades aos candidatos que optam pela modalidade:

  • Possibilidade de começar a pagar pelo curso apenas após a formatura;
  • Juros baixos em caso de renda familiar bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa no grupo familiar;
  •  Juros zero e, caso de renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa no grupo familiar;
  • Longo prazo para quitar a dívida.

Onde estudar com a nota do Enem 2021 sem passar por processos seletivos

Uma boa alternativa para quem não for selecionado nas vagas remanescentes do Sisu 2021 e não deseja realizar nenhum outro processo seletivo é o ingresso direto. Conheça um pouco mais dessa modalidade:

Ingresso direto

Além de prática e sem burocracias, o ingresso direto não é tão concorrido quanto os demais processos seletivos. A modalidade que não depende de mediação do governo pode oferecer bolsas de até 100% de acordo com a nota no Enem apresentada pelo aluno.

Para concorrer, basta ir à universidade desejada e apresentar o boletim de desempenho do Enem 2020. Caso a universidade aceite a modalidade e a pontuação seja equivalente à nota exigida, é só fazer a matrícula e partir para o abraço!

Para te ajudar na busca por uma universidade que aceite o ingresso direto, selecionamos algumas instituições privadas, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Confira:

Veja também: Entenda onde é possível usar a nota do Enem 2020

Agora que você já sabe onde ver as vagas remanescentes do Sisu 2021, conte nos comentários para quais cursos você deseja tentar uma vaga!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.