Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


São Paulo

Vestibulares de São Paulo: Veja quais são e suas características!

10 de outubro de 2018
Cidade de São Paulo em vista aérea, na Avenida Paulista, próximo ao MASP.
Imagem do autor
Escrito porRedação

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Preparamos um guia com os vestibulares mais importantes de São Paulo por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo o estado. Confira!

Universidade de São Paulo (USP)

usp aulas livros

Considerada em vários rankings como a melhor universidade do país, a USP é uma instituição pública federal. O vestibular da USP, conhecido como Fuvest, é também um dos mais concorridos do Brasil.

  • Visão geral do vestibular: O vestibular da USP é composto por duas fases. A primeira fase é realizada em um único dia e consiste em uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha abrangendo diversas disciplinas do ensino médio. Já a segunda fase é composta por dois dias de provas discursivas, focando em conhecimentos específicos das áreas de interesse do candidato.

  • Estrutura da prova: A primeira fase do vestibular da USP abrange conteúdos de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês. As questões são elaboradas para avaliar o raciocínio lógico, interpretação de texto e conhecimentos específicos dessas disciplinas. Já na segunda fase, as provas são divididas em áreas específicas, de acordo com a escolha do curso.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

ufscar SP

A UFSCar é uma universidade pública federal que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critérios para seu processo seletivo.

  • Visão geral do vestibular: O vestibular da UFSCar é dividido em duas fases. A primeira fase é composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha que abrangem diversas áreas do conhecimento.

    A segunda fase é constituída por provas discursivas, específicas para cada curso. Além disso, a UFSCar leva em consideração critérios como redação e habilidades específicas para determinados cursos, como Artes Cênicas e Música.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unicamp Vestibular

A Unicamp é uma universidade pública estadual, com vestibular bastante concorrido. O concurso acontece uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre agosto e setembro e provas normalmente em dezembro e janeiro.

  • Visão geral do vestibular: A UNICAMP adota um processo seletivo diferenciado. A primeira fase é composta por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Já a segunda fase consiste em provas discursivas, específicas para cada área de conhecimento. Além disso, determinados cursos exigem provas de habilidades específicas.

  • Principais cursos oferecidos pela instituição: A UNICAMP oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, abrangendo áreas como Ciências da Computação, Engenharia, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Letras e Linguística, Economia e Psicologia. Esses cursos destacam-se pela qualidade acadêmica e reconhecimento nacional.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Unesp 2023: fique por dentro do vestibular

A Unesp é uma universidade pública estadual, que aplica o vestibular uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre setembro e outubro e provas normalmente em dezembro.

  • Visão geral do vestibular: O vestibular da UNESP é composto por duas fases. A primeira fase é uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha que abrangem diferentes áreas do conhecimento. Na segunda fase, os candidatos realizam provas específicas relacionadas aos cursos escolhidos.

    Os critérios de correção incluem a atribuição de pontos para respostas corretas e a avaliação de habilidades como análise, argumentação e interpretação de texto.



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

PUC SP

A PUC-SP é uma universidade privada, com vestibulares de inverno e verão, que acontecem normalmente em julho e dezembro.

  • Visão geral do vestibular: O vestibular da PUC-SP é composto por uma prova objetiva, abrangendo áreas como Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

    Além disso, há uma prova de redação, que avalia a capacidade de argumentação e escrita do candidato. Os critérios de avaliação incluem a correção objetiva e a análise qualitativa da redação.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

A PUC Campinas, assim como a sede de São Paulo, também é um espaço privado, com vestibulares de inverno e verão, que acontecem normalmente em julho e dezembro.

O vestibular conta com uma prova geral, redação e uma prova específica.

As provas gerais envolvem conteúdos relacionados às seguintes disciplinas do Ensino Médio: Biologia, Química, Matemática e Raciocínio Lógico, Física, História, Geografia, Língua Portuguesa e Redação, Literatura Brasileira e Língua Inglesa.

Cursos como medicina contam com provas específicas focadas em áreas de mais peso, como biologia, por exemplo.

No Manual do Candidato de 2024 da PUC Campinas, essas especificidades podem ser lidas uma a uma.

Outras ótimas faculdades de São Paulo onde você pode entrar sem fazer vestibular

Já pensou em entrar em uma faculdade reconhecida e super bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), sem precisar fazer vestibular? Pois é! O que parecia bom demais para ser verdade é bem possível!

Selecionamos para você algumas faculdades que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, sem precisar fazer nenhuma prova. Nelas todas você ainda vai encontrar o vestibular tradicional e agendado, além de facilidades como o ProUni, FIES, bolsas e descontos variados!

Confira:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.