Quando pensamos em acesso ao ensino superior, rapidamente fazemos uma associação mental com os famosos vestibulares. 

Essa é a referência mais comum sobre como entrar na faculdade. Mas será que existem outras formas de conquistar a sua tão sonhada vaga?

A resposta rápida é que sim, existem outras formas que você pode utilizar para conseguir ingressar no nível superior.

E é justamente sobre essas alternativas que iremos falar logo abaixo. Confira!

Como entrar na faculdade pelo vestibular?

Como dito no início do artigo, realizar um vestibular da instituição desejada é uma das formas mais tradicionais de conquistar uma vaga no ensino superior.

Ele é basicamente composto por provas que visam avaliar os conhecimentos dos candidatos. Dependendo da instituição escolhida, pode haver uma variação no formato da aplicação da prova. Elas podem:

  • Ser dissertativas
  • Ser de múltipla escolha
  • Avaliar habilidades específicas
  • Conter ou não uma redação

Algumas universidades públicas bem famosas, como a USP e a UNICAMP, ainda adotam esse modelo de aplicação de vestibulares.

A boa notícia é que em instituições como a Anhanguera, o aluno consegue realizar provas agendadas, que permitem ao candidato maior flexibilidade.

Como entrar na faculdade com o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova do governo federal aplicada, inicialmente, como objetivo medir o nível do ensino médio brasileiro.

Mas não é à toa que ele é conhecido também como o maior vestibular do país, já que sua nota passou a ser usada como critério de seleção em importantes iniciativas do governo para democratizar o acesso ao ensino superior, além de servir até para substituir o vestibular tradicional!

Atualmente, o exame acontece em dois domingos seguidos e conta com quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

 

Cada uma dessas quatro áreas tem 45 questões, totalizando 180. As questões do Enem são objetivas (testes) com cinco alternativas: A, B, C, D e E.

Como entrar na faculdade com o Sisu?

Depois de receber o resultado do Enem, o estudante pode utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se candidatar a vagas de universidades públicas de todo o país.

Acessando o site oficial do Sisu, o candidato entra com as informações sobre o seu desempenho no Enem e escolhe os cursos e as faculdades em que tem interesse. As principais universidades federais do país participam do Sisu, como UNB, UFRN, IFSP e UFRJ.

Ao final do período de inscrição, o candidato recebe a informação sobre se conseguiu conquistar a vaga desejada ou não.

É importante destacar que o processo acontece em duas edições: uma no início do ano e outra no começo do segundo semestre.

Como entrar na faculdade por meio do ProUni

Com um processo semelhante ao Sisu, o ProUni tem como foco oferecer aos candidatos bolsas de estudos integrais e parciais para as maiores faculdades do país.

Para participar, além de ter feito a prova do Enem mais recente, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): 

  • Ter renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escola particular)
  • Não ter diploma de nível superior

A pontuação mínima para entrar na corrida é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Em qual faculdade estudar?

Agora que você conheceu as melhores formas para entrar na faculdade, precisa escolher a instituição em que planeja se inscrever.

Durante sua pesquisa, o primeiro passo é verificar se a instituição é credenciada e bem avaliada pelo MEC, para que sua experiência de aprendizado seja positiva e que ao final do processo seu diploma seja reconhecido em todo o território nacional.

Além disso, poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou de até 70% de desconto no valor da mensalidade também é um diferencial muito importante na hora de tomar uma decisão acertada.

Pensando nisso, listamos algumas faculdades que, além de populares, contam com uma ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e disponibilizam diversas facilidades financeiras a seus alunos. Confira:

Agora chegou a hora de você dar o próximo passo e iniciar seus estudos em uma faculdade de qualidade! 

Veja também:

Descubra o que acontece se não pagar o FIES

Como fazer transferência de curso

Com qual das maneiras apresentadas você se identificou? Compartilhe conosco nos comentários!