Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do Prouni 2021

21 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Descubra como se inscrever para tentar uma das vagas remanescentes do ProUni 2021!

Você sabia que logo após o encerramento da lista de espera, você ainda pode se inscrever para concorrer por uma das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021? 

A edição 2021/1 do Prouni dispõe de mais de 162 mil bolsas parciais e integrais em universidades privadas de todo o Brasil. E, por mais que pareça impossível, por conta do rígido processo de seleção, muitos alunos desistem do Prouni ou não são aprovados nos critérios exigidos pelo programa, o que gera vagas remanescentes.

Para muitos dos concorrentes que não foram classificados no período regular do Prouni, as vagas remanescentes são o passaporte para o Ensino Superior. Mas você sabe como fazer para concorrer a uma dessas vagas? O Mundo Vestibular preparou um guia para te ajudar nesta jornada. Continue lendo para saber mais!

Afinal, o que são vagas remanescentes do Prouni 2021?

Um dos maiores processos seletivos do Brasil, o Prouni, oferece isenção de impostos às universidades que disponibilizam bolsas parciais ou integrais a jovens com baixo poder aquisitivo. Como as bolsas são uma forma de pagamento, é do interesse do programa que todas as vagas sejam ocupadas.

Por isso, após as etapas regulares (1ª e 2ª chamada e lista de espera), o Prouni oferece uma última chance para que todas as vagas sejam preenchidas: as bolsas remanescentes.

As vagas remanescentes são aquelas rejeitadas pelos alunos selecionados no período de inscrição do Prouni. Pode parecer que não, mas muitos concorrentes não passam no crivo socioeconômico ou não conseguem reunir a documentação necessária no curto espaço de tempo exigido pelo processo, e acabam perdendo a vez.

Sendo assim, o Prouni abre um novo período de inscrição, e você que ainda não foi selecionado, pode se inscrever e finalmente ingressar no Ensino Superior.

Como se inscrever para as vagas remanescentes do Prouni 2021?

O Ministério da Educação (MEC) ainda não emitiu nenhum comunicado quanto a data de início das inscrições para as vagas remanescentes do Prouni 2021. No entanto, o processo deve iniciar assim que o período de comprovação das informações da lista de espera terminar. Confira o calendário:

  • Inscrições: 12 a 15 de janeiro
  • Resultado: 19 de janeiro
  • Comprovação das informações: 19 a 27 de janeiro
  • Segunda chamada: 1º de fevereiro
  • Comprovação das informações: 1 a 9 de fevereiro
  •  Inscrições lista de espera: 18 e 19 de fevereiro
  • Convocações da lista de espera: 22 de fevereiro
  • Comprovação das informações: 22 a 25 de fevereiro

Por não ser um período amplamente divulgado, é extrema importância ficar de olho no site do Prouni (http://portal.mec.gov.br/). Assim que o período for iniciado, será preciso se inscrever como na seleção regular e torcer bastante para ser finalmente aprovado.

Como concorrer às bolsas do ProUni?

O Prouni já disponibilizou bolsas de estudos em universidades privadas para cerca de 600 mil estudantes desde sua criação. O programa geralmente oferece duas seleções por ano, mas, em decorrência do atraso no calendário do Enem, o Ministério da Educação anunciou três seleções, sendo a segunda ainda no primeiro semestre, logo após a divulgação do resultado do Enem 2020.

No período atual, cerca de 76.855 mil bolsas integrais e 85.167 mil bolsas parciais foram disponibilizadas no Prouni. Para concorrer a uma dessas bolsas, no entanto, os candidatos precisam se enquadrar em alguns critérios socioeconômicos:

  • Para bolsas de 100%: a renda mensal do grupo familiar do candidato precisa ser inferior a um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Para bolsas de 50%: a renda mensal do grupo familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além de renda, o Prouni possui as seguintes exigências:

  • Não pode ter diploma anterior no Ensino Superior;
  • Precisa ter nota superior a zero na redação do Enem;
  • Deve ter atingido média geral superior a 450 pontos nas provas objetivas.

Professores da rede pública também podem tentar uma bolsa através do Prouni, desde que desejem cursar uma licenciatura para incrementar o currículo. Pessoas com deficiência também podem tentar o Prouni. Ambos os casos estão dispensados de atender aos critérios de renda.

O que fazer caso não passe para as vagas remanescentes do Prouni 2021?

Se mesmo após se inscrever para as vagas remanescentes do Prouni 2021 seu nome não tiver sido selecionado, existe ainda uma opção para entrar no Ensino Superior: o ingresso direto.

O ingresso direto é uma forma de começar a estudar sem o intermédio dos programas do governo, como o Sisu, o Fies e o Prouni. Por isso, sua forma de classificação pode variar um pouco de uma universidade para outra.

Em resumo, nesta modalidade o candidato apresenta o resultado do Enem à instituição na qual deseja estudar, e, dependendo dos critérios da universidade, pode utilizar o resultado para complementar a nota do vestibular interno ou, até mesmo, para ser isento de uma nova prova e começar a estudar sem demora.

Como dito anteriormente, cada universidade tem critérios próprios, mas geralmente as instituições reconhecidas pelo MEC oferecem bolsas de até 100% nesta modalidade. O desconto na bolsa, no entanto, irá depender da nota do aluno, mas não se preocupe, a nota de corte tende a ser bem mais baixa que a do Prouni.

Faculdades que aceitam ingresso direto

Se conquistar um diploma do Ensino Superior realmente é o seu sonho, vale a pena não desistir, procurar boas instituições que aceitem o ingresso direto e avaliar qual delas oferece as melhores condições para você.

Se você não conhece nenhuma universidade de confiança e nem sabe por onde começar a procurar, o Mundo Vestibular preparou uma breve lista de instituições certificação do MEC e que aceitam o ingresso direto aí perto de você:

Veja também: Descubra como funciona a lista de espera do Prouni

E então, preparado para conquistar uma das vagas remanescentes do Prouni 2021? Conte aqui nos comentários! 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.